sábado, 13 de agosto de 2022

Na Lupa🔍 Sabado 13/08/22, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 

NA LUPA 🔎 

DANILO CABRAL PODE SER COMPARADO A UM TITANIC ELEITORAL EM NAUFRÁGIO

Na coluna de hoje após analisarmos as últimas pesquisas de opinião registradas no TSE e numa análise minuciosa da política pernambucana fornecida pelos blogs, jornais e rádios, chegamos a uma conclusão de que a Frente Popular de Pernambuco caminha para uma derrocada pois o eleitor não está disposto a manter os atuais mandatários no Palácio do Campo das Princesas. E a leitura que se faz dos levantamentos numéricos que estão sendo divulgados a exaustão na imprensa. Vamos fazer uma analogia com a história do famoso navio transatlântico RMS Titanic. Apertem os cintos, turbulência no ar. Ou melhor, fortes ondas e iceberg no mar. Vamos lá: 

NA HISTÓRIA- O RMS Titanic era um navio britânico do século vinte que realizaria viagens transatlânticas. Ele realizou somente uma viagem, em 10 de abril de 1912, quando também afundou. A ideia para ele, quando foi construído, era de que fosse um navio luxuoso e extremamente seguro. Dizem que ele seria impossível de afundar. E afundou. 

PORQUE AFUNDOU - O que realmente fez o Titanic afundar segundo a perícia de uma expedição científica que visitou no ano passado o local do naufrágio e está confirmada foi que o Titanic não afundou por causa de uma grande rachadura no casco, como se pensou durante muito tempo. O navio naufragou por causa de seis pequenos buracos no seu casco, produzidos pelo impacto com o iceberg no Atlântico Norte.

O TITANIC PERNAMBUCANO- Uma frente chamada de “popular” que de popular não tem nada, pois os seus líderes atuais mantém distância regulamentar do povo e só se apressam para apresentar planos gigantes de última hora e em cima de palanques cheios de marketing montados calculadamente, para impressionar e sobretudo para produzir fotos e videos como se estivesse em Hollywood, tamanha a perfeição da produção cinematográfica e de edição de imagens e sons. Um fato curioso também envolve a sonoplastia (Sonoplastia é a comunicação pelo som. Abrangendo todas as formas sonoras - música, efeitos sonoros e falas, e recorrendo à manipulação de registros de som), que deixou muita gente atônitos: sons de aplausos digitais foram usados no evento da visita de Luiz Inácio Lula da Silva as cidades de Garanhuns, Serra Talhada e Recife. Este colunista confessa que nunca teve conhecimento que houvessem “aplausos artificiais”. 

O TITANIC PERNAMBUCANO 2- Igual a um navio transatlântico feito o lendário TItanic, a Frente Popular de Pernambuco estava de embarcação lotada e super lotada. Até pouco tempo atrás não havia sequer como se fazer oposição à frente liderada pelo PSB porque os grandes partidos e detentores de recursos de fundo partidário e eleitoral e sobretudo tempo de televisão e rádio, estavam concentrados todos nas mãos do PSB de Danilo Cabral. Ao longo da viagem do Titanic foram pulando fora e saindo nos “botes” , nomes como Mendonça Filho, Armando Monteiro, Luciano Bivar, Fernando Bezerra Coelho, Miguel Coelho, João Lyra, Raquel Lyra, Anderson Ferreira, André Ferreira, Sebastião Oliveira, Marilia Arraes, André de Paula e inúmeros outros atores importantes da cena política. 

O TITANIC PERNAMBUCANO 3- Mas mesmo assim com a soberba de que nasceram pra mandar e nunca para obedecer, a cifra central dessa “frente” nunca admitiu ceder o “leme” (O leme é um dispositivo móvel destinado ao controle direcional de um barco e, mais geralmente, de qualquer máquina em movimento na água). Nunca admitiram ceder a “cabeça de chapa”, a postulação de governador, a nenhum outro partido da Frente Popular de Pernambuco. O comando ou era do PSB ou de ninguém . E prece que vai ficar mesmo com “ninguém”’ do PSB. Pois o deputado federal Danilo Cabral não consegue sair da 5ª colocação nas pesquisas e ontem mesmo o instituto Paraná Pesquisas ratificou novamente Danilo “no rabo da gata” como se diz na gíria popular. O Titanic socialista vai afundar. Os buracos no casco estão fazendo o navio perder o prumo e o rumo.  Os buracos no cascos, caro leitor aqui na nossa analogia é a saída de todos e todas as lideranças citadas acima. Está provado que eram eles que davam a estabilidade ao navio. 

O TITANIC DANILO CABRAL 1- Deputado Federal mediano na Câmara dos Deputados. Alçado à liderança do PSB após uma briga com Alexandro Molon(deputado federal do Rio de Janeiro) Danilo Cabral foi um líder de bancada comum, não chegou sequer a fazer focos de luz e brilho como o estreante Silvio Costa Filho, seu colega que no primeiro mandato deu show em Brasília, ocupando espaço e sendo respeitado pela mídia nacional. Exercendo o seu terceiro mandato na prática nunca disse a que veio. Além de ter votado pelo impeachment de Dilma Rousseff(PT) e ter apoiado Aécio Neves(PSDB), trata-se mais de um burocrata do que político. Escolhido nos pênaltis e às pressas já na reta final das movimentações políticas, entrou em campo como um verdadeiro Titanic com o apoio divulgado de uma centena de prefeitos e quase a totalidade dos deputados federais e estaduais. Foi apresentado como um verdadeiro “arrasa quarteirão”. Para o PSB e a Frente Popular de Pernambuco em poucos dias assumiria o comando das pessoas e seguiria para vencer e atracar no Palácio do Campo das Princesas como governador eleito no 1º turno. 

O TITANIC DANILO CABRAL 2- Ocorre que o “navio transatlântico” ainda está cheio, mas cheio mesmo, de atores interessados em “se salvar” do afogamento eleitoral, o que pode levar ao fim da carreira de vários políticos, que apostaram na manutenção do “glamour” do “navio socialista”. Um fato que está chamando atenção do meio político é a chapa de deputados federais do PSB, tem tudo para afundar. Inexplicavelmente não possuem caldas, pois fizeram um errado movimento de segurar no “barco” Raul Henry(MDB) e Wolney Queiroz(PDT). Caro leitor as caudas que tinham jogaram na direção dos dois deputados citados acima porque senão o fizessem, seriam os primeiros a pular no oceano atlântico de outras candidaturas a governador. Deslocaram as caldas para essas siglas e deixaram os postulantes do PSB literalmente a “ver navios”. Parece engraçado mas não é. Alguns deputados históricos correm o risco de ficar sem mandato, pois o bote “salva-vidas vidas” do quociente eleitoral e sobras, só cabem 4 postulantes. Um milagre de um apertado, levaria um quinto nome pelo cálculo de sobras, porém em tese, só escapa quatro dos nomes aqui citados: Pedro Campos, Felipe Carreiras, Eriberto Medeiros, Lucas Ramos, Tadeu Alencar, Guilherme Uchôa Júnior, Gonzaga Patriota e Milton Coelho. Significa que está um verdadeiro “salve-se quem puder”. É isso aí. 

O TITANIC DANILO CABRAL 3- A candidatura de Danilo Cabral se assemelha a um Titanic (importante dizer caro leitor que usamos na coluna de hoje uma analogia, para mostrar que um glamouroso e indestrutível navio transatlântico também teve sua derrocada de forma trágica é muito lamentável. A história da vida real do legítimo Navio Transatlântico Titanic é terrivelmente triste, e marcou a história da navegação mundial bem como está registrado como um dia maiores desastres humanos do século passado). A campanha do PSB apostava na Máquina Socialista de Fazer Campanha, que parece que naufragou em águas turvas pois até agora essa “máquina” foi incapaz de mover Danilo Cabral da última colocação nas pesquisas divulgadas até agora nos últimos seis meses. Há sinais aparentes de que essa candidatura está “naufragada” em mar revolto. Diante da fisura nos cascos, só resta agora o “bote” do Guia Eleitoral gratuito na televisão e Rádio. Seara que pode alterar muita coisa, inclusive nada pelo escasso tempo que resta para eleição, pouco menos de 50 dias. 
O “BOTE” DO GUIA ELEITORAL - O guia eleitoral gratuito na TV e no rádio para primeiro turno começará no dia 26 de agosto de 2022, uma sexta-feira.
Os programas serão exibidos até o dia 29 de setembro de 2022, uma quinta-feira — três dias antes das eleições, que acontecem no domingo, dia 2 de outubro de 2022. E neste equipamento que Danilo Cabral e sua Frente Popular de Pernambuco quer se apegar para salvar a sua candidatura do fracasso e da vergonha de não ir sequer ao segundo turno. De acordo com as pesquisas divulgadas na semana inteira, o segundo turno seria entre Marilia Arraes(Solidariedade 77) e Raquel Lyra (PSDB 45). Parece brincadeira mas é verdade. Em tempo, no rádio, o guia eleitoral será exibido de segunda a sábado, dividido em dois blocos: das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25. Preparem os coletes salva-vidas, pois o barco de Danilo Cabral parece que vai afundar. 

O FILME TITANIC - É um filme norte-americano de 1997 realizado por James Cameron. Titanic é um filme épico de romance e drama norte-americano de 1997, escrito, dirigido, co-produzido e co-editado por James Cameron. É uma história de ficção do naufrágio real do RMS Titanic, estrelando Leonardo DiCaprio como Jack Dawson, e Kate Winslet como Rose DeWitt Bukater, membros de diferentes classes sociais que se apaixonam durante a fatídica viagem inaugural no navio saindo de Southampton para Nova York em 15 de abril de 1912. Apesar dos personagens principais serem fictícios, alguns personagens são figuras históricas. Gloria Stuart interpreta Rose idosa, que narra o filme; e Billy Zane interpreta Cal Hockley, o noivo rico da jovem Rose. Cameron viu a história de amor como um jeito de cativar o público para o desastre real.

PASSANDO A LUPA 🔎

BOM JARDIM - Na manhã desta sexta-feira (12), Miguel Barbosa, ex-prefeito de Bom Jardim, região agreste de Pernambuco, entregou o pedido de exoneração do cargo de secretário de governo. Miguel é casado com Vânia de Miguel que é a atual vice-prefeita do município, e candidata a deputada federal pelo PP. Miguel Barbosa foi a chave principal da vitória da eleição passada. Um dos motivos do rompimento é que Miguel e Vânia estavam sendo escanteados da gestão por não seguir os candidatos do prefeito, afirmou fonte próxima ao casal. Além disso Miguel Barbosa aderiu à candidatura de Marília Arraes para o governo do estado e é o coordenador de sua campanha no agreste.

ADESÃO- O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, e a ex-deputada estadual e candidata à Alepe, Socorro Pimentel, ambos do União Brasil, declararam apoio à candidata ao Governo de Pernambuco em evento realizado ontem, na capital pernambucana.  “Não quero que esse gesto seja visto como uma simples adesão de um prefeito de uma cidade polo, como é Araripina. Quero que esse gesto seja visto como uma conclamação a todos os prefeitos que, como eu, sofreram perseguição e boicote desse governo que aí está”, declarou.


ADESÃO 2- Temos fontes que um caminhão de prefeitos vão migrar a Marília nos próximos dias. Temos nomes de alguns até de cidades polos. Consequência do que não tiveram nesses 8 anos de Paulo Câmara. Um prefeito amigo do blog disse "um dia a coisa gira" e parece ser verdade tá girando.
DANILO - O povo de São Bento do Una, no Agreste Central, recebeu com carinho e alegria o candidato a governador Danilo Cabral, na noite desta sexta-feira (12), para um ato político com o prefeito Alexandre Batité e lideranças de toda a região. Ao lado de Luciana Santos (vice), Teresa Leitão (Senado), Silvio Costa (primeiro suplente), Raul Henry (federal) e Diogo Moraes (estadual), Danilo convocou o time da Frente Popular na cidade e região a entrar em campo. “O jogo vai começar na próxima terça-feira”, cravou.

CAMARAGIBE - O povo de Camaragibe, no Grande Recife, recebeu com entusiasmo a candidata ao governo do Estado, Marília Arraes, na noite desta sexta-feira (12), em uma casa de eventos no bairro de Timbí, no município metropolitano. Ao lado do candidato ao Senado André de Paula e do ex-prefeito Jorge Alexandre, Marília reforçou em sua fala a urgência que Pernambuco tem em sair da estagnação em que vive nos últimos oito anos. Além de Jorge Alexandre, vereadores, líderes comunitários e apoiadores de Marília de Camaragibe e cidades vizinhas se fizeram presentes.
PAGA MICHELE -A juíza Adriana Basso, da 3ª Vara Cível da Lapa (SP), determinou que a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, pague R$ 18.000 a Lucimara Ferri Melhado, advogada do jornalista Germano Oliveira, da revista IstoÉ. Michelle processou o jornalista e a revista por ter sido supostamente retratada de forma machista em uma reportagem de fevereiro de 2020. O texto falava que Jair Bolsonaro (PL) “vigiava” a mulher “de perto”. A primeira-dama pediu R$ 100 mil de indenização. As informações são do portal Poder 360. A solicitação foi negada em duas instâncias e Michelle foi condenada a pagar os honorários da parte vencedora. “Transcorrido o prazo para pagamento voluntário, inicia-se o prazo de 15 dias para que a executada [Michelle Bolsonaro], independente de penhora ou nova intimação, apresente nos próprios autos sua impugnação”, diz o despacho.

RUBER- O ativista e blogueiro inquieto garanhuense Ruber Neto @ruberneto.pe afirmou hoje em contato com nosso blog que vai apoiar o Delegado Rossine para Deputado Estadual nas eleições em outubro. A declaração foi dada ontem, o mesmo já dava sinais da adesão em suas redes sociais e aos seus seguidores. Segundo Ruber, a decisão parte de uma “grande aliança” entre ele e o futuro Deputado, em que ele defende a parceria e diz que a “união tem que continuar, pois se faz necessário a luta continuar, não somente agora, pois sua luta é por uma causa, essa causa é o bem maior e melhor para todos". Temos afinidades como o tato investigativo e a ânsia por justiça, o delegado se enquadra nesseeu perfil". Justificou Ruber

REI DA CONTRARIEDADE-  O ex-deputado Silvio Costa, primeiro suplente de senador da Frente Popular, alfinetou a candidata da oposição Marília Arraes durante ato político em São Bento do Una, nesta sexta-feira (12). “(Marília) diz que defende os trabalhadores e colocou como candidato a senador quem votou contra os trabalhadores e a favor da Reforma Trabalhista ”, criticou Silvio, se referindo a André de Paula. Em seguida, Silvio, que é amigo pessoal do presidente Lula, reforçou que o petista já deixou bem claro que seu único palanque em Pernambuco é o da Frente Popular, que tem Danilo Cabral e Teresa Leitão como candidatos ao governo e ao Senado, respectivamente. “Se tem um palanque que defende os trabalhadores, esse palanque é o de Danilo Cabral”, garantiu. Detalhe segue um vídeo abaixo Silvio contrariando tudo que Silvio fala hoje. Vai entender!





FRASE DO DIA - “Nem Deus pode afundar o Titanic” (Apesar de essa frase ser muitas vezes repetida para mostrar que os grandes nomes da White Star Line (a empresa responsável pelo navio) e o comandante da embarcação estavam superestimando o poder do Titanic – e que, claramente, haviam se enganado –, ela pode não ser real.)

Nenhum comentário: