quinta-feira, 30 de junho de 2022

Na Lupa 🔍 Quinta 30/06/22, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY


NA LUPA 🔎


Por Edney Souto



OS PLANOS DE SAÚDE FAZEM LOBBY NO CONGRESSO NACIONAL E A POPULAÇÃO SOFRE POR FALTA DE TRANSPARÊNCIA


Os planos de saúde no Brasil estão um verdadeiro absurdo para o cidadão comum. Dificilmente alguém que recebe entre um e dois salários mínimos podem pagar um plano de saúde sem que isso afete de verdade o orçamento doméstico. Nunca narrando Brasil se viu tamanha situação em que os planos faturam fábulas e se negam a toda hora a atender usuários que estão há anos pagando suas mensalidades sem sequer usar para uma simples consulta básicas. Tentaram abrir uma CPI na Câmara Federal mas logo foi sepultada pois não se conseguiu as assinaturas necessárias para tal façanha. Ontem se soube que alguns integrantes da família Koren de Lima, donos da operadora de saúde Hapvida, doaram R$ 750 mil ao PT em 2022. De acordo com informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o grupo é um dos maiores doadores do partido registrados na Justiça Eleitoral neste ano. As informações são do Poder360.
 

OS LOBISTAS
- A história diz que a expressão “lobista” foi criada pelo presidente norte-americano Ulysses S. Grant durante o seu mandato entre os anos de 1869 e 1877. Nesta época, ele costumava fumar charutos no lobby do Willard Hotel, em Washington. Com o tempo, grupos de interesses diversos começaram a frequentar o local para assediar Grant e convencê-lo a aprovar leis que os favorecessem. Décadas depois, o lobby passou a ser uma atividade legítima e regulamentada em diversos países. Contudo, no Brasil a imagem do lobista é muitas vezes ligada à corrupção e ao tráfego de influência.


A PAUTA DOS GRANDES - Em Brasília, costuma-se dizer que todos os grupos influentes são donos de um pedacinho do Congresso Nacional.
Hoje, indústria, construtoras, planos de saúde, agronegócio e funcionalismo público estão entre os grupos que mais exercem influência nas decisões tomadas na capital federal. Isso porque esses setores conseguem se organizar de tal maneira – o chamado lobby – que participam ativamente do processo legislativo e, por consequência, da elaboração de políticas públicas que vão afetar todo o país.


IMPORTANTE- A Revista Oeste nos conta também que um projeto em tramitação no Congresso regulamenta a profissão de lobista no Brasil e está pronto para ser votado no plenário da Câmara. A proposta é do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) e está tramitando desde 2007, no entanto, não existe previsão para ser votado. O texto prevê que qualquer pessoa, física ou jurídica, pública ou privada, poderá exercer a atividade de agente de relações institucionais e governamentais – o lobista. Para atuar junto ao Legislativo e ao Executivo federais, os profissionais terão que pedir um cadastro, que garantirá o direito de apresentar aos tomadores de decisão sugestões de emendas e substitutivo. Ou seja caro leitor querem oficializar a ação dos que representam os grande grupos a exemplo dos planos de saúde junto aos deputados e senadores. Funcionará assim, o que hoje é feito “por debaixo dos panos” será feito aberto e sem criminalizar ninguém. Uma coisa a coluna NA LUPA concorda, dará mais transparência a atuação dos lobistas no Congresso Nacional. Oferecer vantagens em troca de votos favoráveis, por outro lado, ultrapassa a linha da legalidade. Pagar viagens, presentes ou dinheiro são formas criminosas de comprar o apoio de agentes políticos.

PASSANDO A LUPA 🔎


DE AVIÃO- Garanhuns voltará ainda este mês a ter voo de Recife pra a cidade. A operação será feita pela Azul, e as passagens diretas com origem do Recife já estão liberadas. Já estão à venda. O início dos voos estava programado para 20 de julho, porém ao longo do dia de ontem soubemos da antecipação para o dia 17, devido a demanda do Festival de Inverno. As conexões serão realizadas com aviões Cessna Grand Caravan, o mesmo tipo de aeronave realiza, desde 2020, a ligação entre o Recife e as cidades de Caruaru e Serra Talhada, com capacidade para nove passageiros.
“O início dos voos comerciais vai reforçar a economia e o turismo em Garanhuns e cidades vizinhas, além de gerar mais emprego e renda para a população”, afirmou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Ponto para o prefeito Sivaldo Albino(PSB) e para o deputado federal Felipe Carreiras(PSB)


INDECISOS - Uma coisa bastante importante foi observada por esse colunista nas últimas pesquisas de diversos institutos registradas no TSE. O número de indecisos faltando pouco mais de três meses para as eleições deste ano. De acordo com a média das últimas pesquisas divulgadas nós teríamos apenas algo em torno de 15% a no máximo pela margem de erro 18% de indecisos na hora do voto para governador em Pernambuco. A questão é que trata-se de um percentual muito baixo uma vez que os verdadeiros holofotes da campanha nem começaram (Guia eleitoral devorado e televisão e a campanha oficial nas redes sociais). Se de fato os números estiverem corretos, há pouca margem de manobra dentro da “caixa” é só se crescerá se um postulante tirar votos de outro postulante. “É uma coisa meio coisada”, só saberemos lá na frente.
 

FORÇANDO - A assessoria de comunicação de Danilo Cabral continua forçando na busca de holofotes com matérias sem pé em cabeça enviadas a redação de blogs, jornais e informativos. Recentemente foi a chegada de Adriana Paes(PSB) de Glória do Goitá ao palanque de Danilo Cabral(PSB). A manchete saiu logo assim: Prefeito de André de Paula declara apoio a Danilo Cabral. Ora, caro leitor Adriana sempre foi PSB, a vida toda. Ela é irmã do ex-deputado federal Djalma Paes(PSB). Ela votava em André de Paula pra deputado federal, por distribuição antiga do próprio PSB. Não existe fato novo nesse caso. É a máxima: “não basta ser, tem que parecer”.
 

PP COM DANILO- Só um tsunami (Um tsunâmi ou maremoto (do latim: mare, mar + motus, movimento) é uma série de ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água, como um oceano ou um grande lago) fará Eduardo da Fonte deixar a Frente Popular de Pernambuco. Uma fonte de dentro do Palácio do Campo das Princesas carimbou ao Blog que Eduardo da Fonte fechou o acordo com os socialistas e teriam selado o apoio a Danilo Cabral, fumado o cachimbo da paz e até com um pedido formal de desculpas do deputado federal Milton Coelho(PSB) que desferiu destemperos verbais na direção do líder estadual do Progressistas. Deste modo ficaria mantida a aliança que se arrasta há 16 anos desde quando Eduardo da Fonte apostou pela primeira vez na eleição, naquela época, incerta de Eduardo Campos ao Governo de Pernambuco.
 

PP COM DANILO 2- É importante que você caro leitor entenda que “política é matemática” e desta maneira os cálculos e equações usadas pra medir o alcance de uma migração para o palanque de Marília Arraes seriam altos demais para o conjunto de forças que compõe o múltiplo PP, onde a exemplo do PT, possui tendências a direita e à esquerda que atuam na sigla. Há até uma frente bolsonarista dentro do Progressistas e outra alinhada com Lula que é liderada pelo próprio Eduardo da Fonte. Na matemática ficaria complicado a questão de Claudiano Filho, Henrique Filho e Clovis Paiva, além de outros, que possuem alta afinidade com a Frente Popular de Pernambuco.
 

COM DANILO 3- É verdade também que o PP nunca teve o reconhecimento que merecia pelo seu peso e lealdade à frente liderada pelo PSB. Os espaços dos progressistas nunca foram equivalentes ao seu peso eleitoral. A liberação de obras e ações também nunca atingiram o patamar da reciprocidade e do alinhamento automático que sempre possuíram. Segundo a mesma voz que cantou aqui no blog, “O PSB ficou literalmente de joelhos para Eduardo da Fonte e o seu partido”, colocou. Deste modo informal ainda que o governo garantiu resolver tudo referente a repasse de obras e ações para as bases até o dia 2/7 bem como ofereceu outras garantias a nível partidário. A ofensiva teria dado certo e agora só falta o anúncio oficial de Eduardo da Fonte e do seu PP a Danilo Cabral e a Frente Popular de Pernambuco, de onde até agora, nunca saiu. É isso aí.
 

LUZIA DA SAÚDE- A vereadora Luzia da Saúde(PTB) quer Aumentar o horário de atendimento dos Médicos nas Unidade de Saúde da Família do Viana & Moura; Cohab 3; Manoel Chéu e dos distritos de São Pedro, Iratama e Miracica. Essa foi a solicitação apresentada por Luzia da Saúde (PTB), na Câmara de Vereadores Garanhuns, passará por uma análise da Secretaria Municipal de Saúde. A população espera ansiosamente que o prefeito Sivaldo Albino de o seu aval para essa mudança que vai beneficiar muitas pessoas nas comunidades citadas aqui. Luzia da Saúde possuo experiência e conhece o meio e as necessidades e sempre luta para garantir mais atendimentos de saúde as pessoas.

FALA LUZIA DA SAÚDE:
“Nossa sugestão é que os atendimentos aconteçam até às 22h. Queremos amenizar o sofrimento dos usuários da saúde no Município, que muitas vezes não tem como se deslocar de seu Bairro ou do Distrito para um Hospital. Outro ponto importante é que, com essa ação, o fluxo de pessoas procurando uma emergência de Hospital seria reduzida”, observou Luzia da Saúde.


NOVAS PESQUISAS- Pesquisas estão em campo e duas foram registadas para novos números da disputa pelo governo do estado. A última entregue ontem pelo jornalista Cláudio Humberto, nome conceituado do jornalismo, trouxe os seguintes números: Pesquisa 29/07 - Instituto Potencial Pesquisa: Marília Arraes 25,5%, Anderson Ferreira 13,1%, Raquel Lyra 11,9%, Danilo Cabral 8,6% e Miguel coelho 8,6 os dois últimos empatados. A novidade aí foi a chegada de Anderson Ferreira(PL) do partido de Jair Messias Bolsonaro como segundo colocado. Vamos ver nessas outras que estão em campo se vão confirmar essa tendência da Potencial. Em tempo, serão do IPESPE, de Antonio Lavareda e o outro será do instituto OPUS consultoria e pesquisas. Haja emoção !


DANILO- O deputado federal e pré-candidato ao governo do estado, Danilo Cabral, criticou a venda da Eletrobras, por parte do Governo Bolsonaro, em visita ao município de Jatobá, às margens do São Francisco. Iniciativa que é apoiada por grupos políticos em Pernambuco que são ou já foram ligados ao presidente. “Tem gente querendo vender o Rio São Francisco, a caixa d’água do Nordeste”, cravou Danilo.
O parlamentar argumentou que a venda da Eletrobras vai acarretar no aumento da conta de energia. “A gente não aguenta mais aumento de gás, aumento de combustível. Tudo isso fruto da condução irresponsável desse presidente da República. Precisamos dar um basta nessa situação”, afirmou Danilo.

PRÉ CONVENÇÃO- PRTB realizará nesta quinta-feira, dia 30 de junho, uma pré-convenção do partido para lançar sua chapa majoritária completa para a disputa ao Governo de Pernambuco. A sigla vai confirmar os nomes de Esteves Jacinto para concorrer ao Palácio do Campo das Princesas, e do médico Sílvio Eraldo, como vice, além de Viviane Trindade para concorrer ao Senado.
Durante o ato também serão apresentados os nomes que vão disputar a Câmara Federal pelo partido, como os influences Charlles, Tiringa e Manetikin.

ALVARO PORTO - O deputado estadual Álvaro Porto (PSDB) questiona o fato de o Governo de Pernambuco não ter cumprido a Lei Complementar 194/2022, que limita a 17% ou 18% a cobrança do ICMS em combustíveis. Sancionada no dia 23 deste mês, a lei vem sendo desrespeitada e contestada no Supremo Tribunal Federal pelo Executivo pernambucano, que quer continuar a cobrar os 29% de ICMS. A postura do Executivo estadual, segundo avalia Porto, traz prejuízos aos pernambucanos. “O governador Paulo Câmara segue prejudicando a população ao não colocar em prática a redução do ICMS da gasolina, conforme determina a Lei Federal. Outros estados já anunciaram a redução. Por qual motivo Pernambuco não faz o mesmo?”, indaga.
A Lei 194/2022 já foi acatada pelos governos de Goiás e São Paulo, decisão que proporcionou redução de preços e alívio no bolso do contribuinte. “O Governo de Pernambuco precisa explicar porque, além de não respeitar a lei, continua brigando para manter o ICMS em 29%, penalizando ainda mais a população”
PEDRO FALCÃO - Lança hoje sua candidatura no Grande Recife, ao lado do Federal Renildo Calheiros, em ritmo de forró com o "arraiá do professor".
Evento acontece no Catamaran Tours (Cais Santa Rita, s/n - São José, Recife), a partir das 17:30
Na pauta uma conversa sobre o seu projeto para a educação e Pernambuco e ainda forró pé de serra autêntico ainda no ritmo do São João.




FRASE DO DIA - “Não tenho como adivinhar se um sócio é traficante ou estuprador. Não sou Deus, não tenho onisciência” (Silas Malafaia, pastor da Assembleia de Deus, explicando a sociedade que teve com um “golpista”. Conselheiro íntimo do presidente Jair Bolsonaro, o líder evangélico chegou a ter uma empresa com Francis da Silva, que promovia o “aluguel” de criptomoedas e é investigado pela Polícia Federal por crime contra o sistema financeiro. O “Sheik”, como Francis é conhecido, causou prejuízo de mais de R$ 1 milhão a Sasha Meneghel)

Nenhum comentário: