sábado, 3 de dezembro de 2022

Na Lupa 🔍 Sábado 03/12/22, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto. 


PAULO CÂMARA ENTREGA ESTADO COM BILHÕES EM CAIXA

Ao contrário do que muita gente pensa ou foi induzido a crer o governo de Pernambuco não está falido e nem fadado ao ao fracasso, pelo contrário, foi revelado que há em caixa uma cifra bilionária que será transmitida para os novos integrantes do governo eleito pra governar o estado por quatro anos (2023-2026). Paulo Câmara, auditor do TCE/PE pode ter sido tímido politicamente, mas administrativamente foi um leão e quando sair do Palácio do Campo das Princesas terá cumprido a sua parte administrava ao pé da letra e com honras.
LIMITE DE PESSOAL- O que mais chamou atenção também após o fato de ter em caixa mais de 3 bilhões em espécie e outros tantos bilhões pré-aprovados em empréstimos ao estado, foi o patamar da Lei de Responsabilidade Fiscal relacionada a limite de pessoal que está enxuta e no patamar de menos de 40% quando o limite pela mesma LRF é de 49%. Isso aqui pode parecer nada ou pouco mas não é caro leitor. De cada 10 gestões públicas nas cidades no mínimo 7 estão acima dos patamares de limite de pessoal. Paulo Câmara fez certinho o dever de casa administrativo gostem os inimigos ou não. E nós aqui do Blog do Edney estamos sempre livres de forma independente para falar a verdade, seja qual for. Essa é a nossa meta e sempre foi e sempre será. Narramos os fatos reais sem fanatismo e caça às bruxas.
MÁQUINA AZEITADA- Com a máquina praticamente engrenada a governadora Raquel Lyra poderá trilhar desde o começo uma gestão amena. Com Raquel Lyra há o diferencial e a coisa mais importante de todas que é iniciar o seu governo sem transtornos ocasionais que geralmente aparecem quando alguém sucede outro no comando estadual. Cabe a nova governadora e sua equipe ligar as turbinas e seguir em frente a todo vapor. Raquel Lyra chega com alta credibilidade montada no cavalo da mudança mais esperada da história pernambucana, que era a saída do PSB do comando do Palácio do Campo das Princesas. 
INÉDITO- Quanto ao endividamento estadual, o nó de todos os Estados, é de apenas 21% da Receita Corrente Líquida (RCL), o menor patamar da história de Pernambuco. Toda essa situação narrada aqui caro leitor mostra que se por um lado o governo Paulo Câmara não atendeu a expectativa política ou se não se reafirmou em um líder popular e carismático, foi devido ao seu jeito natural de ser. O governador Paulo Câmara sempre foi avesso a badalação e prefere ser discreto no seu jeito de ser, o que pode confundir com uma pessoa que está alheia a tudo, só que não procede essa afirmativa. Paulo Câmara sempre esteve atento, a questão que prejudicou o segundo governo de Câmara deve ser debitada muito mais ao seu péssimo e defasado núcleo político que atuou no Palácio do Campo das Princesas, do que ao próprio Paulo. 
EQUIPE DE LULA - Paulo Câmara ainda é bastante jovem para quem já terá sido governador por dois mandatos em Pernambuco, ao sair no dia 31 de Dezembro. Muito se comenta sobre a possibilidade de Paulo Câmara ser Ministro de Lula(PT), embora não se veja uma linha sobre esse assunto de forma real. Há uma especulação de que Paulo Câmara pode ser alçado à chefia de CGU, que é a Controladoria Geral da União.
ESPECULAÇÃO- Paulo Câmara seria o Ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU) que é o órgão do Governo Federal responsável por assistir direta e imediatamente o Presidente da República quanto aos assuntos que, no âmbito do Poder Executivo federal, sejam relativos à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio das atividades de controle interno, auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria.

RECONHECER - Por mais que se faça oposição ao em breve futuro ex-governador Paulo Câmara, há muita coisa para se reconhecer nos seus esforços durante os seus longos oito anos de mandato. Grande parte das oposições ao seu governo decorreram das relações conflituosas com integrantes da sua gestão. O cidadão Paulo Câmara que está de saída do Palácio do Campo das Princesas, foi um tarefeiro e cumpridor da missão que lhe foi delegada lá atrás por Eduardo Campos. Ninguém em Pernambuco pode dizer que Paulo não cumpriu a missão, porque ele foi colocado lá para fazer o que fez. É isso aí. 


PASSANDO A LUPA 🔎 

Neste sábado trazemos aqui um importante ponto do trabalho realizado pelo mandato do vereador Damásio Cardoso que já está sendo realidade em Garanhuns. Sua atuação parlamentar é digna de destaque. Vamos lá: 

DAMÁSIO REIVINDICA E PREFEITURA REALIZA RECAPEAMENTO ASFÁLTICO DA AVENIDA FLAUBERTO ELIAS. PREFEITO ATENDE E OBRA É REALIZADA


ATENDEU- A Prefeitura de Garanhuns vem realizando serviços de recapeamento asfáltico na Avenida Radialista Flauberto Elias, no bairro Dom Hélder Câmara, a popular Cohab 3. As ações são fruto de uma solicitação do Vereador Damásio Cardoso, que apresentou proposição na Câmara de Garanhuns reivindicando os serviços. 
MOBILIDADE URBANA- O vereador Damásio afirma que os trabalhos contemplaram toda a extensão daquela Via, resolvendo definitivamente os problemas de mobilidade gerado pelos buracos. Ainda de acordo com o plano de trabalho, em breve, outras ruas e avenidas de Garanhuns serão beneficiadas com uma nova camada de asfalto, dentre elas a Rua Mauro de Souza Lima, a Batalha do Tuiuti, no Parque Fênix, que também está na lista das solicitações de Damásio Cardoso ao Governo de Garanhuns.
PREFEITOS - Na próxima quarta-feira (07), a governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause, realizam na cidade de Caruaru, um grande reunião com os prefeitos pernambucanos, que apoiaram sua candidatura. 
FLORES - O prefeito de Flores, Marconi Santana, esteve ontem (01), mais um encontro com o deputado federal, Danilo Cabral. “Mais um vez pautamos mais encaminhamentos voltados para novos investimentos para nossa Flores”,disse Marconi.
ACALMOU - Após se colocar como opositor, o deputado Fernando Rodolfo (PL) mudou o tom e disse que quer “unidade” com a governadora eleita por Caruaru. Essa fala veio depois da entrevista que o prefeito Rodrigo Pinheiro concedeu à Rede Nordeste de Rádios.
MARILIA - Esse é o objetivo do Solidariedade com Marília Arraes. Paulinho da Força vai fazer de tudo para que ela seja indicada em cargo de relevância no novo governo. Paulinho quer evitar que a neta de Arraes deixe sua sigla.

Nenhum comentário: