sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Na Lupa🔍 Sexta 16/09/22, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 

NA LUPA 🔎 

A DIFICULDADE DE SER ALÇADO PELA SOBRA APÓS A TOTALIZAÇÃO DOS VOTOS 
O QUE DIZ A LEI- Poderão concorrer à distribuição dos lugares pelas sobras todos os partidos e federações que participaram do pleito, desde que tenham obtido pelo menos 80% (oitenta por cento) do quociente eleitoral, e as candidatas e os candidatos que tenham obtido votos em número igual ou superior a 20% (vinte por cento) desse quociente. Importante destacar que a sobra não precisa ser de 80% do valor do cociente que elegeu um deputado. O partido tem que ter na votação geral 80% do cociente para wconcorrer as sobras. Vamos explicar.

QUOCIENTE- Na eleição de 2018 o quociente eleitoral ficou em 173.215. Para 2020 onde o voto está polarizado é possível que o cociente fique em a expectativa é que o quociente fique entorno de 180 mil votos. Isso significa que um partido que fez 240 mil votos, elege o mais votado da agremiação e faz a conta de 240 menos 180, fica uma sobra de 60 mil votos. Essa sobra vai ver os demais partidos quem também teve sobra para procurar a maior delas é assim ceder a vaga pela sobra ao postulante dessa maior sobra. 
BARREIRA- A lei colocou ainda que se um partido não obtiver 80% do cociente não concorre para as sobras, ou seja pelo cociente de 180 mil votos procura-se logo 80% de 180 para se chegar ao valor mínimo que cada partido deve ter para brigar por uma vaga pela sobra. Isso mesmo caro leitor. O partido tem que verificar que a soma de todos os seus candidatos tenham chegado a valor numérico de pelo menos 145 mil votos para poder brigar por uma vaga de sobra, mas não faltam os que apostem que dificilmente um partido conseguirá pegar uma sobra com menos de 150/160 mil votos. As sobras serão um caminho dificílimo pra quem quer ser deputado federal nessas eleições de 2022. 
PROJEÇÃO- Pela projeção e análise empírica nossa opinião pessoal leva a crer que o PSB elegerá 4 deputados federais, o Solidariedade elegerá 2 deputados federais, o PL chegará a 3 Federais, O Podemos elegerá 2 deputados federais, o União Brasil 2 deputados federais, a Federação PCdoB-PT-PV pode chegar a 2, Cidadania 1 deputado federal, Republicanos 2 deputados federais, Rede 1 deputado federal, Avante 1 deputado federal, PDT 1 um deputado federal, MDB 1 deputado federal e o PP 3 deputados federais. Pela nossa analise as sobras ficariam para o PDT, MDB e Cidadania.

PASSANDO A LUPA 🔍
SINCERIDADE - Um prefeito em conversa com este blogueiro, foi direto ao assunto: o PT de Pernambuco está conspirando a candidatura de Danilo Cabral, se não vejamos, continua o político, a candidata ao Senado Teresa Leitão, avançou nas pesquisas, e Danilo ficou, isso mostra a estratégia destes petistas que só olham para o seu umbigo. Já tem prefeito petista rindo a toa, é uma pura verdade, o PSB errou em aceitar o PT com a candidatura ao Senado, deveriam tê-los colocado na vice, ai sim eles arregaçavam as mangas, mas agora é tarde. “Veja o guia eleitoral, Lula diz que Teresa é sua candidata ao Senado, mas não é incisivo com Danilo”, finalizou o político.


Nenhum comentário: