sábado, 4 de junho de 2022

Na Lupa 🔍 Sabado, 04/06/22, Blog do Edney




BLOG DO EDNEY

Na LUPA
🔎


JOÃO PAULO QUER RECUPERAR SUA HISTÓRIA NO PT

Trazemos a história do ex-prefeito do Recife por dois mandatos, que também foi deputado federal e atualmente vai disputar a reeleição de deputado estadual e que estava filiado ao PC do B, mas num movimento certíssimo indo ao reencontro de sua base tradicional, retorna ao PT e deve se consagrar como campeão de votos da legenda para a Assembleia Legislativa de Pernambuco. Vamos lá:

João Paulo Lima e Silva nasceu em Olinda em 31 de outubro de 1952, atual deputado estadual recém-filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Sempre foi do PT, mas estava no PC do B.


CUT - Foi o primeiro presidente da CUT Pernambuco em 1988, e também vereador do Recife no mesmo ano. Eleito três vezes deputado estadual por Pernambuco em 1990, 1994 e 1998. No ano de 2000 foi eleito o primeiro prefeito do Recife pelo Partido dos Trabalhadores (PT), sendo reeleito em 2004. Foi deputado federal de 2010 a 2015. Disputou a vaga de senador nas eleições de 2014, mas não saiu vitorioso. Em julho de 2015, assumiu a superintendência da Sudene. Em 2016, concorreu como candidato à Prefeitura do Recife, classificando-se ao segundo turno com 23,76% dos votos e perdendo para Geraldo Júlio, que teve 40% dos votos.
Foi eleito deputado estadual nas eleições de 2018, com 29.442 votos. Já em 2020, candidatou-se à Prefeitura de Olinda pela coligação Olinda das Pessoas (PCdoB, PT, PSB, MDB, PP e PV), tendo como principal oponente o candidato à reeleição Professor Lupércio. João Paulo, porém, não conseguiu ser eleito, contando com apenas 23,32% dos votos.


HISTÓRIA- João Paulo Lima e Silva, nascido no dia 31 de outubro de 1952, em Olinda, Pernambuco, foi o primeiro prefeito operário e também o primeiro a ser reeleito na história do Recife. De família humilde, é filho do cobrador de ônibus Manoel Messias de Lima e Silva e da dona de casa Maria de Lourdes Lima e Silva, já falecidos. É casado com Luzia Jeanne, com quem tem três filhos (João Paulo Filho, Élder e Pedro) e três netos (Ana, Júlio, Louis e Hugo). Com formação superior no curso de Economia (Faculdade de Boa Viagem - FBV), é também técnico em Edificações e Mecânica (Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães – Etepam).


POLITICANDO- Em 1978, João Paulo, operário metalúrgico, foi incentivado por Paulo Freire a intensificar os seus estudos nos campos político e social e, por meio de uma bolsa concedida pelo Centro de Estudos da América Latina, participou de cursos de capacitação em política sindical na França, Itália, Espanha e em Portugal. Na volta ao Brasil, João Paulo se engajou no movimento sindical, na época em grande efervescência política com as manifestações do ABC paulista. E ainda militou na clandestinidade no Partido Comunista Revolucionário (PCR).


NA POLÍTICA- Em 1979, João Paulo ajudou a criar o Partido dos Trabalhadores no Estado. Enfrentou sua primeira disputa eleitoral em 1986, como candidato a deputado estadual. Mesmo obtendo 10 mil votos, não conseguiu se eleger porque o PT não atingiu o quórum suficiente. Em 1988, foi eleito o primeiro vereador do PT no Recife, com 2.723 votos. Dois anos depois, ele conquistou o mandato de deputado estadual, com 11 mil votos. Em 1992, disputou sua primeira eleição para o Executivo, candidatando-se a prefeito de Jaboatão dos Guararapes. Ficou na terceira colocação, mas foi a sua participação naquele pleito que levou a eleição para o segundo turno.
Em 1994, ele saiu das urnas como o deputado estadual mais votado da História de Pernambuco, com 48.892 votos. Em 1996, foi candidato a prefeito do Recife, ficando em terceiro lugar na disputa com 105.160 votos. Dois anos depois, disputou uma nova vaga no Legislativo estadual, sendo, novamente, o candidato mais votado de Pernambuco, ultrapassando os 50 mil votos. Na Assembleia Legislativa de Pernambuco, teve destacada atuação como deputado e presidente da Comissão de Defesa da Cidadania.


PREFEITO DO RECIFE - Nas eleições municipais de 2000, João Paulo foi o candidato da Frente de Esquerda do Recife, tendo como seu vice, o médico Luciano Siqueira (PCdoB). Numa disputa muito acirrada, João Paulo foi eleito no segundo turno, tornando-se o primeiro prefeito operário da história do Recife, com 382.988 votos. Em 2004, candidatou-se novamente e venceu no primeiro turno, com 56,11% dos votos válidos, sendo vitorioso em todas as zonas eleitorais da cidade. Foi primeira reeleição de um prefeito no Recife.
Na disputa de 2008, João Paulo fez o seu sucessor na Prefeitura do Recife, João da Costa, eleito em primeiro turno, com 51% dos votos válidos. Com isso, quebrou mais um tabu de prefeito não eleger o seu sucessor na capital. Também foi o único prefeito do Brasil em fim de mandato a conseguir fazer o seu sucessor naquele ano.


SAIU DO PT- Em 2018, João Paulo anunciou sua saída do PT e ingressou no PC do B, partido com o qual sempre teve boa relação, tendo tido como vice durante os anos de 2001 e 2008 o comunista Luciano Siqueira.
No mesmo ano, João Paulo disputou pelo PC do B uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco, sendo eleito com 29.442 votos.


ELEIÇÕES 2020- Em 2020, João Paulo se candidatou para as eleições de sua terra natal, Olinda. Acabou perdendo no primeiro turno contra o Prefeito Lupércio Carlos do Nascimento (Solidariedade), que foi reeleito com 63,62% dos votos




REPERCUTIU MOVIMENTO DE PETISTAS COM MARÍLIA


COM MARILIA – Lideranças petistas lançaram, ontem, o manifesto "oPTei Marília" e abriram uma dissidência pública em apoio à pré-candidata ao Governo de Pernambuco pelo Solidariedade, Marília Arraes. “Nós queremos ter o direito de sonhar com um presente e um futuro melhores! Aqui em Pernambuco, isso não é possível ao lado da candidatura do PSB. Portanto, não há outra alternativa para a militância aguerrida petista: temos de caminhar ao lado de quem sempre esteve com a gente e que representa a renovação e a esperança num governo popular”, diz um trecho do documento


FILHA DE PEDRO CORRÊA, ALINE DISPUTA ELEIÇÃO PARA FEDERAL


FEDERAL – A ex-deputada federal Aline Corrêa, que teve dois mandatos na Câmara dos Deputados por São Paulo, decidiu ser candidata novamente ao cargo em 2022. Ela disputará cadeira pelo União Brasil, onde está engajada no projeto de Miguel Coelho que disputará o Palácio do Campo das Princesas pelo seu partido.


RAQUEL, ARMANDO E PRISCILA DEVE SER A CHAPA


CHAPA – Nas hostes tucanas não há mais nenhuma dúvida de que a chapa encabeçada por Raquel Lyra terá Priscila Krause (Cidadania) como vice-governadora e Armando Monteiro (PSDB) como senador. É a quarta chapa que define pelo menos dois nomes para a composição, mas os próprios aliados de Raquel preferem deixar para os últimos dias o anúncio oficial.


NOVOS DESLIZAMENTOS FORAM REGISTRADOS NO RECIFE

Dois novos deslizamentos de terra ocorreram nesta sexta-feira (3), no Recife, após as chuvas registradas no início da manhã. Os locais afetados foram Corrégo da Areia, na Zona Norte, e Jardim São Paulo, na Zona Oeste da cidade. Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), ninguém ficou ferido.
O painel de monitotamento de chuvas em tempo real da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) aponta que, no Recife, o bairro que mais choveu nesta sexta foi Santo Amaro, localizado na área central da cidade, acumulando 74,23 mm até o momento.
Já a cidade do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, concentrou o maior volume de chuvas desta sexta (3), com 99,58 mm até às 13h50. As precipitações de intensidade moderada ocorreram durante a madrugada e primeiras horas da manhã.
Ao longo do dia, a previsão é de chuvas de fraca a moderada no Recife, Região Metropolitana e Zonas da Mata Norte e Sul de Pernambuco. De acordo com a Apac, a previsão segue a mesma também para este fim de semana
Nos últimos dias, 128 pessoas morreram vítimas das fortes chuvas que afetaram 57 municípios do Estado. Outras 9.609 pessoas estão desabrigadas e 34 cidades decretaram situação de emegência

Nenhum comentário: