sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Na Lupa🔍 Sexta 07/10/22, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.

LULA E O PT APOIAM MARÍLIA ARRAES AO GOVERNO DE PERNAMBUCO 

MUITO ESPERADO- A espera foi muito longa da neta de Miguel Arraes de Alencar pela oportunidade de fazer campanha aberta ao lado do seu grande ídolo político e a quem sempre teve lealdade imensurável em toda a sua trajetória política. Seria uma baita incoerência do líder petista caso ele decidisse pela neutralidade em Pernambuco, uma vez que Marília Arraes praticamente segurou bastante o batente de Lula em nosso estado durante toda a sua militância política e, em todos os mandatos que exerceu. Aliados de Marília Arraes vibraram com a informação trazida em primeira mão pelo jornal O Globo, dando conta de que Lula havia batido o martelo pela candidatura de Marília Arraes e logo no começo da noite o PT deliberou pelo apoio a Marília Arraes ao governo do estado.
COSTURAS - Uma costura muito ampla teria sido feita nos bastidores sobretudo para agradar o prefeito do Recife e primo de Marília, João Campos. O prefeito é o único a essa altura do campeonato que dependendo da costura tem muito a perder caso não haja um acordo de delimitação de espaços futuros. “É uma equação muito mais complexa do que na matemática, porque envolve uma trajetória política futura e coloca a trajetória dos atores atuais também em xeque. Lula com a maestria de negociador, conseguiu estabilizar os interesses pra harmonia geral sem afetar a linha de cada um” colocou ao blog um deputado federal que participou das conversações com Lula em São Paulo. 
LULA E MARÍLIA - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) já decidiu que vai subir e participar da campanha do 2º turno em Pernambuco, no palanque da candidata do Solidariedade, Marília Arraes, que disputa o segundo escrutínio da eleição para o governo de Pernambuco com Raquel Lyra (PSDB). O martelo foi batido hoje. No primeiro turno, Marília já havia explorado a imagem de Lula, mas o candidato a presidente e o PT apoiaram Danilo Cabral (PSB), que ficou em quarto lugar. As informações foram publicadas ontem pelo jornal O Globo. E próximo do fechamento dessa edição da nossa coluna NA LUPA, foi confirmado o apoio do Diretório Estadual do PT a Marília Arraes, encerrando uma novela e dando ânimo a militância petista. 
FORMALIZAÇÃO- Estamos na contagem regressiva apenas para o ato de formalização do anúncio oficial da entrada de Lula(PT) de forma direta na campanha da deputada federal Marília Arraes ao governo de Pernambuco. O PT já confirmou o seu apoio. É um reforço fundamental sobretudo para fazer frente ao crescimento verificado nos últimos dias de adesões a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra. É preciso que o caro leitor aqui na nossa coluna entenda que um segundo turno tem características próprias muito diferentes de uma primeira etapa. Na prática é uma nova eleição que vai do zero ao resultado final, que será conhecido no dia 30 de Outubro, a noite. Portanto, toda a engenharia das campanhas passam por ajustes e se observa também de forma natural a migração de atores políticos nesse instante de início de nova campanha. 
PROCURA- Lula chegou a ser procurado por João Lyra, ex-governador de Pernambuco e pai de Raquel. Havia a possibilidade de Lula não subir no palanque de Marília, mas para isso Raquel deveria declarar apoio ao petista, o que a candidata do PSDB não se mostrou disposta a fazer. Em tempo Marília Arraes deixou o PT este ano para poder concorrer ao governo estadual, já que o partido havia decidido manter a aliança com o PSB no estado. A expectativa é que Lula venha a Pernambuco para atos de campanha e grave para o programa eleitoral da candidata do Solidariedade. O petista teve 65,27% dos votos no primeiro turno no estado.

PASSANDO A LUPA 🔎 

KRAUSE- Priscila Krause mostrou que possui ampla credibilidade no meio político recifense e na região metropolitana onde dividiu o palanque com Raquel Lyra no primeiro turno. A deputada estadual que agora está no segundo turno na caga de vice-governadora é uma gigante. Ela tem preparo técnico e jeito político. Filha do ex-ministro de Itamar Franco e FHC que também foi prefeito do Recife e governador de Pernambuco, Gustavo Krause. O pai e respeitado como um dos nomes mais lúcidos da política pernambucana. 
JARBAS VASCONCELOS- O Senador Jarbas Vasconcelos (MDB) formalizou, na última quarta, dia 05, seu apoio à candidatura ao Governo do Estado de Raquel Lyra (PSDB) no segundo turno das eleições em Pernambuco. O presidente estadual do partido, o deputado federal Raul Henry, também emitiu uma nota declarando que o partido também estará com a tucana na disputa contra a candidata Marília Arraes (SD).

Leia a nota:

FALA JARBAS VASCONCELOS:
“A ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, teve uma sólida e reconhecida gestão na capital do agreste. É moderna, socialmente justa, preparada, ética e realizadora. Sua presença no segundo turno nos oferece uma opção segura para o governo de Pernambuco nos próximos quatros anos. Raquel é neta, sobrinha e filha de amigos fraternos de resistentes lutas, e sua companheira de chapa, Priscila, é diferenciada, filha de um amigo da vida inteira, e exemplo de espírito público, Gustavo Krause. Elas são as minhas candidatas para a eleição do próximo dia 30 de outubro”, afirmou o senador pernambucano.
LULA CABRAL- No Cabo, Lula Cabral e filha perderam a  eleição para deputado federal e estadual; Keko do Armazém consegue eleger Jeferson Timóteo. Na cidade do Cabo de Santo Agostinho, litoral sul de Pernambuco, o atual prefeito Keko do Armazém saiu vitorioso, conseguindo eleger Jeferson Timóteo como deputado estadual. Já o ex-prefeito Lula Cabral (SD) e sua filha, a deputada estadual  Fabiola Cabral, não tiveram êxito ao concorrer para o cargo na Alepe e Câmara Federal. Lula Cabral estava concorrendo sub judice, ou seja, cujo registro da candidatura ainda estava sob a análise da Justiça Eleitoral. O ex-prefeito foi o segundo mais votado para o cargo de deputado estadual na cidade. 
ASSEMBLEIA DE CARA NOVA- Dos 49 deputados que atualmente estão na Alepe, apenas 25 foram reeleitos nas eleições de 2022, o que representa um aumento de mais de 50%. O Portal de Prefeitura trouxe detalhadamente a situação de cada um parlamentar estadual de Pernambuco. Alguns deputados da Assembleia Legislativa não foram reeleitos porque disputaram outros cargos, como é o caso de Priscila Krause (Cidadania) que é candidata a vice-governadora do estado.
Já alguns nomes como Marco Aurélio Meu Amigo (PSB) e Isaltino Nascimento (PSB), tentaram a reeleição e não obtiveram êxito.
IMPORTANTE ENTENDER- Algumas lideranças que apoiaram deputados nos seus municípios não conseguiram uma votação qualificada pra os nomes que apoiaram nessa localidades não estão liqüidados na política de forma alguma. O eleitor ou agiu por seletividade dos nomes que resolveu votar, sem dar atenção a liderança ou na certa houve muita movimentação financeira em vários lugares na direção do eleitor, é o que colocou para o blog uma importante liderança aqui no Agreste Meridional que apesar de apoiar nomes importantes, os seus deputados  ficou em quarto lugar. “Uma coisa é a eleição de deputado onde todo mundo acha que deve ser recompensado com algo, outra completamente diferente, é a eleição municipal. Uma coisa é uma coisa é outra coisa é outra coisa” colocou em reserva a liderança que já exerceu mandato de prefeito no Agreste.

Nenhum comentário: