terça-feira, 12 de julho de 2022

Na Lupa 🔍 Terça 12/07/22, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY


NA LUPA 🔎


LULA ENTRE A CRUZ E A ESPADA NA DICOTOMIA DANILO CABRAL E MARÍLIA ARRAES


EQUAÇÃO- A equação política da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva(PT) não encontra um paradoxo para centrar a situação da presença do petista no estado. Já adiou várias vezes a vinda a Pernambuco por não ter ainda achado a solução para a equação de acalmar o PSB local e manter a paz com Marília Arraes e o Solidariedade 77 Nacional. Nessa cruzeta de fato o presidenciável precisa ter muita cautela pois há um voto consolidado para a neta de Miguel Arraes de Alencar e também há uma aplicação de aliança nacional com os socialistas que indicaram Geraldo Alckmin(PSB) para vice de Lula. É novela para mais de cem capítulos pode crer, caro leitor.
 

PRESSA - Existe uma ansiedade muito grande na Frente Popular de Pernambuco pois ninguém em sã consciência acreditava que Marília Arraes tivesse a coragem e o desprendimento de deixar o PT e lançar-se a revelia da sua ex-sigla sobretudo para o cargo máximo de governadora do estado. Atônitos ainda sobre como tudo que aconteceu e de que forma se perdeu o controle da situação os governistas estão apostando tudo nas bençãos de Lula(PT) e ainda forçarão a exclusividade de imagem do petista junto ao lanterna nas pesquisas, deputado federal Danilo Cabral. Ocorre que numa análise de todas as pesquisas está claro que apesar de faltar menos de 90 dias pra as eleições, Danilo Cabral só conseguirá crescer de duas formas: uma será tirando votos de Marília Arraes e a outra é abarcando os indecisos. Essa equação não bate. Com Marília Arraes na casa dos dois dígitos dispensar um apoio desses seria um verdadeiro tiro o pé. Lula não é doido.
 

O ELEITOR
- Os dirigentes partidários podem tramar o que quiserem e planejar a melhor estratégia para tudo, porém essa eleição confirme colocou o professor Antônio Lavareda, será “a mais imprevisível da história pernambucana”. Haja emoção para os capítulos que advirão das estratégias dos publicitários e estrategistas de cada palanque. Em tempo. A campanha em si não começou e o guia eleitoral de rádio e televisão é quem dará de fato o norte e servirá de bússola para cada postulante. Uma coisa está evidente: Pernambuco está bem servido de postulantes, seja qual for o vencedor o nosso estado seguirá tendo representação de qualidade no Palácio do Campo das Princesas. É isso aí.


NA TEORIA TUDO FUNCIONA
- os socialistas que estão impacientes com Danilo Cabral se apegam agora com a ideia de que assim que Cabral seja reconhecido como o nome de Lula na disputa, os votos de Marília tendem a serem transferidos para o pré-candidato socialista. Isso parece o “samba do crioulo doido”. Botaram uma nota só na cabeça: a que o povo nem sequer sabe que Marília saiu do PT e está com esses 30% de votos. Esse caso pode se transformar em psiquiátrico pela obsessão ou fuga da realidade. Ora, caro leitor as pesquisas mostram que o povo não vota mais em partidos a preferência é pela pessoa. Ninguém vai votar em Lula porque ele é PT. Haja haja. Pois é.

PASSANDO A LUPA 🔎


PARA SE ELEGER- A chapa de deputado estadual na chapa do PSDB e Cidadania(Federação) está nas rodas de aposta que o teto pra se eleger seria em torno de 40 mil votos, menos do que isso seria arriscar a eleição. Já no PSB os analistas colocam que por conta da repetição do fenômeno Gleide Ângelo, ainda é possível se eleger pra a última vaga com algo em torno de 30 mil votos. Menos do que isso seria também impensável. Já na chão de Miguel Coelho é possível que o títular seja eleito com algo em torno 32 mil votos. Já na chapa de Marília Arraes tudo leva a crer que será possível eleger o último estadual com um pouco menos de 30 mil votos é isso se deve a expectativa de que o deputado estadual Gustavo Gouveia poderá ultrapassar a marca de 90 mil votos. Gustavo deve atingir sozinho o cociente eleitoral.
 

ESCÂNDALO NO SENADO - O Senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) entrará com representação no Conselho de Ética do Senado na próxima segunda-feira para que sejam apurados os fatos relacio- nados à afirmação do senador Marcos do Val (Podemos-ES) de que recebeu R$ 50 milhões em emendas do orçamento secreto — as polêmicas e pouco transparentes  — por ter apoiado a campanha de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à presidência do Senado, em fevereiro de 2021.
Em uma entrevista dada ao jornal Estado de S.Paulo, Do Val disse ter sido informado sobre a verba por Davi Alcolumbre (União Brasil- -AP), articulador da campanha de Pacheco ao comando do Senado, após o resultado da disputa. “Distribuição de dinheiro público como gratificação por voto não é só imoral. É crime!”, afirmou Vieira, nas redes sociais. A representação pedirá a apuração do papel dos três personagens: Do Val, Pacheco e Alcolumbre.


GRATIDÃO- sobre o escândalo o Relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023, do Val afirmou ao jornal que os recursos seriam uma forma de “gratidão” pelo apoio. As afirmações de do Val expõem, pela primeira vez, como são feitos, nos bastidores, os acordos em torno da divisão do orçamento secreto. Depois, em entrevistas posteriores, o senador Do Val disse acreditar ter sido mal interpretado, mas não negou as afirmações.


BARTOLOMEU 1- O médico Bartolomeu Quidute que governou nossa cidade com altivez e dinamismo é uma referência importante nessas eleições. Graças ao seu carisma e a força de suas ações inovadoras ele elegeu o também médico Dr. Silvino contra Ivo Amaral que preiteava um terceiro mandato. Bartó também estava firme e participou ativamente da eleição de Izaias para deputado e logo após para prefeito, tendo a sua esposa Rosa Quidute como vice-prefeita. Nesta última eleição de 2020, trabalhou incansavelmente com Silvado Albino, fortalecendo a frente. Agora o ex-prefeito de Garanhuns está fechadíssimo com Pedro Falcão que é pré-candidato a deputado estadual pelo PCdoB. Trata-se de um apoio de altíssima relevância para o ex-reitor da UPE. Dr. Bartolomeu é hoje uma das vozes mais lúcidas na política garanhuense. Ponto para Pedro Falcão poder contar com essa experiência e com a habilidade do ex-prefeito.
 

BARTOLOMEU 2- A coluna não se cansa de registrar que estamos chegando ao 30° Festival de Inverno de Garanhuns evento que teve o seu direcionamento modificado e profissionalizado para evento de grande porte, através da gestão do então prefeito Bartolomeu Quidute. O evento jamais estaria no patamar que chegou se não fosse a visão futurista e a determinação do prefeito Bartolomeu Quidute para que a sua equipe liderada por Fernando Luna, inicialmente e logo após por Marcílio Maia, desse uma carga e uma cara nova ao evento. Bartolomeu Quidute tinha a opção de não prosseguir com o evento. Podia ter encerrado ali mesmo. Porém não se curvou ao jogo político e pensou grande, muito grande! Bartolomeu Quidute pensou em Garanhuns, no nosso povo e na nossa gente. Por isso nós registramos quantas vezes for necessário a grandeza deste homem público que com desprendimento nos legou um evento profissional de alta grandeza. Palmas para o ex-prefeito Bartolomeu Quidute! É isso ai.
 

PAULO REJEITADO 1- O governador Paulo Câmara bateu o pé na questão dos combustível ficando contra a redução de ICMS, eis o resultado : Paulo tem piora na aprovação, de acordo com pesquisa da Paraná sobre eleições em Pernambuco, divulgada pelo blog Jamildo ontem. O levantamento da Paraná Pesquisa também avaliou a aprovação ou desaprovação da gestão Paulo Câmara, neste ano eleitoral. O resultado foi péssimo. A questão visa saber em que medida o governador será um bom padrinho para o candidato do PSB ou não.
 

PAULO REJEITADO 2- De acordo com os números da pesquisa, a desaprovação à gestão socialista vem crescendo e bateu recorde neste mais novo levantamento. 69,5% dos entrevistados afirmou que desaprova a gestão Paulo Câmara. O número de entrevistados que aprova somou 25,4%. 5% não sabe ou não opinou. Na comparação com as duas pesquisas anteriores do mesmo instituto, a situação mostra piora na avaliação. Em março, a desaprovação era de 62,8%. Em maio, chegou a 67,3%, chegando agora ao novo patamar de quase 70%. Entre os homens, a desaprovação a Paulo Câmara chega a 74,3%. Entre as mulheres, 65,5%. Agora imagine caro leitor aqui da coluna NA LUPA um candidato andar pra cima e pra baixo a tiracolo com um gestor de quase 70% de rejeição. Importante lembrar que a rejeição é ao mandato. Logo a população já está externando que não aceita mais o PSB no poder. É essa a impressão dos números do Paraná Pesquisas.


TRIO REFORÇA MARILIA - A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, recebeu três importantes apoios políticos vindos do município de Belo Jardim. São três vereadores que, ao lado do Delegado Rossine Blesmany, irão caminhar ao lado da neta de Arraes: Thallys (Cidadania), Soldado Edvaldo (PSB) e Doutor Romulo (UB).
"Marília Arraes representa a esperança do povo pernambucano. Será a nossa governadora a partir do ano que vem", afirma Thallys. "Estar ao lado de Marília e Rossine é caminhar ao lado de quem quer o melhor para Pernambuco", ressalta Soldado Edvaldo. "Marília será a primeira mulher governadora de Pernambuco", complementa Doutor Romulo.


FIG HOMENAGEADO NA CÂMARA - A Câmara dos Deputados realizará, nesta quarta-feira (13), uma sessão solene em homenagem à 30ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns. A iniciativa partiu do deputado federal Fernando Rodolfo (PL), que presidirá a sessão. O evento acontecerá no Plenário Ulysses Guimarães e será transmitido pela TV Câmara e no Youtube.“Esta é a primeira vez que o Congresso Nacional homenageia o Festival de Inverno de Garanhuns, um evento multicultural que chega a sua 30ª edição e é muito importante para o turismo e para a cultura de Pernambuco. Estaremos prestando essa homenagem, recebendo personalidades que participaram da história desse festival e que ajudaram a fazer dele um grande evento. A cidade está muito feliz com esse reconhecimento, que será realizado na antevéspera do início do festival”, destacou Fernando Rodolfo.A 30ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns acontecerá entre os dias 15 e 31 de julho, após dois anos sem o evento, em função da pandemia do coronavírus. Para este ano, atrações como Adriana Calcanhoto, Gal Costa, Nando Reis, Jota Quest, Titãs, Mundo Livre S/A e Lenine estão entre os escalados para a programação.
TRATORES - Associações rurais de Caruaru já começaram a receber os nove tratores destinados pelo deputado federal Wolney Queiroz para aração de terras e escoamento da produção agropecuária. Os equipamentos, com arado hidráulico e carreta de eixo duplo, já beneficiaram as populações de Pau Santo, Normandia, Santa Maria, Serra Velha, Serra dos Pintos, Sítio Bananas e Peladas. Outras associações também vão receber equipamentos na próxima quarta-feira (13). Quem está responsável pelo gerenciamento e distribuição dos tratores é o Conselho de Desenvolvimento Rural de Caruaru que, nos próximos dias, também vai receber, através do mandato de Wolney, cinco retroescavadeiras para a perfuração de poços e barreiros. “Esses tratores e essas retroescavadeiras vão fazer uma verdadeira revolução na zona rural de Caruaru. E vão dar ao Conselho e às Associações autonomia para realizar o trabalho de aração no inverno, sem ter que recorrer à Prefeitura ou pagar caro pelo aluguel de horas de serviço”, observou.Wolney lembrou que foi através de seu mandato que as estradas rurais começaram a ser asfaltadas em Caruaru e enfatizou que em breve o acesso a Pau Santo receberá o asfaltamento. “O homem do campo precisa desse apoio. Isto será fundamental para a comunidade rural de Caruaru. Gostei tanto da receptividade e da importância que teve para os agricultores, que se faltarem mais duas ou três associações, eu faço questão de trazer mais tratores e destinar para elas”, afirmou

FRASE DO DIA- Uma pessoa, por intolerância, ameaçou e depois atirou nele, que se defendeu e evitou uma tragédia maior. [O bolsonarista] Jorge Guaranho não ouviu os apelos de sua família para que seguisse com a sua vida. Precisamos de democracia, diálogo, tolerância e paz” (Lula, ex-presidente, sobre assassinato do Marcelo Arruda, um guarda municipal de Foz do Iguaçu filiado ao PT. Ele foi morto por um seguidor do atual presidente da República. Guaranho assassinou Marcelo gritando “aqui é Bolsonaro”. Lula ainda lembrou que o local do crime era uma festa e que Marcelo vivia a “alegria de um pai que acabou de ter uma filha”)

Nenhum comentário: