sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Na Lupa 🔍 Sexta 13/01/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


OS CARGOS DO GOVERNO RAQUEL LYRA EM GARANHUNS 

O ditado popular diz que Rei Morto, Rei Posto. Sivaldo Albino cantou de galo em todos os cargos regionais no governo do atualmente combalido PSB. Agora o jogo se inverteu e como Raquel Lyra ascendeu ao trono, cai em desgraça todos os que ocupavam as funções por indicação de Albino. Agora chegou a vez de Izaías Régis cantar de galo, e olhe que dessa vez ele não estar pra brincar e sabe bem o que vai fazer, ou melhor, já está fazendo. Vamos lá:
TIRO CERTO- Como não há a mínima chance de ser o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco nesse momento de início de governo e também por já ter hipotecado desde o primeiro momento o seu apoio incondicional ao deputado estadual Álvaro Porto(PSDB), seu colega de bancada, Izaías Régis foi lá e atirou no que viu e acertou na mosca. Explico.
NA MOSCA- Com a eleição de Álvaro Porto para o cargo de presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado que vai para o terceiro mandato seguido, muda de patamar. Essa mudança lhe permitirá ceder a Régis os cargos de maior expressão no Agreste Meridional, uma vez que à Presidência da ALEPE é grande demais pra se preocupar com cargos de varejo. Álvaro Porto eleito, vai direto no atacado da política: ficará tão forte que não haverá outro caminho a não ser no futuro ser uma importante opção pra deputado federal, tal qual foi o atual presidente Eriberto Medeiros. Se seguir os passos de Eriberto. Se elegerá fácil para a câmara federal e ainda poderá deixar seu outro filho Gabriel Porto, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, na qualidade de deputado estadual. Bom, deixando a futurologia de lado. Álvaro está com o cavalo selado para o comando da Casa de Joaquim Nabuco. 
IZAÍAS RÉGIS- Nesse panorama Débora Almeida e Izaías Régis dividiriam os cargos comissionados mais importante da região, como se fosse uma compensação pelo apoio à candidatura do colega parlamentar. A bem da verdade Álvaro Porto é sem dúvidas merecedor da indicação do governo pra presidir a casa legislativa. Ele sempre esteve na oposição e nunca cedeu à pressão ou casuísmo baratos, sendo sempre combativo e corajoso na defesa dos pernambucanos. 
POLÍTICA É DESTINO- Não adianta forçar. Os que buscam a política como candidatos de si mesmo, nunca logram êxito porque o Universo conspira para tudo dar errado e nada dar certo , não tem jeito. Infelizmente dar tudo pra trás. Agora os que estão iluminados pelo propósito do povo vencem tudo e todos. Izaías Régis é um exemplo do que narramos aqui. Todas as portas se abriram para o deputado estadual Izaías Régis paulatinamente até que venceu e foi diplomado. Izaías contrariou a contrariedade e quem apostou contra ficou contrariado em definitivo porque agora ele acabou de chegar ao 4º mandato e chegou com o governo que o representa e que ele representa. As carta estão na mesa e elas passarão por Débora Almeida e Izaías Régis, com o aval absoluto de Álvaro Porto. É isso aí.
UM PASSO PARA VENCER - Os bastidores indicam ao Blog do Edney que Álvaro Porto soube avançar no seu projeto e está praticamente consolidado  na casa e se tornou consenso. Raquel não tem como inventar um nome do colete. Seria um tiro no pé. Já um interlocutor do palácio disse em reserva ao Blog que a preferência inicial era pelo nome do ex-PSDB Antônio Moraes. Álvaro deixou a governadora na posição de xeque-mate no xadrez político. Se ela não concordar, uma vez que até hoje não veio a público afirmar, ela não poderá fazer nada, pois um passo em falso, quem perde é Raquel. Ela não tem mais como bancar o nome de outro parlamentar porque  Álvaro Porto será eleito e o blog aqui já dar como favas contadas. Não é bom para Raquel Lyra desprestigiar um aliado de primeira hora. A briga agora será feia, mas pra outro cargo na mesa: A 1ª Secretaria, a prefeitura da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Mas isso é assunto pra outra coluna. Excelente dia! 

PASSANDO A LUPA 🔎

TEMOR - Aliados próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já não escondem mais o temor com um depoimento comprometedor do ex-ministro da Justiça Anderson Torres e até mesmo com um cenário de delação premiada. As informações são do Blog do Camarotti. A avaliação é que, depois da ordem de prisão de Torres por omissão em conter os atos golpistas de domingo (8) e a revelação de uma minuta de um golpe, a situação do ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) ficou extremamente delicada.
SERRA TALHADA - O ex-prefeito de Serra Talhada Carlos Evandro, que foi adversário da prefeita Márcia Conrado, em 2020, declarou apoio a petista, ontem, durante um ato do Governo em Bernardo Vieira. Em conversa com o portal Farol de Notícias, Carlos Evandro admitiu que o gesto foi para unir a família Pereira, mas deixou claro que a adesão se dá, principalmente, pelo “excelente trabalho de Márcia”. A esposa de Evandro, Socorro Brito, foi derrotada por Márcia por uma grande margem de votos nas eleições passada.
CACAU - A jornalista Cacau de Paula retorna à Prefeitura do Recife como secretária de Turismo e Lazer. Ela substitui Pâmela Alves, que estava no posto interinamente. A nomeação deverá ser publicada no Diário Oficial do município nos próximos dias.
TRIAGEM - Em café da manhã com jornalistas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (12/1) que o Palácio do Planalto e da Alvorada necessitam de uma triagem, pois estão repletos de bolsonaristas. Segundo o petista, será necessária ainda a colocação de funcionários de carreira.
MINUTA - Em investigações, a Polícia Federal encontrou uma minuta de decreto do ex-Presidente, Jair Bolsonaro (PL) na casa do ex-Ministro, Anderson Torres. De acordo com o Portal da Folha de São Paulo, a proposta de decreto era para mudar o resultado das eleições onde Bolsonaro havia perdido para o atual presidente, Lula.
GOIANA - Começou o ano pré-eleitoral e alguns nomes já circulam como futuros candidatos a prefeitos. O vereador Renato Sandré, Quinho Fenelon, Walter da ETP entre outros são os nomes mais lembrados e que estão se movimentando. 
GOIANA 2 - O prefeito Eduardo Honório acredita que pode disputar a reeleição. Porém o entendimento de muitos juristas é que ele já está reeleito, pois assumiu a prefeitura após a morte do titular.
TORITAMA - A manhã da quarta-feira (12/01) foi de alegria para os profissionais da enfermagem que trabalham nas unidades de saúde pública de Toritama. Ao receber a categoria de profissionais da saúde em seu gabinete, o Prefeito Edilson Tavares reafirmou o seu compromisso de garantir o reajuste salarial, tão logo seja autorizado pela justiça, através do STF.
SEM CARNAVAL - A prefeitura de Buíque anunciou agora a noite, através de suas redes sociais, que não realizará as festividades carnavalescas no ano de 2023. O anunciou aconteceu após a divulgação de um decreto que determinou a adoção de medidas de contenção de despesas e ajuste fiscal devido as quedas de receitas e a mudança para menor do índice do FPM do município, a partir dos dados do Censo 2022.
REITORA - A governadora Raquel Lyra empossou, na ultima quarta-feira (11), os professores Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti e José Roberto de Souza Cavalcanti, para exercerem os cargos de reitora e vice-reitor, respectivamente, da Universidade de Pernambuco (UPE), no quadriênio 2023-2026. A cerimônia foi realizada no Auditório Ênio Cantarelli, do Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco – Prof. Luiz Tavares (Procape).

Nenhum comentário: