sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Na Lupa🔍 Sexta 23/09/22, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


O SEGUNDO TURNO DA ELEIÇÃO ESTADUAL EM PERNAMBUCO 

DIFÍCIL-  Uma equação realmente muito complexa está próxima de um desfecho. Em pouco mais de uma semana caro leitor, nós saberemos quem de fato vai enfrentar Marília Arraes no segundo turno da eleição estadual em Pernambuco. As duas últimas pesquisas sinalizam uma reação do deputado federal Danilo Cabral que representa à Frente Popular de Pernambuco, liderada pelo PSB. Porém não há que se falar em consolidação uma vez que já empate dentro da margem de erro entre os quatro postulantes, a saber Danilo Cabral, Miguel Coelho, Anderson Ferreira e Raquel Lyra. Um desfecho pra a segunda colocação pode ser surpreendente e inédito ou apenas demonstrar mais do mesmo. Se for inédito o PSB ficará de fora da disputa e se houver lógica a disputa pela segunda vaga pode ser ocupada por qualquer um dos outros três postulantes. 
MAQUINA - Se depender de estrutura financeira a máquina de moer campanha do PSB passou por uma ampla revisão na semana que passou e parece que “lubrificaram” as suas engrenagens. Um fenômeno interessante ocorreu nos últimos dias, o PSB retirou a militância das ruas e suas bandeiras de quase todos os logradouros em que exibia o artefato. Os analistas logo concluíram que o PSB recuou para juntar recurso que seria gasto em apenas uma semana, fazendo a contenção de despesas para jogar triplicado não última semana de campanha do primeiro turno. A segurança entre os socialistas é tanta, que Danilo Cabral viajou a São Paulo saindo de Pernambuco em plena campanha para ir gravar imagens com o líder das pesquisas a presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT). 
DESCONSTRUINDO - Se por um lado Danilo Cabral fez o seu roteiro, pelo outro Raquel Lyra escalou Priscila Krause para desconstruir a imagem de Marília Arraes na Região Metropolitana do Recife, o que pode ser um jogo arriscado, pois ao mirar em Marília Arraes o PSDB/Cidadania pode fazer o jogo do PSB e levar Danilo Cabral ao segundo turno automaticamente.  A lógica requer que o embate deveria ser entre Raquel e o próprio Danilo Cabral. Trata-se de uma estratégia que não se sabe o que vai dar e muito menos o que restará após esse embate. Raquel Lyra (PSDB) vinha se consolidando na segunda colocação. Agora num empate técnico pela segunda vaga espera-se o tira-teima que será sem dúvidas a pesquisa do IPESPE que deverá sair nos próximos dias. Quando houver o resultado deste levantamento ficará mais claro como de fato se dará o eventual segundo turno. No IPEC divulgada pela Rede Globo, houve uma variação dentro da margem total de erro pra Marília Arraes é uma fração para Anderson Ferreira, este último representante do Bolsonarismo em Pernambuco. 
LULA DE NOVO.- O candidato à Presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a se encontrar com o deputado federal e candidato ao governo de Pernambuco Danilo Cabral (PSB) para declarar novamente  o apoio e fazer gravações de vídeo para a televisão, desta vez pede que o eleitor vote em Danilo 40 e na candidata da Teresa Leitão (PT), na eleição do dia 2. Outro fator que está sendo comentando e que as pesquisas internas do PSB estariam mostrando margem maior pra Danilo Cabral e uma consolidação na segunda colocação se distanciando de vez de Raquel, Anderson e Miguel Coelho. Caso se confirme essa tendência, estará provado que ninguém pode com o PSB Pernambucano e desta feita caso chegue ao segundo turno, haverá um páreo duríssimo na eleição para governador em nosso estado. 
MOER CAMPANHA- Com uma grande expertise em campanhas bem-sucedidas e acostumados a virar o jogo o PSB aposta alto para eleger o deputado federal Danilo Cabral e assim continuar este legado que já dura 16 anos. O segundo ponto é justamente o que ameaça tais planos: do outro lado está Marília Arraes, que rompeu com o PT e tem causado um verdadeiro furacão por onde passa, como candidata pelo Solidariedade e que montou uma competitiva chapa majoritária. 
DESFECHO IMPREVISTO - Em um segundo turno que poderá ser entre Marília e outro nome que não seja o de Danilo Cabral (apesar de Raquel Lyra, Miguel Coelho e Anderson Ferreira oscilarem entre empates técnicos nas pesquisas, o de Ferreira ganha força pelos eleitores bolsonaristas), o presidente Lula certamente vai apoiar Marília Arraes emprestando o seu apoio à candidata do Solidariedade, mas a questão que vem à tona agora é, como ficará Lula(PT) em um eventual segundo turno entre Marília Arraes e o próprio Danilo Cabral. Uma disputa entre esses dois polos da política pernambucana pode ter também um imprevisível resultado. Nessa simulação o apoio dos 33% dos votos que estão na conta de Raquel, Anderson e Miguel Coelho poderão definir a eleição. Mas num palanque eletrônico e nas redes sociais hoje cercadas de ataques e desconstrução, como se daria o apoio desses nomes a Marília Arraes? Essa pergunta só poderá ser respondida na segunda feira 03 de outubro. É isso aí

Nenhum comentário: