NA LUPA 🔎
Por Edney Souto
LULA DA FONTE VAI RENOVAR A POLÍTICA
PROMISSOR - De família com tradição na política, Luiz Eduardo da Fonte, mais conhecido como Lula da Fonte, é um dos principais nomes da nova safra da política pernambucana. E vem demostrando toda essa força durante esse período de pré-campanha. Ao lado do seu pai Eduardo da Fonte tem sido no mandato atual uma espécie de co-deputado informal pois atende pedidos e encaminha para a atuação parlamentar do gabinete, sendo reconhecido em Brasília pela nata da política pernambucana e brasileira. Lula da Fonte também carrega no seu DNA o sangue do carismático ex-deputado federal, senador e governador Carlos Wilson, seu avô. É com essas características importantes que desponta ser já como um dos favoritos a uma vaga na Câmara Federal. Quem conhece Lula da Fonte sabe que ele respira política 24 horas por dia. A partir de sua eleição, estará chegando mais um grande expoente de futuro das novas gerações que despontam em nosso estado.
PROMISSOR 2 - Embora com pouca idade, o pré-candidato Lula da Fonte, que possui formação jurídica, tem mostrado excelente poder de articulação, o jovem promete ser um dos grandes destaques na política do nosso país. Como será alçado a função de deputado federal terá como tribuna um amplo leque de atuação parlamentar que sem dúvida vai destacar a sua vocação natural para a coisa pública. Sempre esteve ao lado do seu pai e com ele aprendeu como se faz articulação e como se lidera. Está pronto pra representar o povo de Pernambuco no Cenário Nacional.
PROMISSOR 3- Com todo esse poder de articulação, apoios firmados, e outros ainda por vir, a expectativa é de que Lula da Fonte tenha um bom contingente de votos em todas as regiões do estado. Nas rodas da política pernambucana figura como um dos eleitos e a coluna assina embaixo: estará lá entre os 25 deputados federais eleitos. Conta de saída com uma leva alta de prefeitos, só pra dar um exemplo temos o prefeito de Maraial, Everaldo do Queijo e o de Aliança, Xisto Freitas. Lula já conquistou mais prefeitos do que alguns deputados de mandato. Já haviam declarado apoio: Júnior de Beto (Palmares), Camila Machado (Sirinhaém), Carlinhos da Pedreira (Barreiros), Edmilson Cupertino, Marinaldo Rosendo (Timbaúba), entre outros.
PASSANDO A LUPA 🔎
DANILO NO ARARIPE- O deputado federal Danilo Cabral esteve no Araripe, ontem, quinta-feira (30), para cumprir uma intensa agenda pela região. O socialista passou por Ipubi, Ouricuri, Trindade e Exu; onde participou de compromissos do Plano Retomada, aquele de 5 bilhões de reais que só em estradas investe 2 bilhões, é a mola mestra de Paulo Câmara pra alavancar a popularidade do Governo do Estado. Danilo Cabral passou antes em Salgueiro, no Sertão Central, onde participou da inauguração de mais uma Delegacia da Mulher, ao lado do governador e deputados de toda a região. Segue firme e não arreda o pé. Os socialistas dizem por uma boca só que “a campanha começou agora”. Danilo, que, nesta sexta (01/07)e no sábado (02/07) cumprirá agenda nos Agrestes Central e Setentrional. É isso aí.
REJEIÇÃO- A pesquisa eleitoral realizada pela Potencial e divulgada nesta quarta-feira (29) mostrou a rejeição dos pernambucanos em relação aos pré-candidatos ao governo do estado. Jadilson Bombeiro (PMB) e Anderson Ferreira (PL) foram os candidatos que apresentaram mais rejeição. Segundo a pesquisa eleitoral, o candidato mais rejeitado pelos pernambucanos foi Jadilson Bombeiro (PMB), alcançando 37,3%. Em segundo lugar está Anderson Ferreira (PL), com 37,2%. No mesmo levantamento, o candidato apareceu em segundo lugar nas intenções de voto. Ele é seguido por Jones Manoel (PCB), que aparece com 37,1% de rejeição. Dos candidatos que pontuam melhor um pouco nas pesquisas eleitorais, o próximo é Danilo Cabral (PSB) com 35,8%, de rejeição, na quinta posição.
Miguel Coelho (União Brasil), com 34,4%, Marília Arraes (SD), 30,9% e Raquel Lyra (PSDB), 30%, são os menos rejeitados ao governo de Pernambuco. Marília Arraes e Raquel são os menos rejeitados.
MANDATA COLETIVA- Estão sugerindo a instalação de lixeiras de coleta seletiva nos pólos do Festival de Inverno que chega a sua trigésima edição. Fany das Manas quer promover a coleta seletiva do lixo gerado durante o Festival de Inverno de Garanhuns. O tema é uma das metas da Mandata Coletiva Fany das Manas, que é composta pelas co-vereadoras Fany Bernal, Fernanda Limão e Marília Ferro (todas do PT). Para garantir a ação de separação e reciclagem dos resíduos sólidos gerados no Evento, a Mandata reivindicou, através da Casa Raimundo de Moraes, a instalação de lixeiras provisórias de coleta seletiva ao Governo de Garanhuns. Ação digna de reconhecimento por parte da população que acredita na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável.
FALA FANY DAS MANAS:
“Sugerimos, inclusive, parcerias entre o Município e o setor privado para as instalações das lixeiras. A Coleta Seletiva, também, durante o FIG, será muito importante para o fomento da cadeia produtiva local, favorecendo as cooperativas de catadores de lixo, a empresa parceira, o meio ambiente e reduzindo os custos com a operação da limpeza urbana por parte da Prefeitura. Enfim, todos ganham!”, constata Fany Bernal, que representa a Mandata na Câmara de Garanhuns.
PARTIDO PROGRESSISTAS- É grande a expectativa de que ao longo do dia de hoje o deputado federal Partido Progressistas (PP), o deputado federal Eduardo da Fonte irá oficializar logo mais a permanência da sigla na Frente Popular na chapa do PSB. Podendo inclusive aprece até um nome do partido na vice de Danilo Cabral, que será o candidato a governador da referida frente.
Eduardo da Fonte chegou a abrir canais com a pré-candidata ao Governo de Pernambuco Marília Arraes (SD) sobre uma composição mas após diálogo com o pré-candidato do PSB, Danilo Cabral, Dudu da Fonte como é chamado pelos mais íntimos, ouviu as bases e os deputados da sigla e decidiu permanecer na Frente Popular.
FERNANDO RODOLFO- A bandeira do deputado federal Fernando Rodolfo(PL) defendida ao longo do mandato parece que vai sair do papel. O governador Paulo Câmara já anunciou que irá pagar os precatórios e a própria Assembleia Legislativa de Pernambuco também já está dando o seu aval para que os professores finamente possam ter acesso a esses recursos tão sonhados pela categoria que sofre com baixos salários e na luta para receber o piso nacional em vários lugares. É ponto para o deputado federal garanhuense que fez do seu mandato uma trincheira em defesa da educação.
DÉBORA ALMEIDA- Na cidade de Bom Conselho, Débora Almeida segue muito firme ao lado de Dr. Edezio Ferreira que disputou a prefeitura em 2020 e obteve 10 mil votos. A campanha de Débora Almeida está muito organizada na Terra do Papacaça e ainda se estendeu para a vizinha cidade de Terezinha, local onde aglutinou o grupo de oposição local tendo como parceira de dobradinha a atual deputada Fabíola Cabral, que disputa uma vaga na Câmara Federal. Débora Almeida mostrou competência, habilidade e acima de tudo rebelou-se uma verdadeira Mestra em engenharia política. Segue cada vez mais forte rumo a ALEPE. É isso aí.
IZAÍAS REGIS- Articulado e calculando cada passo de forma segura, o ex-prefeito de Garanhuns Izaías Régis circulou bastante nos festejos juninos e dialogou com muita gente no meio político, sempre somando apoios e adesões a sua caminha certa, para o quarto mandato de deputado estadual. Por onde passou demonstrou alegria, entusiasmos e Muitas animação. Os observadores da cena política comentam que o ex-deputado está mais leve, descontraído e de bem com a vida. Isso é reflexo de uma bem construída vida pública em que por onde passou juntou serviços prestados que mudaram a vida das pessoas pra melhor, também reveja a leveza que passa na sua pré-campanha com um alto astral e muita confiança, afinal são duas décadas de muito trabalho por Garanhuns e por Pernambuco. Descontração e confiança são as características que Izaías Régis deixou claro pois sabe que sua história garante o seu futuro.
RAFAEL PEIXOTO- Quem tem feito um belíssimo trabalho na Ciretran de Garanhuns e o jovem Coordenador do órgão estadual Rafael Peixoto. Ele tem se dedicado bastante a oferecer um serviço humanizado aos que procuram o balcão de atendimentos e ainda cuida da parte da estrutura física das instalações, pensando sempre no conforto e comodidade pra quem se desloca em busca de alguns dos inúmeros serviços prestados pelo órgão de trânsito em nossa cidade. Rafael Peixoto é boa gente é muito querido por todos devido a sua grande simplicidade no trato para com as pessoas. Há de fato um bom momento sendo vivenciado pelos usuários do Detran em Garanhuns, bem como também nos escritórios espalhados pelo Agreste Meridional. Rafael Peixoto cuida de tudo e interage com os funcionários para conjunto, na soma de todas as unidades oferecer os melhores serviços à população. Nossa coluna faz questão de registar esse trabalho importante. É isso ai.
SINAIS DE MENDONÇA - Durante a oficialização do nome da deputada estadual Alessandra Vieira (UB) na vice de Miguel Coelho (UB), o pré-candidato ao governo afirmou que pretende ter um senador ou senadora da Região Metropolitana do Recife, para abranger, junto com o Agreste e o Sertão, as três principais regiões do estado.
A afirmação fortalece cada vez mais as especulações de que o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, pode ser o nome escolhido para completar a chapa. Ele, porém nega a postulaçao, porém é fato que vem sendo lembrado em recentes pesquisas, apareceu pontuando bem, inclusive ocupando o primeiro lugar na Real Time Big Data.
SEBÁ - Em plena noite de São Pedro, o trio Sebastião Oliveira, Marília Arraes e André de Paula, pré-candidatos a vice-governador, governador e senador, respectivamente, deram o ritmo político às festividades do município de Limoeiro, situado na Zona da Mata do Estado.
“Além do forró e de muita animação, o que vimos na rua foi um sentimento geral de mudança. As pessoas que mais precisam estão desamparadas. É preciso que a máquina volte a moer para o lado da maioria da população”, destacou o Sebastião Oliveira.
LULA NÃO VEM DE NOVO - Notícia publicada na Folha de Pernambuco informa que o presidente Lula adiou mais uma vez sua visita ao Estado. Primeiro ele viria em junho, visitaria o Recife e cidades do interior, inclusive Garanhuns e Caetés. Depois, foi dito que o petista estaria em Pernambuco em julho, à época do Festival de Inverno de Garanhuns. Agora, a visita ficou para agosto. Lula, nesta fase de pré-campanha, já esteve em alguns estados do Nordeste, como o Rio Grande do Norte e o vizinho Alagoas. A verdade é que ele está evitando o máximo exposição e desgaste aos seus dois palanques, ou a um deles.
DATENA DESISTE- Foi um dia inteiro de muita expectativa na Band, entre alguns dos seus diretores mais importantes, preocupados em saber se realmente iria se confirmar o pedido de férias do apresentador José Luiz Datena ou, como já ocorreu em algumas outras ocasiões, ele desistiria na última hora e viria apresentar normalmente o seu programa.
Prevaleceu a segunda hipótese Datena entrou no ar e disse que está definitivamente fora da política.
FRASE DO DIA- “Não temos nenhuma corrupção endêmica no governo. Tem casos isolados que pipocam e a gente busca solução para isso.” (Bolsonaro, ontem. Bolsonaro, em março último: “Três anos e três meses sem qualquer denúncia de corrupção em nossos ministérios.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário