terça-feira, 18 de outubro de 2022

Na Lupa🔍 Terça 18/10/22, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.

DANILO CABRAL E PAULO CÂMARA NÃO ESTÃO COM MARÍLIA ARRAES E NOS BASTIDORES PREFEREM RAQUEL LYRA 

Não precisa ser expert em política pra entender a jogada enviezada de Paulo Câmara e Danilo Cabral neste segundo turno. Paulo Câmara que foi para o sacrifício quando poderia ter sido eleito deputado federal, se sacrificou politicamente ao ficar no mandato e agora age pra ter algum espaço no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, caso o petista venha a vencer a eleição. Paulo Câmara está numa “sinuca de bico” porque apoia Lula mas criou uma antipatia pessoal com Marília Arraes. Na cabeça do governador o nome e sobrenome de todos os problemas pelo qual passa o seu partido atendem unicamente a Marília Arraes, a quem interlocutores próximos afirmam categoricamente que ele age na surdina, junto com Danilo Cabral para dar sua singela contribuição para a vitória de Raquel Lyra. 
PRÓ-RAQUEL - Idealizado pelo próprio Danilo Cabral com as bençãos de Paulo Câmara, numa intercalada ação de “jogo calculado”, ambos reuniram em Gravatá, há alguns dias atrás num encontro que usou o PSB como anfitrião, dezenas de prefeitos e vereadores, com o único objetivo de “jogar para a plateia” e enquanto discursavam em cima da mesa do auditório, embaixo os “tarefeiros” de Paulo e Danilo agiam encaminhando o máximo de aliados para apoiar Raquel Lyra. Uma fonte presente ao evento revelou ao blog que : “Todo o evento foi calculado exatamente pra diminuir a força da adesão de prefeitos que apoiaram Danilo Cabral no primeiro turno ao palanque de Marília. Usaram o pretexto de apoio a Lula para mascarar a real intenção da reunião”, colocou a fonte que também votou em Danilo Cabral, mas que convidado para aderir a Raquel Lyra, fez a opção por Marília Arraes. 
JOGADA NAS REDES- Ainda dentro da estratégia de “queimar o filme” de Marília Arraes uma vez que o governador atual beira a margem dos 70% de rejeição e sabe que não serve no momento de cabo eleitoral pra ninguém. Estrategicamente soltaram uma imagem do governador com a manchete calculada para “queimar” Marília Arraes, justamente na chegada de Lula ao Recife. A manchete tomou as redes sociais afirmando que “Paulo subirá no palanque de Marília Arraes”. Tudo devidamente plantado para queimar a imagem da neta de Miguel Arraes de Alencar. 
INCONFORMADO- Danilo Cabral, segundo interlocutores mais próximos do deputado federal, está inconformado com a chance que escorreu das suas mãos, que era realizar o seu sonho de governar Pernambuco. Sonho alimentado desde a época do saudoso governador Eduardo Campos. Danilo foi da euforia quando foi anunciado pelo PSB à crise quando estacionou em quarto lugar oscilando entre 5% a 10% na maior parte do tempo. Viu o seu sonho desaparecer como fumaça, sem que houvesse força humana que pudesse reverter. Não perdoa Marília Arraes e esquece que “política é destino” como dizia o também saudoso Tancredo Neves. 
INCONFORMADO 2- Diante da frustração resta a Danilo Cabral agir, como vem agindo, somente nos bastidores para aglutinar o maior número possível de apoio a candidata tucana Raquel Lyra. Seria uma especial de vingança com a famosa dicotomia “eu não vou, mas você também não vai”. Uma grande parte de deputados e prefeitos que declararam apoio a ex-prefeita de Caruaru, foram sim influenciados pelo deputado federal Danilo Cabral. Quem conhece Danilo sabe que ele está muito triste e revoltado com o resultado final das eleições em que ficou em quarto lugar no geral. Danilo Cabral achava que a famosa natimorta “Máquina de Moer Campanha” do seu partido iria moer tudo que estava pela frente e garantir-lhe a cadeira central do Palácio do Campo das Princesas. Errou feio nas previsões e agora só resta minimizar os danos, que pra ele significa derrotar Marília Arraes. 
PAULO CÂMARA- É importante que possamos aqui caro leitor  abrir um “parêntese” para dizer, por uma questão até mesmo de justiça, que o governador Paulo Câmara é uma pessoa de bem e muito decente. Embora esteja chegando ao final do governo bastante desgastado politicamente, em virtude de políticas erradas, na maioria delas gestadas por assessores e secretários do seu governo, Paulo Câmara possui também os seus méritos que a história recuperará e mostrará no futuro. De fato, não é falácia o fato de Paulo Câmara ter segurado a economia do Estado durante o período da mais alta crise nacional no campo financeiro. Ele enfrentou com austeridade e manteve nossa regularidade fiscal, numa época em que a grande maioria dos governos não conseguiram. É o atual governador, um quadro técnico de grande relevância. A verdade tem que ser dita, pois fazemos um jornalismo que mostra fatos, mesmo que as vezes os fatos não agradem o coração de alguns, ninguém pode mudar os acontecimentos. É isso aí. 


PASSANDO A LUPA 🔎 

Nesta terça trazemos aqui passando a lupa, uma importante entre tantas reivindicações que a vereadora Nelma Carvalho tem feito ao longo do seu mandato na Casa Raimundo de Moraes. Vamos lá :

NELMA CARVALHO- Além de lutar para garantir melhorias nos serviços de saúde ofertados nas Unidades do Município, a Vereadora Nelma Carvalho (PTB) também reivindicou a realização de atendimentos de saúde básica e bucal aos detentos da Cadeia Pública do Município. Na prática se trata também de uma grande ação em defesa dos direitos humanos. A vereadora tem sido incansável na Casa Raimundo de Moraes na defesa da comunidade.

FALA NELMA CARVALHO:

“Diante da necessidade em ofertar atendimentos de clínica médica e de saúde bucal para a população carcerária, a direção daquele Órgão nos procurou para que buscássemos viabilizar essa demanda. Diante desse pleito e após visitar a Unidade e reconhecer a necessidade, considero importante que seja estudada a possibilidade de disponibilizar estes serviços, em períodos ou dias pontuais pela Secretaria Municipal de Saúde”, registra Nelma Carvalho.
COM RAQUEL - A candidatura de Raquel Lyra (PSDB) ao Governo de Pernambuco recebeu o apoio de uma das maiores lideranças políticas do Recife, Nilson Pereira, e da conselheira tutelar mais votada da Região Metropolitana, Nilma Pereira. Em encontro com a candidata a vice-governadora na chapa, Priscila Krause (Cidadania), Nilson oficializou o apoio que fortalece a votação da candidata tucana na capital pernambucana, especialmente nas comunidades da Zona Oeste recifense.
PAULO JUCÁ E EVANDRO - Depois de declarar apoio a Raquel Lyra o prefeito de São José do Egito Evandro Valadares e o candidato a deputado Paulo Jucá promoveram neste sábado um grande adesivaço na cidade. Os 18.000 votos recebidos por Paulo Jucá no alto pajeú já fazem dele a principal liderança à frente da campanha de Raquel na região.
ROTA DA GRATIDÃO - Desde o fim da campanha eleitoral, Pedro Campos iniciou a sua caminhada para agradecer aos pernambucanos pelos votos de confiança que recebeu, além de reafirmar o seu compromisso com pautas prioritárias para os próximos anos. Ele já andou pelos municípios de Escada (Zona da Mata Sul), Glória do Goitá (Zona da Mata Norte), São Lourenço da Mata, Recife e agora Camaragibe (Região Metropolitana), assim como tem dado entrevistas a rádios e podcasts.
SUPLEMENTAR - O deputado estadual Álvaro Porto (PSDB) participou da convenção que oficializou, na sexta-feira (14.10), o lançamento da candidatura de Tatiana a prefeita e vereador Irmão Eraldo a vice-prefeito de Maraial, na Mata Sul. A eleição suplementar acontecerá no dia 27 de novembro. Tatiana é esposa do ex-prefeito Sérgio da Farinha, que juntamente com Irmão Eraldo, lidera grupo político que apoiou a reeleição o deputado Álvaro Porto para a Assembleia Legislativa e agora volta a se apresentar para a disputa do Executivo municipal. “Estamos juntos e temos a certeza que sairemos vitoriosos da eleição suplementar. Este grupo político vai confirmar sua força e capacidade de mobilização, representando, nas urnas, o desejo da população do município de Maraial. Estamos trabalhando para vencer e fazer valer a vontade do povo”, afirmou Porto.
DEBATE -  Tales Faria, do UOL —  O primeiro debate entre os candidatos a presidente da República deste domingo, 16, foi o melhor dos últimos anos, graças às regras estabelecidas pelo pool de empresas de mídia UOL-Folha-Band-TV Cultura. Os candidatos tiveram a chance de se enfrentar cara a cara em dois dos quatro blocos e estabelecer os temas que queriam discutir. E aí, infelizmente, ocorreu o ponto fraco do debate: nenhum dos dois colocou em pauta propostas econômicas para o país. O ex-presidente Lula (PT) venceu disparado o primeiro bloco, primeiro ao jogar o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas cordas ao perguntar quantas universidades e escolas técnicas o atual governo criou. Bolsonaro simplesmente não respondeu. Depois, ainda tomou o bloco, com um assunto absolutamente desconfortável para Bolsonaro, quando puxou o assunto da pandemia. O presidente mostrou-se desconfortável para explicar seu negacionismo quanto às vacinas, as quase 700 mil mortes pela Covid-19 e suas atitudes desrespeitosas com os doentes. Bolsonaro venceu o segundo bloco, quando foi aberta aos jornalistas a possibilidade de fazer perguntas aos candidatos. Lula fugiu da pergunta do representante do UOL, Josias de Souza, sobre os desvios na Petrobras apelidados de Petrolão, permitindo ao adversário crescer no embate. O bloco seguinte, de novo enfrentamento cara a cara entre os candidatos, ficou no empate.
Lula aproveitou para responder um pouco sobre o Petrolão e cutucou Bolsonaro por não ter promovido aumento real do salário mínimo e também em relação ao desmatamento na Amazônia. Mas se perdeu na administração do seu tempo de fala. Bolsonaro, que soube administrar melhor o tempo, retrucou cobrando definição do petista sobre quem será o futuro ministro da Economia, insistiu que o Auxílio Brasil paga um valor maior do que o Bolsa Família e atacou uma suposta leniência do adversário no combate ao tráfico. Mas o resultado mesmo será dado pelos eleitores após decantar a repercussão do debate. A princípio, não será pequena, porque, diferentemente do debate da TV Globo, este ocorreu em horário nobre, o que facilita a audiência.

Nenhum comentário: