segunda-feira, 18 de julho de 2022

Na Lupa🔍Segunda 18/07/22, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
 
NA LUPA 🔎 

GARANHUNS RESPIRA CULTURA, ARTE E FESTIVAL DE INVERNO 

Prezado Leitor a coluna NA LUPA 🔎 de hoje traz apenas assuntos ligados ao Festival de Inverno de Garanhuns o maior evento cultural de Pernambuco e um dos maiores do Brasil. Deixamos de lado a política por hoje para focar nesse maravilhoso equipamento cultural do povo de nosso estado. Os bastidores políticos também estão fervendo e nós daremos os detalhes de cada passo nos próximos dias pois tanto este articulista como os nossos valorosos colaboradores estão em campo colhendo as notícias em primeira mão. Vamos lá: 
HISTÓRIA- O Festival de Inverno de Garanhuns é realizado anualmente na cidade de Garanhuns, localizada no Agreste Pernambucano. Espetáculos, apresentações e outras manifestações culturais acontecem em diversos polos (Parque Euclides Dourado, Parque Ruber Van Der Lin Den, Praça Mestre Dominguinhos, Praça Souto Filho (Praça da Palavra[1]), Colunata (Palco da Cultura Popular), e outros). Trata-se de um evento cultural que mistura diversas linguagens e estilos musicais – Rock, MPB, Blues, Jazz, Forró, Música instrumental, Sertanejo, Brega, erudita e outros estilos musicais. Destaque também para teatro, literatura, cinema, circo, gastronomia e fotografia.
RETORNO - A cada ano o festival atrai milhares de pessoas de todo o País. Além dos shows, oficinas culturais, exposições de arte, apresentações circenses e outras manifestações culturais, o festival exibe filmes de todos os gêneros. Devido à Pandemia de COVID-19 o festival não foi realizado no ano de 2020.
Em 29 de março de 2022 foi anunciado que a abertura das inscrições para participar da 30° edição do festival estavam abertas. No dia 23 de junho de 2022 o prefeito de Garanhuns Sivaldo Albino, anunciou que o evento seria de 15 a 31 de julho, totalizando 17 dias. Tornando-se o maior festival da história do município.
Dentre os 800 artistas que irão se apresentar no festival de inverno de Garanhuns 2022, estão: A cantora Adriana Calcanhotto, o rapper Filipe Ret, o grupo internacional de jazz escalandrum, a dupla AnaVitória, os cantores Nando Reis, Xamã e Baco Exu do Blues compõe a programação do 30° FIG.

PASSANDO A LUPA 🔎 

PRIMEIRA NOITE 1 -  O Festival de Inverno de Garanhuns voltou com muito brilho e em grandes estilo trazendo megas shows após uma pausa forçada de dois anos. A 30ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) teve início nessa sexta-feira (15). O evento recebe mais de 800 atrações, em 25 diferentes e descentralizados polos estrategicamente localizados criando uma verdadeira “cidade cultural”. O grande polo é sempre na Esplanada Cultural Praça Mestre Dominguinhos, principal polo onde os mega show acontecem. Na noite de ontem teve sua programação voltada para a celebração dos 30 anos do FIG e grandes apresentações com nomes do samba nacional.
PRIMEIRA NOITE 2 - A programação foi aberta com a apresentação do espetáculo “Celebração de Abertura do FIG 30 anos”. Em seguida, o samba tomou conta com as inéditas atrações da Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos, onde houve os shows da banda Amor Eterno, grupo garanhuense; e da cantora e compositora Karynna Spinelli, uma das maiores representantes do samba autoral brasileiro, que fez o público aquecer o coração com o seu repertório.
SEGUNDA NOITE - A segunda noite da 30ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) contou com a presença de um público caloroso para esquentar o frio neste sábado (16), no polo Praça Mestre Dominguinhos. Os repertórios foram do MPB a música de DJs, representando fielmente a diversidade de ritmos que faz parte do FIG. A ficou por conta do garanhuense Pedrinho Pontes, que se emocionou durante a sua apresentação. “Só quem tá comigo sabe o quanto esperei por esse momento. Vai ser difícil segurar essa emoção”, contou o artista. Em seguida subiu ao palco o recifense Jorge Du Peixe, ex-integrante da Nação Zumbi, que também terá representantes na noite em homenagem ao Mangue Beat, na próxima quinta-feira (21). O projeto apresentado pelo artista foi o Baião Granfino, em homenagem a Luiz Gonzaga. Du Peixe trouxe elementos da sua identidade artística, com sons graves e uma percussão marcante. á Jorge Vercillo trouxe um repertório de músicas conhecidas por todos, e fez o coro da Praça Mestre Dominguinhos cantar junto, proporcionando um momento de nostalgia e emoção. Em seguida, subiram ao palco a cantora Marina Elali e as DJs da Festa Odara Ôdesce, com remixes de músicas que integram a brasilidade.
TERCEIRA NOITE  - No domingo que representou a terceira noite do FIG. Neste domingo que é o terceiro dia do Festival de Inverno de Garanhuns tudo começou com Jam 212 que arrebatou o público com sua energia e ânimo espetacular em seguida Martins eletrizou o público que esperava com ânsia o show de Nando Reis, porém Ana vityoria veio de lá e se destacou com a eletricidade de sua harmonia técnica e aí veio o astro Nando Reis no palco emocionando impublicável ávido ir suas canções marcantes que misturam sentimentos de gerações. Porém a surpresa ventou já nas primeiras horas de segunda o astro Xamã arrebatou o público mostrando o porque de suas disparadas de sucesso de Norte a Sul no país. Xamã eletrizou o público e mostrou o porque de ser o astro do momento. Ponto  alto para o FIG, afinal são 30 anos. O público lotou a espanada cultural. Destaque especial para presença de palco e talento de Ana e Vitória que interagiram com o público de forma espetacular.
NANDO REIS 1  - Nando Reis era percussionista e crooner da banda de salsa Sossega Leão quando os Titãs foram formados. Na primeira apresentação pública dos Titãs, ele figurou como baterista. Após o lançamento do primeiro disco deles, ele chegou a sair do grupo por duas semanas, preferindo o Sossega Leão por razões financeiras, mas acabou mudando de ideia e foi aceito de volta. Saiu dos Titãs após a gravação do álbum A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana, em 2001. Na época, alegou “incompatibilidade de pensamento", e informou que ainda estava abalado pela morte dos amigos Cássia Eller e Marcelo Fromer. 
NANDO REIS 2- Em entrevista posterior, afirmou que sua saída se deveu também à sua vontade de se dedicar mais à sua carreira solo - chegou a propor à banda que pausassem suas atividades por um ano após o lançamento do álbum. Afirmou ainda que seu isolamento como compositor na banda vinha crescendo, o que era evidenciado pela quantidade de músicas escritas apenas por ele nos últimos álbuns. Hoje, o músico e a banda já voltaram a se falar normalmente, e Nando participou do show de 30 anos de carreira dos Titãs que ocorreu no Espaço das Américas, em São Paulo, na noite de 6 de outubro de 2012.
Em 2001, foi indicado ao Prêmio Multishow de Música Brasileira na categoria "Revelação solo", mas Wanessa Camargo se sagrou vencedora. Teve uma participação breve em um trabalho envolvendo a dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano. 
NANDO REIS 3- Na fonografia da trilha sonora oficial do filme biográfico 2 Filhos de Francisco, álbum lançado em 2005, interpretou a faixa "O Lavrador", ao lado da filha de Zezé Di Camargo, Wanessa Camargo Canções suas fazem parte de lançamentos de Skank (os sucessos "Sutilmente" e "Ainda Gosto Dela") e Jota Quest. Em 10 e 11 de agosto de 2010, gravou o DVD Bailão do Ruivão, um projeto com músicas nacionais e internacionais com várias participações especiais, como Zezé di Camargo e Luciano, Joelma e Chimbinha (Banda Calypso) e o grupo Zafenate. O DVD foi gravado em São Paulo, no Carioca Club. Em 2012, Nando figurou na lista dos dez artistas que mais lucraram com direitos autorais no primeiro semestre daquele ano, segundo o Ecad. Em 2016, estava na 15ª posição do mesmo ranking, além de ser o 6º no ranking de arrecadação com shows e o primeiro no ranking de arrecadação de música reproduzida em locais públicos.
Em 2013, participou, juntamente a Adriana Calcanhotto, de um show de apoio ao partido político Rede Sustentabilidade.
Em 2014, seu álbum Sei Como Foi em BH foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa. Ainda em 2014, afirmou que entraria em estúdio em 2015 para gravar um novo álbum. 

XAMÃ - Essa é a trajetória de Jason Carlos da Cruz Fernandes, mais conhecido pelo nome artístico Xamã. O rapper carioca, de 32 anos, é natural de Sepetiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.4 de jan. de 2022
Depois de se consolidar no cenário norte-americano, o DJ segue em uma crescente no mercado fonográfico brasileiro. Atualmente, ele soma mais de 1,2 milhão de streams no Spotify e mais de 2,9 milhões de visualizações no Youtube.
Nossa cidade viveu euforia com o terceiro dia do Festival de inverno de Garanhuns e os astros citados acima mostraram o quanto o nosso FIG é uma indústria sem chaminé. Milhares de empregos gerados e geração de renda na alta em nossa cidade graças a este evento. Amanhã, terça-feira voltamos a pauta política cheios de novidades. Até lá!
FIG TERÁ SHOWS HOJE E AMANHÃ - Tem novidade na grade de programação do 30º Festival de Inverno de Garanhuns, que agora conta com mais duas noites de shows, nada próxima segunda (18) e terça-feira (19). O anúncio foi feito há pouco pelo prefeito Sivaldo Albino, em suas redes sociais, após entrevista na rádio CBN Recife. Agora, o FIG vai ao todo ter 17 dias de apresentações na Praça Mestre Dominguinhos, principal polo do evento cultural.
A primeira noite, da segunda-feira, será em homenagem às mulheres, e vai contar com os shows de Mônica Almeida, Alessandra Leão, Wanderléa e Vanessa da Mata. Já na terça, a programação será marcada por homenagens ao cantor, compositor e instrumentista garanhuense Dominguinhos; com as apresentações de Nando Azevêdo, Liv Moraes, Petrúcio Amorim e Nando Cordel.
“Deixamos esse anúncio surpresa por último, e agora contamos com 17 dias de shows no principal polo do FIG. Com este complemento na programação, não restam dúvidas que será o maior, melhor e mais intenso Festival de Inverno de Garanhuns de todos os tempos. Por isso, contamos com a presença de todos para abrilhantar ainda mais este grande evento”, conclui o prefeito Sivaldo Albino.


Nenhum comentário: