BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎
ESTAMOS HÁ 30 DIAS DAS ELEIÇÕES E OS PREFEITOS NÃO ESTÃO MAIS COM A BOLA TODA NAS ELEIÇÕES
O alardeado número de prefeitos supostamente comprometidos com PSB pernambucano na prática não trouxe até agora nenhuma novidade que possa se traduzir em algum ganho eleitoral pelo menos é isso o que está mais ruas, nas esquinas, nos bares, nas escolas, nas praças em todos lugares. Onde ha um debate sobre política isso é colocado. Fazemos uma análise aqui sobre essa questão. Dizem que cada eleição tem a sua história. Pois bem, nessa agora o que se vê a olho nu e a volta das “campanhas” sim, eu falo no sentido estrito, campanha propriamente dita, em que no final o povo dará o seu voto de forma mais livre, sem interferência do Jornal Nacional, só para citar um exemplo, como foi em 2018. O JN ditou aquela campanha e o resultado todos nós sabemos caro leitor. Mas , vamos lá:
NÃO SURTE EFEITO - O número de prefeitos que numa campanha para o Governo sempre foi objeto de debates e estudos e nesta campanha já vieram com a “balela” de que o cara tem “mil prefeitos” para tanger a “boiada eleitoral” na direção sempre dos atuais mandatários seja onde for. É um grande engano. Explico: prefeitos gostam de ser bem tratados os 4 anos de mandato e não apenas no final dos mandatos. Prometer pirulitos e chocolates para enganar uma “criança” está com dias contados e as pesquisas atestam isso daí.
UM MITO- Criou-se o mito de que o apoio do prefeito ao seu candidato influencia bastante no resultado de uma eleição a ponto de alterar o jogo. Isso não é verdade. Agora o que se sabe é que se o candidato está bem colocado nas pesquisas os prefeitos vai lá e fazem suas médias, porém os votos não são dados por causa do prefeito que apoia fulano ou cicrano. Pelo menos os votos majoritários só vai quando a “onda” chega e arrasta tudo. O resto é mito e coisa mal avaliada. Não estamos mais na época do cabresto. Isso ficou pra trás.
EDUARDO CAMPOS SABIA - Uma campanha nos municípios segue um ritual próprio porém o povo não está mais “como massa de manobra local”. E hoje em dia a oposição nas localidades possuem igual ou mais força que os atuais prefeitos. É muito comum que um batalhão de ex-gestores tenham mais força eleitoral que aquele que detém a chave da prefeitura em algum município. Isso se dar de forma simples e não precisa de muita matemática para entender. Quando a gestão atual e pior que a anterior logo vem o desejo de trazer de volta a liderança que antes governava. Eduardo Campos era mestre em identificar esse sentimento nas cidades e sabia de cor onde e quem carregava essa liderança é esse sentimento. O PSB atual, acéfalo e sem líder nato, não conhece nada e até pra saber o nome de um prefeito precisam ler num quadro anotado na parede que contém os nomes e as informações básicas de cada gestor e suas cidades. Eita Eduardo Campos pra fazer falta viu.
NÃO SE CONFUNDE - A eleição de governador é um indicativo de alguma força política, porém nenhum governador estará na cidade,
pelo menos na maioria delas, para pedir voto para os prefeitos em 2024. E outra coisa que é verdadeiro, não adianta governador “meter a colher” em muitas eleições municipais pois o povo sabe separar as coisas locais da estadual. O que faz prefeito apoiar quem tá com a máquina estadual e o “uso da mesma” em favor das gestões municipais. Se a máquina não gera nada, também não colherá apoio de nada. O prefeito finge que apoia e o governo finge que acredita que o prefeito está dando a carga, embora esteja fingindo. Na prática o nome dessa estratégia conhecida é “cruzadas de braços”.
NÃO SERVE DE PARÂMETRO - Um lembrete colocado pelos blogs e inclusive pelo Ponto de Vista essa semana e que quase sempre faz parte das análises de eleições passadas: “É que em 1998, Miguel Arraes entrou no jogo com uma quantidade significativa de prefeitos e mesmo assim perdeu o pleito para Jarbas Vasconcelos. Dificilmente em uma cidade onde o prefeito esteja apoiando Danilo Cabral e o prefeito entrar mesmo pra valer no jogo, vai querer assistir uma vitória de algum nome de oposição e principalmente se o grupo oposicionista apoiar na cidade um outro nome”, é isso daí.
PASSANDO A LUPA 🔎
CALÇADO - Próximo sábado dia 03/09, Rossine, postulante a uma cadeira no legislativo estadual, estará junto ao povo de Calçado para inaugurar seu comitê. O evento está marcado para acontecer as 10h da manhã. O prédio onde irá funcionar o comitê fica situado na Praça Nossa Senhora de Lourdes, centro da cidade. Além do Delegado, também estará presente na terra da lavoura o Candidato a Deputado Federal Luciano Bivar, ambos são apoiados no município por um grupo de amigos que vem crescendo bastante, com uma proposta de fazer uma política diferente, muitas pessoas tem feito adesão ao projeto, o que é bom para os candidatos Rossine e Bivar, pois quanto mais gente o grupo conseguir agregar ao longo da campanha, mais votos nas urnas. O grupo também anda junto com Marília Arraes que concorre ao governo do estado e, com André de Paula, candidato ao senado federal.
SALOÁ - O vice-prefeito de Saloá, Ronaldinho Birunda, é mais uma grande liderança regional a anunciar apoio às candidaturas de Cayo Albino, a deputado estadual, e Felipe Carreras, deputado federal. Ronaldo foi também secretário municipal, vereador e presidente da Câmara Legislativa no município vizinho a Garanhuns. Segundo Cayo Albino, o apoio fortalece a campanha para a Assembleia Legislativa. “Ficamos muito felizes de contar com a juventude, a experiência e a liderança de Ronaldinho em nosso grupo e vem somar ainda mais ao grupo forte em Saloá, onde já contamos com o apoio do ex-prefeito Gilvan Pereira, do secretário Airton e dos vereadores Vilma da Prata, Jamelão e Paulo da Água. Temos certeza que a nossa caminhada é vitoriosa e nossa querida Saloá e o Agreste poderão contar com nosso mandato à serviço do desenvolvimento e da população, levando uma nova esperança e um novo tempo para o povo de Saloá “
BOLSONARO EM GARANHUNS - Na noite desta quinta-feira, 1º de setembro, o ministro Gilson Machado Neto (PL) confirmou ao Portal de Prefeitura que o presidente Jair Bolsonaro estará em Pernambucano no dia 17 de setembro. O candidato ao Senado na chapa de Anderson Ferreira (PL) disse que a intenção é realizar uma nova motociata com o presidente Bolsonaro no Agreste. A intenção, segundo o ex-ministro, é realizar uma reedição da motociata realizada em setembro de 2021 entre Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru. Por fim, o presidente deve participar de uma marcha para Jesus em Garanhuns. A declaração ocorreu durante a inauguração do comitê do deputado estadual Coronel Alberto Feitosa, no Recife.
IBIMIRIM - O município de Ibimirim foi contemplado, nesta quinta-feira (1°), com mais um convênio através do Governo do Estado. Desta vez, o recurso foi avaliado em cerca de 3 milhões de reais, que serão destinados para a reforma do H.P.P Marcos Ferreira D’Ávila e pavimentação de dezenas de ruas. Em suas redes sociais, o prefeito Welliton Siqueira agradeceu ao Governador de Pernambuco Paulo Câmara. “Obrigado Governador Paulo Câmara, Ibimirim é será eternamente grata! Juntos somos mais fortes e vamos continuar transformando Ibimirim!”, escreveu.
ALVARO - Em maratona de campanha, o deputado estadual Álvaro Porto (PSDB) participou, na noite desta quarta-feira (31.08), da inauguração da casa do povo, em Bonito, no Agreste. Ao lado de lideranças como a ex-prefeita e ex-deputada Lúcia Heráclio, do presidente da Câmara Municipal, Paulinho de Devá, e dos vereadores João Diniz e Maroja, além de diversos suplentes de vereador e outras lideranças políticas, o parlamentar cumprimentou e conversou com eleitores que lotaram o local e reafirmou compromissos com o município. No discurso, Porto enfatizou a alegria de ter construído uma parceria tão representativa com lideranças de Bonito e assegurou que seguirá trabalhando em favor da população, atendendo reivindicações e buscando soluções para melhorar a vida dos moradores.
ZÉ DA LUZ - Em Garanhuns, Zé da Luz crê que poderá ficar entre os primeiros, juntamente com o candidato do prefeito Sivaldo Albino, Felipe Carreras. Quanto a Fernando Rodolfo, a quem apoiou em 2018, está convencido de que não ficará à sua frente. "Eu sou Lula e ele Bolsonaro. Isso faz uma grande diferença", comentou o engenheiro lembrando que sempre esteve ao lado do ex-presidente e de Miguel Arraes e hoje, coerente com sua história, apoia a candidatura de Marília. Ele considera importante a sua eleição para Garanhuns e todo o Agreste. Em Brasília, informa, vai lutar pela duplicação da BR-232 junto a Lula e garantir recursos que possibilitem o desenvolvimento de todo o Agreste Meridional. "Vou lutar pelo povão, como sempre fiz. E vou conseguir as coisas, pois sempre tive excelente relacionamento com o ex-presidente", completou Zé da Luz, que não tem dúvida da vitória do petista na eleição presidencial, talvez já no primeiro turno.
NUMEROS - De acordo com a pesquisa DataFolha a trinta dias da eleição deste ano, o ex-presidente Lula lidera com 45%, seguido do atual presidente e candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL) com 32%, em terceiro nas pesquisas vem Ciro Gomes (PDT) com 9%, Simone Tebet (MDB) com 5%.
IZA ARRUDA - Em seu discurso, após caminhada em Vitória de Santo Antão, a candidata à federal, Iza Arruda (MDB), mandou um recado direto: “pensaram que eu iria ser cauda, nós vamos disputar e vencer a eleição”. Completou, “vou mostrar a Pernambuco que aqui também é terra de leoa do norte”. Cauda é o nome dado na política para os candidatos que dão sustentação para uma candidatura mais forte com objetivo de garantir o coeficiente eleitoral.
COMITÊ DÉBORA- Dando mais uma demonstração de força na Capital do Agreste, a candidata a deputada estadual, Débora Almeida (PSDB), inaugura seu comitê de campanha em Caruaru nesta sexta-feira (2). O local já vem sendo utilizado pelo prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) e aliados, para reuniões com eleitores.
O comitê fica localizado na Av. Agamenon Magalhães, próximo ao Via Regional.O ato de inauguração está marcado para acontecer às 18h45 e deve contar com a presença de diversas lideranças políticas, já que na cidade Débora também conta com o apoio de oito dos 23 Vereadores de Caruaru.
FRASE DO DIA - “Na verdade é um comício. Um comício para gente preparada. Imagina eu explicar isso na favela…” (Ciro Gomes) candidato à Presidência, na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. O pedetista explicava seu plano econômico para uma plateia de empresários e colocou em dúvida se seria compreendido da mesma forma em comunidades carentes do Rio. Ele, que tem um histórico de frases infelizes – além de denotar tamanho preconceito -, passou o dia no Twitter culpando o mundo pelo erro, inclusive as “máquinas do ódio do petismo e do bolsonarismo”)
Nenhum comentário:
Postar um comentário