terça-feira, 28 de junho de 2022

Na Lupa 🔍 Terça 28/06/22, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY


NA LUPA 🔎


Por Edney Souto.


ZAQUEU E O IMPORTANTE APOIO A IZAÍAS RÉGIS TRARÁ ALTOS RESULTADOS


FORTE- o ex-vereador por cinco mandatos e que disputou a prefeitura de Garanhuns em faixa própria e com uma modesta campanha, teve uma votação extremamente alta e importante diante dos desafios que enfrentou com pouquíssimos recursos. Zaqueu é uma referência em nossa cidade e possui eleitorado cativo e fiel que sempre o acompanha por todos os caminhos que percorre na política. O nome disso é credibilidade. É com este perfil que Zaqueu se retirou da disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco e passou a apoiar o ex-prefeito e ex-deputado Izaías Régis que agora disputa o seu quarto mandato para retornar a ALEPE.

SOMANDO- Com a alta capacidade de olhar agora o amanhã, o ex-prefeito de Garanhuns Izaías Régis trabalha dia e noite no caminho para ser o deputado estadual majoritário em nossa cidade. Experiência, garra e determinação nunca faltaram a Izaías em todas as campanhas que participou até hoje. Ele é aguerrido e entra de corpo e alma no jogo, jogando como um verdadeiro artilheiro em busca do gol. Sua mira é de alta precisão e a força da sua campanha ele encontra no dia a dia ao lado da população para quem tanto trabalhou nas últimas décadas. Reconhecido por todos nas ruas onde tem interagido Izaías Régis constrói e pavimenta vários caminhos e ao lado de Zaqueu, reforço extraordinário no seu projeto, constroem duas pontes ao mesmo tempo uma para 2022 e outra para 2024. Juntos Zaqueu e Izaías Régis plantam sementes de esperança e de novos tempos.
 

IMPORTANTE APOIO- ao receber o apoio de Zaqueu Naum Lins o ex-deputado deu um contra ataque nos governistas municipais que haviam recebido o apoio do ex-prefeito Dr. Silvino. O jogo jogado equilibrou o cenário de forma inesperada e contundente. Autêntico, direto e sem arrodeios Izaías Régis ao lado de Zaqueu estão se expandindo no eleitorado local nessa importante junção que trará muitos resultados positivos na já sacramentada via que levará Izaías ao seu quarto mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Eles estão juntos nas ruas, caminhando e ouvindo o povo e observando os problemas locais de forma direta olho no olho do eleitor, como sempre fizeram. Essa importante união vem a se somar a todos os esforços feitos no caminho de uma eleição consagradora pra Garanhuns. É isso aí.




PASSANDO A LUPA 🔎


CONTA DE PREFEITO- Chamou atenção no Blog Ponto de Vista uma relação de prefeitos noticiado na coluna Radar Político que traz os seguintes números de uma contagem: Neste levantamento o pré-candidato a governador Danilo Cabral (PSB) tem levado larga vantagem em relação aos seus concorrentes, contabilizando o apoio de 120 prefeitos(as) no total. Ele é seguido por Miguel Coelho (União Brasil) que conta com 32 na sua base. Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (SD) registram cada uma 8. Por fim Anderson Ferreira (PL) tem 3. Ao menos 13 prefeitos(as) ainda estariam em situação indefinida por questões políticas locais ou ainda não emitiram nenhuma manifestação sobre qual caminho irá seguir. Agora conosco: “Nos dados dos 120 prefeitos de Danilo Cabral há uma penca de prefeitos ligados a André de Paula e Sebastião Oliveira, o que significa que pode haver detecções que levarão Danilo para muito abaixo de cem gestores e se o PP de Eduardo da Fonte ficar com Marília (a tendência hoje é que permaneça na Frente Popular) aí é que haverá defeções nessa listagem, mas no momento é essa leitura, pelo menos oficial, embora ninguém sabe o que se passa na cabeça de cada gestor em Pernambuco.

DÉBORA ALMEIDA- Com uma presença mais constante em Caruaru da ex-prefeita de São Bento do Una que também tem usado o rádio com força na sua pré campanha já se dar como certo o apoio e o reconhecimento público de sua amiga pessoal que podem render apoios e votos na cidade de Caruaru, terra de Raquel Lyra, o que alargará sem dúvida ainda mais a sua expectativa eleitoral. Desde quando traçou uma campanha muito bem elaborado e cujo planejamento se deu levando a postulante à uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a crescer, ponto a ponto na sua pré-candidatura à deputada estadual, a procuradora federal e ex-prefeita Débora Almeida (PSDB) vem numa grande interação com todas as regiões de Pernambuco, do Sertão ao Cais e no meio político se espera uma votação final altamente consagradora.
 

DANNILO GODOY- Não se iludam com o breve sumiço na mídia escrita do pré candidato a deputado estadual Dannilo Godoy de Bom Conselho. O ex-prefeito é um craque, pois quebrou o tabu histórico ao se reeleger na sua cidade. Até então ninguém havia sido reeleito na cidade. Fez uma campanha extraordinária e ainda elegeu o seu sucessor João Lucas e agora está praticamente assegurado na formação das 49 vagas da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Montou bases consistentes e literalmente fez o “dever de casa”. Jeitoso é bastante carismático sabe lhe dar com a comunidade de forma leve e leva seu sorriso estampado na face aos mais variados municípios que estão inseridos em sua base. É um nome certo na futura composição da ALEPE.


ANTIGO FÓRUM - O Vereador Gersinho Filho(UB) que também é pré-candidato a deputado federal pelo União Brasil, quer que o prédio do antigo Fórum, localizado na Avenida Dantas Barreto, no Centro de Garanhuns, venha a ser utilizado como Abrigo para os Cidadãos que vivem em situação de Rua na Cidade. Segundo o parlamentar Gersinho Filho, seria uma ação emergencial, até que o Município providencie um local apropriado para atender esses cidadãos com dignidade.

FALA GERSINHO FILHO:
“Com a chegada do período chuvoso, os cidadãos e famílias que moram na rua estão ainda mais necessitadas de abrigo, comida e agasalhos. Mesmo entendendo que não é a alternativa ideal, acreditamos que alocar estes moradores no prédio que funcionava o antigo Fórum pode diminuir o estado de vulnerabilidade social que estes cidadãos se encontram”, colocou.

PREFEITO MUDA- Em Gravatá, Sebastião Oliveira recebeu como anfitrião, o prefeito de Chã Grande, Diogo Alexandre (Avante), que garantiu o seu apoio ao projeto político encabeçado pela deputada federal e pré-candidata a governadora de Pernambuco, Marília Arraes. É o primeiro indicativo de novo alinhamento que deverá abarcar diversos gestores até as convenções. Um observador atento em contato c o blog disse que a grande maioria dos gestores que estão na lista de Danilo Cabral estão esperando pra ver se “desse mato sai coelho”, não o candidato, mas o simpático animal. Se não sair “Coelho” não há quem segure a manada. Sebastião colocou: “Diogo Alexandre é um gestor de destaque, que tem realizado um excelente trabalho em Chã Grande. O seu apoio fortalece bastante a nossa missão de recolocar o Estado no lugar que sempre ocupou no cenário nacional. Vamos, juntos, melhorar a qualidade de vida dos que mais precisam”, finalizou Sebastião.
 

CAÇADOR DE MARAJÁS- Eleito em 1990 Presidente do Brasil aos 35 anos de Idade, Fernando Collor, que a época criou fama como o “caçador de marajás” volta a disputar mais uma vez o a cadeira central do Palácio dos Martírios em Alagoas. Collor sofreu impeachment dois anos depois e cedeu o governo ao então vice-presidente Itamar Franco que fez um governo de coalizão, tendo como líder do governo na Câmara Federal, o “comunista” Roberto Freire do antigo PCB, que hoje é Cidadania 23, mas que já foi PPS e que na prática não é mais comunista. Collor enfrentará o filho da ex-deputada Ceci Cunha, senador atual Rodrigo Cunha (União Brasil) e o atual governador eleito pela Assembleia Legislativa, ex-deputado Paulo Dantas(MDB) ligado a Renan Calheiros Filho, que renunciou ao governo este ano para brigar exatamente pela cadeira de Senador que hoje é ocupada por Fernando Collor. Em tempo Collor é o candidato de Bolsonaro em Alagoas.

PERNAMBUCO POBRE - O aumento da pobreza em Pernambuco – identificado pelo Instituto de Mobilidade Social (IMDS) e divulgado ontem deixa todo mundo perplexo. Soube-se que 47,3 milhões de brasileiros terminaram o ano passado na pobreza. Isto equivale a 22,3% do total da população brasileira, o maior percentual em dez anos. É sem dúvida alguma um dado terrível que nos deixa entristecidos e quando vamos para Pernambuco temos os dados de que houve uma piora e ela foi significativa. Praticamente 11 milhões de brasileiros caíram na pobreza em 2021. É como se Pernambuco inteiro e mais dois estados de Roraima fossem jogados na pobreza em um único ano. Em Pernambuco
O instituto IMDS mostrou que Pernambuco terminou 2021 com quase 44% da população na pobreza, o equivalente a 4,2 milhões de pernambucanos. Ainda de acordo com o instituto, essa foi a primeira vez que o indicador ficou acima de 40% na série histórica. O maior percentual havia sido de 38,12%, em 2012.


PEDRO FALCÃO - O São João passou, mas a festa continua! Nesta quinta (30) temos um encontro com muita música, comida de milho e alegria para lançar a nossa pré-candidatura no Recife.
Ao lado de Renildo Calheiros, Luciana Santos e Danilo Cabral, será um espaço para a gente conversar sobre o nosso projeto para a educação e Pernambuco.

Simbora para o Arraiá do Professor!

Quando: quinta, 30 de junho, a partir das 17h30.

Onde: Catamaran Tours (Cais Santa Rita, s/n - São José, Recife)




IZA ARRUDA PODE SER SUPRESA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS


A presidente do MDB Mulher Pernambuco e pré-candidata a deputada federal, Iza Arruda, prestigiou o São João de Vitória de Santo Antão neste final de semana. Ao lado do prefeito Paulo Roberto, ela celebrou a volta dos festejos juninos. A festa, que leva o nome Vitória do Pé de Serra, segue até a próxima terça-feira com atrações locais e nacionais.
Para Iza, além de valorizar as tradições nordestinas, a festa é uma oportunidade para o comércio local. “Com muita alegria a gente volta a celebrar o São João. Vitória faz uma festa linda, celebrando o nosso forró. Além disso é uma grande oportunidade de gerar emprego e renda para nossa população. Ganha a população e ganha nosso comércio”, contou.
Outro ponto destacado por ela é a oportunidade de valorizar os artistas de Pernambuco. “O prefeito Paulo Roberto mostra que é possível fazer um São João diferente valorizando nossos artistas e também apresentando atrações nacionais. Novinho da Paraíba é um desses artistas. Trouxe seu autêntico forró para a nossa praça de eventos”, finalizou



ALVARO PORTO NÃO PAROU DURANTE OS FESTEJOS JUNINOS

Álvaro Porto marca presença em torneio de futebol na Mata Sul e participa de festejos juninos no Agreste


Fotos: Lucas Patrício
O deputado estadual Álvaro Porto (PSDB) marcou presença, neste domingo (26.06), no Torneio dos Amigos, em Jaqueira, na Mata Sul. Organizado por Sargento Bergue e Piesso, lideranças que apoiam o deputado no município, o campeonato de futebol reuniu 16 equipes de diferentes distritos, movimentando toda a cidade.
Na ocasião, Porto conversou com moradores e cumprimentou torcedores e atletas que disputaram o certame. “O torneio é uma iniciativa que estimula a prática esportiva e a interação social entre os moradores, além de proporcionar um entretenimento saudável. Merece ser aplaudido e ser incentivado”, disse.
À noite, prestigiou a festa de São João no histórico distrito de Paquevira, em Canhotinho, onde se reencontrou com apoiadores e correligionários.


Já na noite do sábado (25.06), Porto participou das celebrações juninas de Sanharó, no Agreste. Ao lado do prefeito Cesar Freitas, dos vereadores Rodrigo Didier, Iran Batista, Guto do Salgado, Ronaldo de Sítio das Moças e Dezo de Mulungu, o parlamentar circulou pela festa que aconteceu no centro da cidade.
No percurso entre as barracas do evento, Porto confraternizou e conversou com moradores e aproveitou pra cair no forró. Chegou, inclusive, a “compor” conjunto musical tocando triângulo. Na visita a Sanharó o deputado esteve acompanhado da esposa, prefeita de Sandra Paes, e do ex-prefeito de Canhotinho Felipe Porto.

No Arraial
- Na sexta (24.06) Álvaro Porto comandou o 18° desfile da Bobdrilha no distrito de Olho D’água, em Canhotinho. Ali, o parlamentar puxou a quadrilha junina, cantou e entrou na dança. Fundada por Álvaro Porto quando ele era prefeito do município, a Bobdrilha, que sempre promove arrasta-pés gigantes, retornou as atividade



INSTITUTO QUE DIVULGOU PESQUISA ONTEM, TEM ESTRATEGISTA DE RAQUEL COMO UM DOS DONOS

O instituto Real Time Big Data, em parceria com a TV Record/Guararapes divulga, hoje à noite, uma nova pesquisa de intenções de votos para o Governo de Pernambuco e o Senado Federal. A pesquisa entrevistou 1.500 pessoas entre os dias 24 e 25 de junho, com custo apontado de R$ 20 mil. O registro no Tribunal Superior de Justiça deu-se sob o número PE-06668/2022.
Sócio da empresa Travessia Estratégia e do instituto Real Time Big Data, Bruno Soller é estrategista da pré-candidata ao governo pelo PSDB, Raquel Lyra. Ele trabalhou nas campanhas de Raquel e prestou serviços à Prefeitura de Caruaru. Segundo fontes internas revelaram ao blog, a Prefeitura deverá voltar a contratar Bruno para fazer novas pesquisas para o município.

Blog Magno




DANILO COMEMORA PESQUISA

Com a divulgação da pesquisa Real Time Big Data, todos tiveram desempenho satisfatório, mas em especial Danilo Cabral tem muito a comemorar, pois já está empatado tecnicamente com dois adversários diretos, Anderson e Miguel, num claro viés de alta e se aproxima de buscar a terceira colocação nos próximos levantamentos.
Raquel Lyra demonstrou grande resiliência neste momento da pré-campanha e encerra junho mais forte do que iniciou. Marília, por sua vez, vem sustentando números que a colocam com boas chances de chegar ao segundo turno, Anderson com a vinculação a Jair Bolsonaro vem num crescimento paulatino, enquanto Miguel precisará produzir um fato novo para retomar a competitividade da sua postulação.



PESQUISA MOTROU LULA 43% BOLSONARO 33%


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando as intenções de voto para as eleições presidenciais em outubro, segundo a pesquisa BTG/FSB divulgada nesta 2ª feira (27.jun.2022). Conforme o levantamento, o petista lidera com 43% contra 33% do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na sequência, vem o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 8% das intenções de voto. Já a senadora Simone Tebet (MDB) tem 3%, seguido por André Janones (Avante), com 2%, e Pablo Marçal (Pros), com 1%. Os demais nomes testados não pontuaram.

A pesquisa também diz que 63% dos entrevistados avaliam como “ruim” ou “muito ruim” a economia brasileira atualmente, enquanto 34% avaliam que a situação estará “um pouco pior” ou “muito pior” nos próximos 3 meses.

Em relação à inflação, 65% avaliam que o preço dos produtos devem “aumentar muito” ou “aumentar um pouco” nos próximos 3 meses. Esse número oscilou 2% para mais em comparação a pesquisa anterior, realizada entre 10 a 12 de junho.

O levantamento ouviu 2.000 eleitores de 24 a 26 de junho de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa custou R$ 128.957,83 e foi paga com recursos próprios do Banco BTG Pactual. O registro da pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é-05022/2022.
Fonte: Poder 360

PROGRAMAÇÃO DO FIG SERA DIVULGADA NA QUINTA FEIRA DIA 30

Coletiva de anúncio da programação do FIG 2022

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura/Fundarpe; a Secretaria Estadual de Turismo e Lazer/Empetur; e a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, convocam toda a imprensa do Estado para a coletiva de divulgação da grade de programação do 30º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), evento que será realizado no período de 15 a 31 de julho de 2022.
A divulgação será realizada no teatro do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, nesta quinta-feira (30), a partir das 11h. 
Os veículos de imprensa interessados em PARTICIPAR DA COLETIVA devem entrar em contato pelo e-mail coletivafig30anos@gmail.com, até às 12h da próxima quarta-feira (29), informando o nome do veículo, nome completo do profissional e telefone para contato.
A lista de veículos habilitados a participar da coletiva será divulgada também na quarta-feira, às 16h.
*Evento:* Coletiva de divulgação da grade de programação do 30º Festival de Inverno de Garanhuns
*Local:* Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti | Avenida Afonso Pena, s/nº, bairro Santo Antônio
*Data:* 30 de junho (quinta-feira)
*Hora:* 11h
*Informações:* (87) 3762-0109 | Secretaria de Comunicação Social

FRASE DO DIA -Pretendo anunciar nos próximos dias o general Braga Netto como vice. Temos outros excelentes nomes como a Tereza Cristina. Mas vice é só um” (Jair Bolsonaro, presidente da República, acabando com o “mistério” sobre quem comporá sua chapa em 2022. Extremista e amante da ditadura, Bolsonaro escolheu mesmo um candidato a vice que soltou a ordem do dia defendendo o regime – em tom mais forte do que a de seus antecessores – e outras notas contendo ameaças implícitas à democracia)

Um comentário:

Anônimo disse...

Um candidato prega a autonomia, liberdade, enfim a democracia da imprensa, mas esta, prefere ser como o outro candidato quer: paga, manipulada e sem liberdade.