quinta-feira, 21 de julho de 2022

Na Lupa🔍 Quinta 21/07/22, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 
 
NA LUPA 🔎 

LULA CHEGA E ENCANTA A MULTIDÃO QUE FOI ABRAÇAR O MITO PERNAMBUCANO NA ARENA EM GARANHUNS 

GARANHUNS - Chegou em nossa cidade em grande estilo, com um forte aparato de segurança e tudo muito bem controlado para participar de eventos fechados ao lado de Danilo Cabral(PSB), Luciana Santos(PCdoB) e Teresa Leitão(PT), a chapa majoritária da Frente Popular de Pernambuco. Sempre acompanhados por Humberto Costa e seu clã constituído por Doriel Barros e Carlos Veras, ambos estadual e federal respectivamente. Lula veio dar satisfação ao PSB que já estava exausto de tanto implorar a vida do presidenciável para servir de “andor” na procissão do voto nas eleições deste ano. Prefeitos de vários lugares estiveram presentes e lideranças de todos os recantos vieram pra Garanhuns a fim de ver e tente uma aproximação nem que fosse para uma “fotinha” ao lado do líder popular e ex-metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva. 
GARANHUNS 2- A arena 77 mudou de nome e virou Arena 13, pelo menos durante o evento uma vez que o número 77 é o do Solidariedade, partido de Marília Arraes. O local ficou pequeno para o grande número de apoiadores que foram ver o mito que governou o Brasil por dois mandatos e fez a sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff. Danilo Cabral tratou de se associar a Lula de todas as formas num verdadeiro desespero de “tábua de salvação” a que tem se apegado na busca de salvação, pois até a data de hoje ainda figura em quinto nas pesquisas eleitorais. Lula encantou a todos com sua oratória brilhante e focada em exemplos práticos. Não é atoa que o ex-presidente Lula é um mito para as massas de todo o Brasil. Ele usa da retórica com uma maestria incomum. Se dirige ao eleitor cravando frases e pensamentos. O que se viu foi linearmente um mestre da oratória. 
GARANHUNS 3- O ponto caótico que chamou a atenção foi a rejeição ao nome do atual governador de Pernambuco, Paulo Câmara, vaiado a exaustão. Danilo Cabral ao ser citado junto com João Campos, prefeito do Recife, também levaram vaias. O foco do público, ficou evidente o tempo todo era exaltar Lula(PT), desprezando por completo a Frente Popular de Pernambuco. 
CAETÉS- Lula foi primeiro em Caetés, depois voltou para Garanhuns, onde visitou a réplica da casa na qual morou na infância foi uma visita marcante e emocionante cheio de lembranças da vida dura durante a seca no nordeste o que fez com que sua Familia fosse retirante na direção de São Paulo. Lembrou de sua mãe Dona Lindu e da luta para criar todos os seus irmãos. Ele inverteu a agenda inicial que começaria por Garanhuns. Em Caetés vai conheceu a réplica da casa onde morou com a mãe Dona Lindu, construída pelos dirigentes do PT pernambucano. 
SERRA TALHADA- Visitando Pernambuco pela primeira vez na pré-campanha deste ano, Lula (PT) realizou um grande ato em Serra Talhada na tarde de quarta-feira (20). O discurso foi forte e falou da importância das obras que realizou no nordeste com destaque para a transposição do Rio São Francisco. Lula estava ao lado do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), deputados e o Senador Humberto Costa, além da Chapa Majoritária de Danilo Cabral(PSB). Muitos aliados q exemplo da prefeita Márcia Conrado(PT) que foi a anfitriã do evento que foi transmitido ao vivo pelas sociais do Partido dos Trabalhadores.
O ato em Serra Talhada foi muito marcante. Diversas cenas foram gravadas para o guia eleitoral. O evento lotou a Antiga Estação Ferroviária. 

PASSANDO A LUPA 🔎 

VAIAS EM GARANHUNS - O público de Garanhuns não se mostrou receptivo aos nomes do PSB que estavam no palanque ao lado ex-presidente e pré-candidato à presidência Lula (PT) durante o evento. No ato político realizado no começo da tarde desta quarta-feira (20), os militantes presentes vaiaram o governador Paulo Câmara, o candidato ao governo Danilo Cabral e o prefeito do Recife, João Campos. O atual governador, em específico, recebeu a maior desaprovação do público. As vaias foram ouvidas no momento em que os nomes foram anunciados no microfone, um pouco antes da entrada de Lula no palco. 
VAIAS EM SERRA- Paulo Câmara (PSB) foi novamente vaiado em Serra Talhada. O governador esteve ao lado de Lula (PT) nos comícios realizados pelo ex-presidente pelo interior de Pernambuco, ontem, quarta-feira (20).
As vaias a Paulo Câmara começaram quando o nome do governador de Pernambuco foi anunciado pelo locutor do evento, realizado na Antiga Estação Ferroviária, em Serra Talhada. Em menor proporção, a reação se estendeu também a Danilo Cabral (PSB), pré-candidato ao Governo de Pernambuco, repetindo o que aconteceu em Garanhuns. 
PAULO CÂMARA- Mesmo após a vaia o Governador Paulo Câmara parece não ter se intimidado com as vaias e usos da palavra em seu discurso, Paulo defendeu a mesma verticalização de Lula e Eduardo Campos, em favor de Danilo Cabral. Pediu voto para Danilo Cabral ser o governador de Pernambuco. João Campos também usou da palavra copiando um pouco da retórica do seu pai, o governador Eduardo Campos, falecido precocemente num desastre aéreo inexplicável. 
ATO CULTURAL- Na manhã de hoje, quinta-feira (21),o dia será dedicado ao Recife. Pela manhã, ele se encontra com representantes do setor cultural no Teatro do Parque. No fim da tarde, às 17h, faz comício no Classic Hall. Uma mega mobilização está sendo feita pelo PSB estadual e municipal, inclusive o prefeito João Campos mobilizou toda a base política da Casa de José Mariano, a Câmara de Vereadores do Recife para lotar as dependências da referida Casa de Shows. Inicialmente previsto para acontecer na Praça do Carmo, mas por questões de segurança foi deslocada para um novo local. 
ITAQUITINGA- Essa semana o pré-candidato a governador de Pernambuco Anderson Ferreira(PL) reuniu na palhoça do Joãozinho, no bairro da chã do Fogo, na cidade de Itaquitinga, Mata Norte, um grupo de evangélicos que fazem parte da Igreja Assembleia de Deus, do núcleo Abreu e Lima. Estava acompanhado de Gilson Machado, pré-candidato ao senado. Ambos são bolsonaristas. Na ocasião a filha do pastor José Roberto o dirigente geral da Igreja, Rebeca Lucena que disputa uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco pelo PL estava presente e se apresentou aos evangélicos mais uma vez. Em 2018 Rebeca disputou uma vaga para a ALEPE e não se elegeu, desta vez aposta na parceria com o deputado federal André Ferreira para atingir o feito. Em Itaquitinga o pastor Elias que responde pela Igreja sede da cidade também foi lá e deu o seu recado e o seu apoio a chapa completa do PL. 
ADEUS AO TCU- A ministra do Tribunal de Contas da União (TCU) Ana Arraes participou, ontem, de sua última sessão plenária como membro e presidente da Corte. Ana Arraes vai se aposentar compulsoriamente porque completa 75 anos no dia 28 deste mês. A previsão é que o ato de aposentadoria seja publicado no início da próxima semana. O ministro Bruno Dantas, atual vice-presidente e corregedor-geral, assumirá a presidência do TCU. Já a vaga de Ana Arraes como ministra será preenchida por um indicado da Câmara dos Deputados. Até o momento, pleiteiam o posto os deputados federais Fábio Ramalho (MDB-MG), Hélio Lopes (PL-RJ), Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) e Soraya Santos (PL-RJ). A escolha para um dos homens citados aqui será feita numa briga descomunal porque ninguém quer abrir para ninguém. É isso aí. 
DELEGADO ROSSINE- O Grupo de Oposição de Tacaimbó, do qual fazem parte os cinco suplentes e os ex-prefeitos Paulo Chaves e Sandra Aragão, se juntaram num único palanque  em apoio ao Delegado Rossine(SD) ex-prefeito de Lajedo e atual pré-candidato a deputado estadual que tem sido um grande fenômeno na montagem de bases por diversos municípios do Agreste e de Pernambuco. Delegado Rossine aparece em todas as listagens de deputados que estarão na Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2023. Nome novo na política tem aglutinado uma legião de apoiadores que vestem a camisa e estão firmes no projeto de fazê-lo o seu representante. É isso aí.

Nenhum comentário: