quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Na Lupa 🔍 Quinta 01/12/22, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto. 


TERCEIRO ANO DE MANDATO DOS PREFEITOS CHEGARÁ COM FORTE EXPECTATIVAS NO MEIO POLÍTICO

Estamos chegando ao final de 2022 e com ele muita coisa vai ficando para trás. É importante observar que daqui para frente e quando findar o ano, os gestores municipais terão na prática apenas 2023 pois se nos doze meses do próximo ano os prefeitos não acertarem o passo, muitos não serão reeleitos e outros tantos não farão os sucessores. Como faz falta uma eleição geral em que todos pudessem se eleger juntos e o mandato tivesse de fato a duração de 04 anos. 
OLHO NO CALENDÁRIO 1 - O calendário na prática de um mandato funciona da seguinte maneira: no primeiro ano é a hora de ação imediata as medida duras ou se toma logo após a posse ou o prefeito começa a definhar pelo defeito que já existe na gestão logo na entrada e que fará sombra em toda a sua gestão. Mas é no primeiro ano que tudo deve ser engrenado e as realizações precisam acontecer já no segundo semestre para que o governante mostre a cara da sua gestão. No segundo ano começa a campanha política para presidente, governador e deputado federal estadual. Lá vem dor de cabeça pois os gestores precisam lutar pra serem majoritários nas duas cidades. 
OLHO NO CALENDÁRIO 2- O calendário segue seu ritmo e no terceiro ano é o tempo de fechar o balanço geral, afirmar a sua liderança local, acelerar as obras visíveis e manter os grupos políticos acessos e confiantes. É no terceiro ano de uma gestão que as obras não podem parar de forma alguma é isso ainda faz os prefeitos em paralelo terem a obrigação, de quem seguir no jogo, de arrumar recursos para entrar na virada do terceiro para o quarto ano de mandato em ritmo acelerado de entregas eficientes, visíveis e que de fato sejam úteis a população.
CURIOSIDADE- No início do quarto ano de mandato se não foi feito o passo a passo, descrito acima, o político terá muita dificuldade, pois é impossível para um prefeito governar no quarto ano. É como se o mandato só fosse de três anos. Porque no último ano do mandato ocorrem etapas como o prazo de transferência de domicílio eleitoral e o de filiação partidária que é literalmente uma etapa política. A gestão vai ficando em segundo plano para dar lugar a política. 
MUNICIPAL- A chave de muitos mandatos bem sucedidos reportam a um terceiro ano de mandato que combine os fatores: Entregas constantes de obras, início de obras públicas que possam ser finalizadas no ano em curso, licitações concluídas para os projetos de grande relevância e também o mais relevante dos pontos que é não discuidar do feijão com arroz, que vem a ser a necessidade básica dos cidadãos no dia a dia normal de uma cidade. 
ANÁLISE PRÁTICA- Quem conhece o meio de uma gestão sabe que quando chega Janeiro do terceiro ano de mandato, em teses o gestor só possui um ano de mandato prático. Qualquer passo em falso será pisando em uma “granja inteira” em todos os ovos do lugar. É o ano chave para o bem ou para o mal e para o tudo ou para o nada. E nessa hora que começam as pesquisas que mostram se a gestão é aprovada ou não. Nesse período as expectativas no meio político ficam “em brasa”. As oposições estão arrefecidas e com fogo alto mirando o que está no poder para ocupar o lugar do titular. As câmaras municipais estão na linha do gol, pois os vereadores aguardam a abertura da “janela partidária”, que será em março de 2024, para escolherem como disputarão a reeleição. Nesse contexto todo 2023 está mais próximo do que nunca. Apertem os cintos. A turbulência está no ar.

PASSANDO A LUPA 🔎 

Na Câmara de Vereadores de Garanhuns houve a dança das cadeiras e o vereador Wellington Ferreira que assumiu por três meses o mandato volta a suplência com a posse de Bruno dos Santos determinada pela Justiça Eleitoral. 

BRUNO DOS SANTOS FOI RECONDUZIDO AO CARGO DE VEREADOR 

Atendendo a uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Câmara de Garanhuns promoveu na terça-feira passada, dia 29, o ato solene de recondução de Bruno dos Santos (sem partido), ao cargo de Vereador do Município de Garanhuns. O ato que foi conduzido pelo Presidente do Legislativo Garanhuense, vereador Johny Albino (PSB) e aconteceu na sala da presidência da Casa Raimundo de Moraes, foi muito prestigiado devido ao fato inédito da situação prática.
Bruno dos Santos voltou a exercer o mandato depois de ter a vaga cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), por infidelidade partidária. Ele foi eleito, em 2020, pelo PSL, mas deixou o partido logo após a fusão com o DEM, que criou o União Brasil. O TRE entendeu que a desfiliação foi sem justa causa e determinou o afastamento do Parlamentar.
Agora com a volta de Bruno dos Santos, o então vereador Welington Ferreira (UB), que foi empossado no cargo no último dia 9 de setembro, voltou a condição de 1ª Suplente. Como a decisão do TSE, proferida pelo Ministro Ricardo Lewandowski, tem caráter liminar, ainda cabe recurso.

DIPLOMADOS - Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que a diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, será realizada no dia 12 de dezembro, às 14h, no plenário da Corte. A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha dos eleitos nas eleições e marca do fim do processo eleitoral. Com o diploma eleitoral em mãos, os eleitos podem tomar posse no dia 1° de janeiro de 2023. O documento será assinado e entregue pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes

TRIUNFO - O Governador de Pernambuco Paulo Câmara, estará nesta quinta-feira 1º de dezembro, na cidade de Triunfo, onde terá uma agenda na parte da manhã. Às 9:30 horas inaugura o Pátio Pernambuco e às 10 horas, inaugura obras de requalificação do Cine-Teatro Guarany.
HERÓI FAKE - Gabriel Monteiro ganhará uma série sobre sua vida no Globoplay. “Gabriel Monteiro — Herói fake”, estreia na próxima terça (6), na plataforma de streaming e promete contar detalhes sobre a trajetória do ex-vereador, desde o sucesso dele nas redes sociais até a perda do mandato e a prisão preventiva por acusações envolvendo crimes sexuais. A produção conta com quatro episódios e reúne depoimentos exclusivos das mulheres e dos ex-assessores que o acusam de estupro, assédio sexual e moral, peculato e tortura. Além de mostrar os delegados que conduzem as investigações.

SEM UM PIO - Recluso desde a derrota para o ex-presidente Lula (PT) no pleito deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem evitado declarações e aparições públicas. Na noite desta terça-feira (29), ele participou de um jantar promovido pelo Partido Liberal (PL), em Brasília, mas usou a mesma tática: entrou mudo e saiu calado. Nas redes sociais circulam vídeos que flagraram o momento exato que o mandatário deixa o restaurante, ignorando perguntas da imprensa e até mesmo de apoiadores.
Bolsonaristas que estavam no local ecoaram gritos de "mito", "eu autorizo" e o "Brasil vai parar", mas Bolsonaro entrou rapidamente em um veículo oficial.

COSTA NETO - Na saída de um restaurante em Brasília, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou aos apoiadores que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não deixará os manifestantes “na mão”. Segundo o Metrópoles, a declaração foi feita na noite desta terça-feira (29), após jantar com membros do partido. Desde o dia 30 de outubro, quando Bolsonaro saiu derrotado das eleições presidenciais para o petista Lula, bolsonaristas se aglomeram em frente a quartéis de todo o Brasil, pedindo intervenção militar e atos antidemocráticos.Ao ser questionado sobre qual a chance de os pedidos dos manifestantes serem atendidos, Valdemar Costa Neto foi enfático ao dizer que Bolsonaro ajudará os apoiadores. “Tem muita chance, lógico. O Bolsonaro não falou ainda, vai falar. Vamos ajudar vocês lá”, garantiu. “Vocês podem ter certeza de que o Bolsonaro vai dar uma resposta pra vocês. Bolsonaro é homem, pode ter certeza de que ele não vai deixar vocês na mão”, completou.
GRANDE SACADA - O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), junto com a Secretaria de Cultura do município, inovaram e deram uma grande sacada ao criar a Arena da Copa no Encantos do Natal. Montada na praça mestre Dominguinhos, a arena funciona nos jogos da seleção brasileira e conta com um super telão, atrações musicais locais, (antes e depois dos jogos), som, tendas e cadeiras para o público, os torcedores poderão curtir a praça de alimentação, barracas com uma vasta gastronomia para todos os sabores, com segurança na Praça Mestre Dominguinhos.A  Copa do Mundo é um grande evento que une ainda mais todos os brasileiros, fortalecendo o espírito torcedor e patriota da população. Frisou Sivaldo.
LIRA E PSB - Sob o comando do novo líder, deputado Felipe Carreras, a nova bancada do PSB na Câmara dos Deputados se reuniu com o presidente da Casa, Arthur Lira, na manhã desta quarta-feira (30). Na ocasião, os deputados sinalizaram para o voto na reeleição do presidente da Câmara. 

DISSE “A formação do secretariado e algo muito pessoal e vai ao estilo da própria governadora Raquel dar esse tom. O que eu tenho percebido pelas conversas que tenho tido com ela é que ela está muito focada no trabalho de transição, que tem a vice Priscila como coordenadora. Acho que tem muito mais gente ansiosa e precipitada do que a própria Raquel. Não se pode ter essa pressa. Ela tem o prazo de até 31 de dezembro para fazer essa formação ao critério técnico, político, mas com o jeito que ela entender ser melhor o perfil que possa dar a ela condição de tirar do papel todos os projetos que ela apresentou ao longo da campanha”. (O ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil), que foi candidato ao Governo de Pernambuco no pleito deste ano, entrevistado ontem (29) do Programa Folha Política, da Rádio Folha FM 96,7)

Nenhum comentário: