Na noite de segunda, foi dado o início do 11º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras da Familiares de Pernambuco (CETTR-PE), no Centro de Formação Luiz Inácio Lula da Silva, em Garanhuns, no Agreste Pernambucano. A abertura foi marcada por uma mística que celebrou os 60 anos de história da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape). Em seguida, houve a apresentação do povo indígena Ualê Fulniô da cidade Águas Belas. Também houve a apresentação do Grupo Negras Ubuntu da Comunidade Quilombola do Sítio Estivas, de Garanhuns.
O evento teve como anfitriã a presidente da Fetape, Cícera Nunes, e foi prestigiado por mais de 500 pessoas, entre delegados/as dos 175 sindicatos de todas as regiões de Pernambuco, contando com a presença do deputado estadual Doriel Barros (PT), do deputado federal Carlos Veras (PT); secretários de governo; do pré-candidato ao governo pela Frente Popular de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB); da pré-candidata a senadora Teresa Leitão; do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, do presidente da Contag, Aristides Santos, vereadores e vereadoras, do coordenador do MST, Jaime Amorim, o presidente da Fetaepe, Gilvan Antunes, e demais representantes de organizações e movimentos sociais.
Com entusiasmo, a presidente da Fetape descreveu que o momento era de emoção pelo momento que o País passa com quase 700 mil pessoas vitimadas pela Covid-19, destacando o papel dos sindicatos rurais que contribuíram com a segurança alimentar da população brasileira na pandemia. "Agradeço imensamente a todos os sindicatos que naquele momento crítico da pandemia fecharam porque, se não tivesse acontecido isso, muitos de nós não estaríamos aqui. Obrigada porque nós salvamos muitas vidas no campo e na cidade e cobramos comida no prato e vacina no braço. O momento agora é de desafio. Temos que vencer a extrema direita que está se instalando no nosso Brasil e precisamos eleger Lula e toda a bancada que está com ele", afirmou Cícera Nunes.
A noite terminou com uma homenagem a todos os ex-presidentes nesses 60 anos de trajetória, sendo entregue uma placa aos familiares presentes como uma forma de homenagear essas pessoas que construíram a luta. No final, foi celebrada uma festa com bolo de aniversário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário