BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 QUINTA
PESQUISAS OPUS E IPEC E A DANÇA DAS CADEIRAS PELA SEGUNDA COLOCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO
IPEC 1- Pesquisa Ipec feita em parceria pela Globo, mostra que Marília Arraes (Solidariedade) se manteve na liderança da disputa, com 33% das intenções de voto para o governo de Pernambuco em 2022, com cinco pontos percentuais a menos do que no levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 6 de setembro.
Em seguida, vêm Danilo Cabral (PSB), Raquel Lyra (PSDB), Miguel Coelho (União Brasil) e Anderson Ferreira (PL), todos com 11%. Os quatro candidatos estão empatados numericamente. O que transforma essas eleições num fato sem precedentes na história pernambucana, confirme previu Antônio Lavareda, muito antes do jogo começar.
IPEC 2- Ao observarmos a pesquisa divulgada em 6 de setembro, Danilo e Miguel subiram 3%, Raquel caiu dois pontos percentuais, e Anderson perdeu 1%. As movimentações aconteceram dentro da margem de erro, o que indica um cenário acirrado na disputa pela segunda colocação. Tudo pode acontecer e será bem provável que só se saiba quem de fato estará no segundo turno após a abertura das urnas em 2 de Outubro próximo.
OPUS 1 - Também foi liberada a pesquisa OPUS, nela há uma novidade porque registra a tendência de 7 dias atrás. Essa pesquisa realizada pelo Instituto Opus, ocorreu entre os dias 12 e 15 de setembro. A análise mostra a candidata Marília Arraes (SD) na liderança com 35% das intenções de voto. Em empate numérico, no segundo lugar, aparecem Raquel Lyra (PSDB) e Miguel Coelho (UB), ambos com 12%.
OPUS 2- Os candidatos Anderson Ferreira (PL) e Danilo Cabral (PSB) aparecem com 10% das intenções de voto, enquanto os demais postulantes somaram 1% ou menos das citações. Um percentual de 7% dos eleitores pernambucanos declarou votar branco ou nulo. Outros 11% dos entrevistados estão indecisos ou não quiseram responder à pesquisa. Para o levantamento, foram realizadas 1 mil entrevistas de forma presencial. Os dados têm 95% de intervalo de confiança e uma margem de erro de 3,2%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (PE-04543/2022).
MARÍLIA ARRAES- A candidatura da neta de Miguel Arraes de Alencar está praticamente assegurada no segundo turno porque entre os resultados OPUS e IPEC há uma coisa a ser observada que é a margem de erro é as oscilações se deram exatamente nesse quesito. Porém, está claro um ponto que precisamos observar. Não há definição alguma sobre quem vai ao segundo turno contra Marília Arraes. O fato aí apenas animou os socialistas porque Danilo Cabral que parecia ter “jogado a tolha” está de volta ao jogo. No Recife a campanha de Danilo Cabral foi retirada das ruas. Houve uma pausa nas militâncias e não há colocação de bandeiras de Danilo Cabral nas ruas do Recife. Houve um freio. Alguns analistas acreditam que fizeram uma rearrumação financeira visando um eventual segundo turno do qual já estão cientes (por pesquisas internas) de que estarão no segundo escrutínio. Haja emoção. Turbulência garantida no ar. É isso aí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário