BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎
MARÍLIA ARRAES E RAQUEL LYRA ENTRAM EM JOGO NIVELADO
Impressionante e totalmente imprevisível fazer qualquer análise e prognóstico neste momento sobre a sucessão estadual uma vez que um fato inusitado ocorreu contrariando todos os levantamentos de institutos de pesquisas: Raquel Lyra foi a mais votada no Recife causando uma verdadeira surpresa. No Recife, a candidata do PSDB fez 222.431 votos (24,33%). Já o candidato do PL Anderson Ferreira teve 219.716 votos (24,03%). Num longe terceiro lugar ficou Marília, com 170.503 votos (18,65%).
Ninguém conseguiu entender essa situação.
CENSO DEFASADO- Os levantamentos da institutos precisam ser rediscutidos. Não sei de a base de dados usada é baseada no Censo do IBGE, que está defasado demais e pode trazer um resultado enviesado pelas amostragens. Mas a bem da verdade é que tivemos resultados destoantes em todo o país para os mais variados cargos em jogo na eleição.
MARÍLIA É FORTE- A deputada federal Marília Arraes segue firme e forte na busca do Palácio do Campo das Princesas, ainda ontem ela recebeu diversos apoios importantes, entre eles o do PDT, PC do B é só Republicanos de Silvio Costa Filho. É um reforço importante nessa etapa em que cada apoio soma algo importante no embate que será cara a cara entre as duas maiores lideranças pernambucanas da atualidade. Marlia Arraes fez uma campanha muito bem feita no primeiro turno pois enfrentou muitos ataques e muitas batalhas. Sua chegada foi merecida é louvável por tudo que ela representa. Está no jogo de forma firme e segue em frente para carimbar a vitória de uma luta de coragem.
RAQUEL É RESILIÊNCIA- Raquel Lyra é o retrato aguerrido de uma pessoa que nunca se intimidou com a caneta dos poderosos de plantão e que foi a luta carregando os ideais da família Lyra, de importante tradição Pernambucana. Desde cedo lançou-se de modo com grande desprendimento para buscar a realização de um sonho do seu pai, seu e de sua Familia, agregando aí o sonho de muitos pernambucanos que sufragaram o seu nome no dia 2 de outubro passado. Raquel chega fortalecida pela moderação mas sobretudo pela sua resiliência. Acometida pela trágica e inesperada morte do seu esposo Fernando Lucena justamente no dia da eleição, ela enfrenta uma batalha emocional muito forte, mas como guerreira que é vai entrar no embate com coragem e força e lutará até o último instante para ocupar a cadeira central do Palácio do Campo das Princesas.
JOGO NIVELADO- Está nivelado a nível de apoios que estão chegando de todas as regiões de Pernambuco para ambas as candidaturas. No momento é impossível fazer uma precisão sobre quem vai angariar mais apoios políticos de peso para esse segundo turno. Uma coisa que fica difícil agora para o eleitor é acreditar em resultados de pesquisas porque no primeiro turno, todas erraram e pode crer caro leitor aqui da nossa coluna NA LULUPA, erraram muito feio. Vamos pra frente!
PASSANDO A LUPA 🔎
QUESTIONOU- No canal de comunicação do Blog um leitor questionou que Izaías Régis não saiu eleito de Garanhuns. O que colocamos foi que em teses saiu eleito sim, pois obteve muito mais de 80% dos votos que precisava para ser eleito. Não é uma regra ao pé da letra, mas na prática saiu de fato eleito porque só dependeu de alguns votos em sua maioria espontâneos na região que também são frutos da votação da cidade. Muitos eleitores possuem parentes nas cidades vizinhas então se formos analisar a fundo veremos que Izaías Régis de fato se elegeu em Garanhuns. É a análise do Blog, embora respeitamos a posição de cada leitor.
INACREDITÁVEL- A cidade de Caruaru com os seus mais de 239 mil eleitores não elegeu sequer um deputado estadual local pois perderam a reeleição Zé Queiroz (PDT), Erick Lessa (PP) e Tony Gel (PSB). Para Federal Wolney Queiroz(PDT) deixa a Câmara Federal após uma série de mandatos consecutivos. Os novatos não conseguiram se eleger a exemplo de Rafiê e Armandinho, que ficaram na suplência.
FEITO INÉDITO- No sertão ao contrário de Caruaru, na cidade de Floresta com seus quase 24 mil eleitores, reelegeu o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSB)e Fabrizio Ferraz que também foi para a reeleição. A novidade veio com a eleição de mais um deputado estadual, totalizando nada menos em que três parlamentares com a chegada de Kaio Maniçoba (PP) que também carimbou o passaporte para à Assembleia Legislativa de Pernambuco. É por essas e outras distorções(falo da não eleição de nenhum nome em Caruaru) que o voto deveria ser dividido em colégios eleitorais. Porém o congresso nacional não aceitou na reforma política o chamado “voto distrital”. A coluna parabeniza todos os eleitos em Floresta e deseja sorte a ambos.
BALANÇA- Alguns partidos da Frente Popular de Pernambuco que estavam com o deputado federal Danilo Cabral vão declarar apoio à candidata Marília Arraes nas próximas horas: o PDT, comandado pelos deputados José Queiroz, estadual e Wolney Queiroz, federal; Republicanos, representado pelos deputados federais Silvio Costa Filho e Augusto Coutinho; e PCdoB através da vice-governadora Luciana Santos e do deputado federal Renildo Calheiros devem entrar no bloco ao lado da neta de Miguel Arraes de Alencar.
COM BOLSONARO- O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União Brasil) que disputou a eleição para governador de Pernambuco já decidiu que seguirá com Bolsonaro. O ex-candidato anunciou seu apoio nesta quarta-feira (05), após uma conversa por telefone com o presidente da República. No primeiro turno, Miguel havia votado na candidata de seu partido, Soraya Thronicke
Nenhum comentário:
Postar um comentário