sábado, 6 de agosto de 2022

Na Lupa🔍 Sábado 06/08/22, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 

NA LUPA 🔎 

A CONVENÇÃO DA FRENTE POPULAR DE PERNAMBUCO E UMA LEITURA REAL DOS FATOS 

A coordenação da Frente Popular de Pernambuco passou muito longe das realizadas anteriormente nos tempos áureos, nesses dezesseis anos de hegemonia socialista no governo de Pernambuco. Não chegou nem no “dedo midinho da histórica convenção de Miguel Arraes de Alencar realizada no Ginásio Geraldão que levou o mito novamente ao seu terceiro mandato no Palácio do Campo das Princesas. A convenção de Danilo Cabral foi digamos assim “dentro do padrão”. Nas BRs que dão acesso ao Recife não se viu nada extraordinário a nível de circulação de ônibus e carros que se deslocaram para a capital. O Clube Português que possui capacidade de menos de 10 mil pessoas estava lotado realmente. Mas o que chamou atenção de verdade foram os discursos como um verdadeiro mantra, para relembrar o ex-governador Eduardo Campos, de saudosa memória a quem até hoje reverenciam como líder popular e grande gestor. 
DISCURSOS 1- Coube a Silvio Costa Pai atacar André de Paula numa ação orquestrada e numa demonstração de que a Frente Popular de Pernambuco está com medo de André de Paula na disputa pela vaga ao senado. Silvio só não chamou André de “santo”. Com seu estilo agressivo de discursar, característica que traz deste a época que fazia parte da tropa de choque de Dilma Rousseff, ele disse que André era o senador dos empresários. Tentou de todas as formas desqualificar a atuação parlamentar do deputado federal que foi seu colega por anos em Brasília. Entre um discurso e outro era veiculado nos telões as imagens da passagem de Luiz Inácio Lula da Silva por Pernambuco, com os vídeos editados óbvio e sem as vaias. Tudo muito planejado para criar um clima de normalidade, o que na verdade não estava no olhar dos presentes que conhecem e entende da política pernambucana. Havia tensão no ar, relata um deputado estadual que estava presente, em reserva ao blog. 
DISCURSOS 2- Coube a Eriberto Medeiros e a Luciana Santos exaltarem o governador Paulo Câmara padrinho de Danilo Cabral(PSB) e que vive um momento de altíssima rejeição popular em todos os levantamentos de opinião já realizados até agora. Até mesmo nos levantamentos nacionais o atual governador Paulo Câmara aparece como pior governador do Brasil a nível de aprovação popular, superando até mesmo a rejeição de Jair Messias Bolsonaro(PL) em nosso estado. 
DISCURSOS 3- Danilo Cabral(PSB), agora homologado candidato a governador de Pernambuco pela Frente Popular de Pernambuco fez o seu discurso lembrando as vitórias da Frente Popular no estado. E colocou: “Passa um filme na minha cabeça da caminhada que temos aqui, que começou aqui e não terminou aqui. Temos uma história que a gente representa. A Frente Popular é o time mais vitorioso de Pernambuco. Isso vem lá de trás, com Arraes, Pelópidas, Jarbas Vasconcelos, Eduardo Campos, Paulo, meu grande amigo Geraldo Júlio, de João Campos. É esse o time que mais ganhou eleições", colocou para logo em seguida elogiar João Campos, filho de Eduardo e presente na convenção, atual prefeito do Recife.
DISCURSOS 4- Tereza Leitão estava bastante centrada em não cometer gafes e com o cuidado necessário para não se perder. Ela deu estocadas nas chapas que apoiam Lula. Esquisito isso porque esse colunista não entende como se dar estocadas em quem apoia a mesma coisa que nós apoiamos? É um contrassenso fora do comum, mas enfim Tereza mandou um recado direto para Marília Arraes, porém veio com o velho blá blá blá que não convence ninguém, de que o palanque que ela está candidata, significa o palanque do “acordo” , da “negociação” e de “mil baboseiras” que saem do nada para lugar algum. Os políticos insistem em fingir que acreditam que nós acreditamos, que eles acreditam que nós acreditamos em alguma coisa que eles pregam. Enfim declarou-se candidata ao senado pelo PT e com apoio do PSB, que até pouco tempo atrás ela queria ver pelas costas. Haja incoerência num prato único. 
PAULO CÂMARA - O governador Paulo Câmara começou falando sobre os trabalhos da sua gestão. "Nossos adversários vão querer desqualificar o nosso trabalho, mas a verdade sempre prevalecerá", afirmou para em seguida pedir o voto em Danilo Cabral e falar da aliança e da importante missão de se eleger Lula(PT) como Presidente da República. Paulo Câmara estava sereno e apesar de estar em seu “habitat natural”, cercado de socialistas ainda pareceu preocupado ao realizar o seu discurso, talvez seja pela sequelas deixadas pelos eventos em que participou quando da vinda de Lula(PT) ao estado antes da Convenção da Frente Popular de Pernambuco. Todos os que usaram da palavra enalteceram a capacidade de gestão e de segurar as finanças diante das grandes crises políticas e econômicas que o país atravessou ao longo dos oito anos de mandato de Câmara. 
QUE COMECEM OS JOGOS - Fim do prazo para as convenções, encerrados os eventos para tal finalidade agora começa o prazo para os partidos entregarem as documentações ao TRE e nesse tempo acredite caro leitor, é preciso que se fique de olhos abertos contra alterações repentinas nas atas de registros de candidaturas. A partir do momento em que o candidato for escolhido em convenção partidária o registro pode ser apresentado à Justiça Eleitoral. O prazo máximo é dia 15 de agosto. Ou seja nos próximos dez dias a burocracia partidária pode “casar e batizar” , para um bom entendedor meia palavra basta. E nesses dez dias contados de hoje pra frente que pode acontecer muita coisa inclusive nada ou “muita coisa e inclusive muita coisa mesmo”. É isso ai. 


PASSANDO A LUPA 🔎

COM RAQUEL - A candidatura de Raquel Lyra (PSDB) ao Governo de Pernambuco, junto a sua vice Priscila Krause, ganhou o apoio do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), que retirou a candidatura de Esteves Jacinto a governador e confirmou que fará parte da coligação formada pelo PSDB e Cidadania. O presidente estadual do PRTB, Ednázio Silva, ao lado de dirigentes do partido, estiveram reunidos com Raquel, nesta sexta (5), na sede do PSDB, no Bairro do Derby, para formalizar a coligação.

TONY- Reafirmando o compromisso com o povo de Pernambuco, o deputado estadual Tony Gel oficializou nesta sexta-feira (5), a sua candidatura à reeleição. A homologação ocorreu durante a convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB), no Clube Português, no Recife. "Estou pronto para mais um desafio! Desejo continuar na Assembleia desenvolvendo ações e projetos que beneficiem Caruaru, o Agreste e todo Pernambuco, pois eu faço da política um exercício diário de servir. Um serviço ao povo que eu amo, que acredita e confia no meu trabalho", destaca Tony. Esta é a quarta vez em que Tony Gel disputa uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). As consecutivas vitórias nas urnas são sinal da confiança do povo pernambucano que, em 2018, o reelegeu com uma votação expressiva de 49.133 votos.

Nenhum comentário: