segunda-feira, 30 de maio de 2022

PERNAMBUCO - DESABRIGADOS SÃO 5000, MORTOS 91, DESAPARECIDOS 26

 Número de desabrigados sobe para cinco mil em Pernambuco
Cerca de cinco mil pessoas estão desabrigadas por conta das chuvas que têm atingido o estado desde a sexta-feira (28), segundo balanço divulgado pela Central de Operações da Codecipe na manhã desta segunda-feira (30). 

De acordo com informações da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), apesar da redução no volume, as chuvas devem continuar, com intensidade moderada, até a próxima sexta-feira (03), na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata.

A Defesa Civil reforçou, esta manhã, o alerta sobre o alto risco de deslizamentos, uma vez que o solo está bastante encharcado. Os maiores acumulados nas últimas 24 horas foram registrados nos municípios de Olinda (60 mm), Paulista (57 mm), Itapissuma (53 mm) e Recife (52 mm). 

A situação dos rios, porém, permanece estável. O nível de acúmulo nos pontos monitorados, sobre os quais foram emitidos avisos de alerta ou inundação já desceram ou estabilizaram, não havendo mais necessidade de aviso hidrológico.

A Apac informou ainda que o Sistema de Contenção de Cheias do rio Capibaribe – composto pelas barragens de Jucazinho (Surubim), Carpina (Lagoa do Carro), Tapacurá (São Lourenço da Mata) e Goitá (Paudalho) – continua sendo monitorado pelas equipes técnicas. A situação dos reservatórios, pela manhã, era a seguinte: Carpina (16,50 %); Goitá (70,90 %); Jucazinho (15,33 %) e Tapacurá (69,20 %). 

Até o momento, segundo o governo, não há risco que motive a abertura de comportas nessas barragens, e caso haja necessidade, a Defesa Civil avisará a população com antecedência.

Sobe para 91 o número de mortos em Pernambuco após temporais; desaparecidos são 26
O número de mortos pelas chuvas chegou a 91, de acordo com balanço divulgado na manhã desta segunda-feira (30) pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. Ao todo, são 26 desaparecidos.

Nesta segunda-feira (30), Defesa Civil, Exército e órgãos municipais atuam em 7 pontos de deslizamento da Região Metropolitana do Recife. São eles: Zumbi do Pacheco e Curado IV (Jaboatão dos Guararapes); Areeiro (Camaragibe); Monte Verde/Ibura, Barro e Guabiraba (Recife) e Paratibe (Paulista).

As buscas por desaparecidos após as fortes chuvas que atingem a região metropolitana do Recife desde a semana passada foram reiniciadas nesta segunda-feira (30), data em que a prefeitura da capital anunciou o cancelamento das festividades juninas devido à tragédia.

198 bombeiros militares de Pernambuco, 11 bombeiros da Paraíba, 7 de Minas Gerais, 8 do Rio Grande do Norte, 8 policiais militares, 100 guardas municipais e 25 funcionários da Prefeitura do Recife, 60 militares do Exército, 22 profissionais da Marinha e 4 policiais civis participam das procuras. 

Ao todo, participam seis aeronaves, sendo três do Grupamento Tático Aéreo da SDS e três da Polícia Rodoviária Federal.

Nenhum comentário: