BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎
A CAMPANHA ELEITORAL MAIS CURTA QUE JÁ SE TEVE NOTÍCIAS OCORRE EM 2022
É isso mesmo que você acaba de ler caríssimo leitor da coluna NA LUPA 🔎. Estamos diante da campanha mais curta que se teve notícias nos últimos tempos, senão a mais curta da história do Brasil. Na prática a “campanha” começou há muito tempo disfarçada e entitulada de “pré-campanha”. É como prévia carnavalesca. É carnaval puro, mas é prévia que parece carnaval mas não é, embora seja. É a mesma coisa. Muitas das candidaturas que estão na “pista de dança” dessa discoteca já vinham promovendo “embalos” há muito mais de um ano e meio. No Brasil a legislação eleitoral que a cada eleição possui regras próprias e diferentes, confunde tudo e todos. Mas voltando ao tema central, temos em vigor a campanha com menor tempo de sua história. Em dezenas de cidades do interior a campanha ainda nem sequer começou, pois não há visitações, porta a porta, bandeiras nas ruas nem nada. Tudo segue como “dantes no quartel de abrandes”.
CONTEXTO DA FRASE- A frase “tudo como dantes no quartel de Abrantes” é uma herança lusitana. Chegou ao Brasil em 1808, a bordo dos navios que trouxeram a família real e sua corte para o Rio de Janeiro. Surgiu durante a invasão de Napoleão Bonaparte à Península Ibérica. Portugal havia se oposto ao Bloqueio Continental, que obrigava o fechamento dos seus portos a qualquer navio inglês. Em 1807, o general Jean Androche Junot, braço-direito de Napoleão, atravessou a fronteira com a Espanha e ocupou Abrantes, a 152 quilômetros de Lisboa, na margem do rio Tejo. Lá, instalou seu quartel-general e, meses depois, se fez nomear duque d’Abrantes. Com a fuga do príncipe-regente Dom João VI para o Brasil, o general francês praticamente não enfrentou oposição. Isso despertou a ironia popular, registrada por Orlando Neves no Dicionário de Expressões Correntes (Editorial Notícias, Lisboa): “‘Tudo como dantes, quartel-general em Abrantes”.
TEMPO CURTO - Com 1º turno em 2 de outubro, partidos e candidatos terão 46 dias nas ruas e na internet para apresentarem suas propostas. Antes, propaganda em eleições presidenciais ocorriam com o dobro de tempo. Antes da mudança na lei, os partidos e candidatos tinham período maior para apresentarem seus projetos aos eleitores, com o mínimo de 85 dias para a eleição à Presidência (o que ocorreu em 2006, na reeleição de Lula). A média entre 1994 e 2014 era de 90 dias com as campanhas nas ruas - inclui também os materiais veiculados em rádio e TV. O Guia eleitoral este ano será curto em relação a todos os que já existiram até o dia de hoje.
CURTA- Quem se beneficia de uma corrida mais curta? Os prazos mais apertados, junto com a criação de um fundo eleitoral, são parte de uma reforma política aprovada no ano passado que, segundo seus críticos, visava manter os políticos tradicionais no poder. Já para as eleições proporcionais (deputados e senadores), os políticos tradicionais devem, sim, se beneficiar das mudanças. “Eles têm a máquina na mão para tratorar quem quiser entrar na política”, diz um analista político.
Mas, para a campanha presidencial, as mudanças podem, curiosamente, beneficiar Jair Bolsonaro (PSL), em segundo nas pesquisas de intenção de voto. Quem fez uma pré-campanha bem feita esta também seguro rumo a uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco e a Câmara Federal em Brasília.
ESTADUAL- A nível estadual com as candidaturas travadas no meio do caminho da Frente Popular de Pernambuco, leia-se Danilo Cabral(PSB) que agoniza em 5º lugar e precisa ultrapassar todos para não correr o risco de perder o cartão para o 2º turno. O grupo de Danilo Cabral vai lançar mão de todos os arsenais possíveis numa eleição para o bem ou para o mal a questão é de guerra. Perdendo, o PSB saída de cena por alguns anos e nesse período uma nova força surgirá. É contra isso que lutam os aliados da Frente Popular de Pernambuco pois até nos cargos comissionados tem gente que se confunde com “efetivos” pois estão no cargo há décadas. Ninguém quer entregar a “joia da coroa”. Uma curta campanha é sem dúvida mais uma pedra no caminho socialista.
NO MEIO DA RUA- uma coisa interessante é que de fato a campanha de rua ficará submetida a pouco mais de 30 dias. Isso traz vantagens e desvantagens. Há a economia de recursos financeiros com cabos eleitorais e uma série de eventos que não acontecerão mas que se houvesse tempo estariam acontecendo e custam dinheiro. Com uma campanha reduzida também há economia na impressão de materiais de campanha, sobretudo os gráficos, porque não haverá a necessidade de se renovar a entrega de chapinhas por muitas semanas por exemplo. Apertem os cintos, a turbulência está no ar.
PASSANDO A LUPA 🔎
ERIBERTO FILHO - De volta a São Lourenço da Mata, o candidato a deputado estadual, Eriberto Filho (PSB), iniciou a semana se reunindo com diversas lideranças políticas na noite desta segunda-feira (22/08), a convite do prefeito Vinícius Labanca (PSB). Recebido pela animação de mais de 200 pessoas, o advogado participou do evento ao lado do vice-prefeito Dr. Gabriel e do ex-prefeito e atual secretário de Governo Gino Albanez. Além do candidato a deputado estadual, Silvio Costa Filho (Republicanos), candidato a deputado federal, também esteve presente na reunião, assim como a base aliada do Legislativo municipal e os responsáveis por coordenar a campanha em São Lourenço da Mata, Lucca Albanez e Antônio Correia.
DUDU DA FONTE - O deputado federal e candidato à reeleição Eduardo da Fonte (PP) recebeu mais um grande apoio nesta terça-feira (23). Desta vez, foi o vice-prefeito de Macaparana, Giva, que fez o anúncio na presença do prefeito do município, Paquinha. “Eu fico muito feliz por ter ao meu lado grandes gestores como Paquinha e Giva, que somam e contribuem ainda mais para o grande trabalho já realizado em Macaparana e todo o estado de Pernambuco. Vamos seguir juntos trabalhando pelos pernambucanos”, registrou o deputado.
“Eduardo da Fonte é um dos maiores políticos de Pernambuco, sendo o maior parceiro de Macaparana. Ele vai poder contar comigo, com Paquinha e com o todo o nosso grupo político para ajudá-lo nessa caminhada vitoriosa”, disse Giva.
FURACÃO - Após provocar uma bagunça nas chapas proporcionais do União Brasil ao voltar a disputar o mandato de federal, Luciano Bivar, presidente nacional da sigla e dono do cofre está usando sua força para chantagear os candidatos a estadual para dobrar com ele. No comando do maior fundo eleitoral da história, ele ameaça não liberar recursos para quem não casar o voto com ele.
CIRURGIA - O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, José Irlando de Souza Lima (Irlando Parabólicas), passará hoje, quarta-feira (24), no Hospital Memorial São José, no Recife, por um procedimento cirúrgico no coração, Irlando fará uma Ablação (procedimento para o tratamento de algumas arritmias cardíacas). Apesar do procedimento ser seguro e de baixo risco, porém não se pode esquecer que, é uma cirurgia no coração. O procedimento deve durar entre 2-3 horas e a recuperação, ocorre no curto tempo de 7 dias.
LÓSSIO FILHO - Nesta quarta-feira, 24 de agosto, Julio Lossio Filho, candidato a deputado estadual, vai realizar o lançamento oficial de sua campanha. O ato vai reunir nomes como Marília Arraes, candidata ao governo de Pernambuco, além de apoiadores e lideranças políticas do Sertão. Através das redes sociais o político fez convite para o lançamento da campanha.
DILSON - O buzinaço teve início às 18h e percorreu os bairros Indianópolis, Inocoop e José LiberatoA noite desta terça-feira (23), em Caruaru, foi marcada pelo primeiro buzinaço realizado pelo candidato a deputado federal, Dilson Oliveira (UB). A concentração de carros aconteceu na rua da antiga Itapemirim e seguiu até o bairro José Antônio Liberato. Por onde passava Dilson recebia as demonstrações de apoio e carinho à candidatura. “Vamos manter esse ritmo de animação e buscar o voto de confiança do povo. Será assim até a reta final rumo à vitória, mostrando como se faz uma campanha limpa”, disse Dilson Oliveira
CIRO - O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, defendeu, hoje, em entrevista ao Jornal Nacional, suas críticas ao ex-presidente Lula (PT) e ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Questionado sobre o risco de suas declarações intensificarem a polarização, o pedetista afirmou que pretende “unir o País ao redor de um projeto”. “O Brasil vive hoje a mais grave crise, se nós tomarmos os números do desemprego e da fome. Há pessoas e grupos políticos responsáveis por essa tragédia. E a maior ameaça à democracia é o fracasso dela na vida do povo. Vou me esforçar para unir o Brasil”, declarou Ciro. Ele ainda disse tentar “mostrar ao povo essa polarização odienta, que não ajudei a construir”. “Agora, tenta-se repetir uma espécie de 2018. Portanto, a gente tem de denunciar. Temos de ser duros. A corrupção é um flagelo no Brasil”.
VÍTIMA- O candidato do PL a governador, Anderson Ferreira, surpreendeu na entrevista à Rádio Folha ao declarar que seus principais adversários, Danilo Cabral (PSB), Marília Arraes (SD), Miguel Coelho (UB) e Raquel Lyra (PSDB) são lulistas e contra ele e o presidente Jair Bolsonaro. Apesar da declaração de Anderson, é importante frisar que Miguel e Raquel nunca sinalizaram votar no petista para presidente e até o presente momento preservaram o presidente Jair Bolsonaro de críticas.
MAQUIAGEM - Durante passagem pela cidade de Frei Miguelinho, no Agreste Setentrional, Segunda (22), a deputada estadual e candidata à vice-governadora de Pernambuco pelo União Brasil, Alessandra Vieira, criticou o que chamou de “maquiagem” na PE-121, no trecho que liga Frei Miguelinho à comunidade Junco, na cidade de Vertentes. Alessandra estava acompanhando Miguel Coelho, durante agenda na cidade. “Sou frequentadora de Frei Miguelinho e há anos essa estrada não recebia qualquer atenção, estava completamente esburacada. Hoje [ontem], para minimizar as críticas, porque sabiam que candidatos ao governo estariam aqui, resolveram passar essa maquiagem. Para enganar quem?”, questionou a deputada, se referindo a uma operação tapa-buracos que acontecia durante a visita dos candidatos. Alessandra declarou ainda que, enquanto deputada, apresentou na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a indicação Nº 4.295/2020, em 7 de agosto de 2020, solicitando a viabilização do recapeamento asfáltico da PE-121, no trecho de Frei Miguelinho a Riacho das Almas, mas disse que até o momento não obteve retorno do governo do Estado.
AGLAILSON E ERIBERTO - Chamou atenção o evento de inauguração do tradicional Ponto 40, no último sábado, em Vitória de Santo Antão, quando foi consolidada a dobradinha de Aglailson Victor (PSB), candidato a deputado estadual, e Eriberto Medeiros (PSB), candidato a deputado federal. A dupla promete dar estouro de votos no município, dando demonstração de força desses dois grupos políticos no Estado. Estiveram presentes, no evento, diversos prefeitos como Xisto Freitas, de Aliança, Severino Silvestre, de Passira, Wilson Lima, de São João, e Manuca, de Custódia. Aglailson Victor vem mantendo a tradição de Zé do Povo e Aglailson Júnior, que governaram a cidade, com muita popularidade. Eriberto Medeiros, por sua vez, reforça sua presença no interior de Pernambuco, levando sua experiência e disposição para a disputa em um dos colégios eleitorais mais expressivos.
RAQUEL - A candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e sua vice, Priscila Krause (Cidadania), receberam, nesta terça-feira (23), o apoio de moradores e comerciantes do Vasco da Gama, Zona Norte do Recife. Ao serem recebidas pela população, as postulantes apresentaram seus compromissos para o futuro de Pernambuco. Entre as propostas, Raquel reforçou que vai criar, em parceria com os municípios, 60 mil vagas de creche; que o programa Mães de Pernambuco irá atender, de forma imediata, mais de 200 mil crianças e cerca de 100 mil mulheres em situação de pobreza, com uma bolsa no valor de R$ 300; e a construção de cinco grandes maternidades. Para Joana Macedo, dona de casa e moradora do bairro há nove anos, a saúde é o principal problema do Recife. “Temos grandes hospitais, mas não dão conta de atender o básico. O atual governo prometeu que isso ia melhorar, mas só piorou”, criticou Joana. Também acompanharam a agenda o deputado federal, Daniel Coelho, candidato à reeleição, e o vereador do Recife e candidato a deputado estadual, Alcides Cardoso
SOCORRO PIMENTEL - Conquistando apoios todos os dias na sua campanha para deputada estadual, Socorro Pimentel foi ao município do Exu receber o reforço do Dr. Ulisses Rodrigues. Ulisses é médico, foi candidato a vice-prefeito de Exu na eleição passada e é um jovem com um futuro brilhante na política do município e da região. “Tenho muito carinho pelo povo do Exu e ficarei honrada em representar esse município na Alepe. Dr. Ulisses Rodrigues chega para fortalecer o nosso time no Araripe. Juntos, faremos muito mais pelos pernambucanos. Vamos em frente”, disse Socorro por meio das redes sociais.
CONTRARIOS -Enquanto o deputado federal Luciano Bivar (UB) segue anunciando todos os dias a adesão de novos apoios ao seu projeto de reeleição, Mendonça Filho, seu concorrente direto na chapa do União Brasil sumiu do noticiário político. Dos dois um: ou parou no tempo, ou está avançando em silêncio para não chamar a atenção.
NAS RUAS - Está sendo cada vez mais comum ver após o horário do expediente do Governo do Estado e Prefeitura do Recife, no final da tarde e início da noite, um grande número de contratados e comissionados vestidos de amarelo nos principais cruzamentos da capital fazendo campanha para o candidato a governador Danilo Cabral (PSB). A tropa tem sido responsável por garantir ao socialista um volume de campanha impressionante.
FRASE DO DIA - “É fake news que eu xingo ministro.” (Bolsonaro, em entrevista ao Jornal Nacional. Xingou mais de uma vez os ministros Edson Fachin e Luís Roberto Barroso, do STF, chamou de ‘canalha’ o ministro Alexandre de Moraes e disse que não mais respeitaria suas ordens)
Nenhum comentário:
Postar um comentário