sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

MAIORIA DOS LÍDERES DE PARTIDO DEFINIDOS NA ALEPE


Na primeira reunião plenária da nova legislatura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) os deputados trouxeram temas que deverão ser abordadas com frequência como a necessidade de uma oferta maior da água no estado, a redução das desigualdades sociais, desenvolvimento do estado e de questões que envolvem melhoria salarial para os agentes de segurança pública, a exemplo da Polícia Militar, além da construção do Arco Metropolitano para melhoria da mobilidade urbana. Outro ponto tratado na abertura dos trabalhos envolveu a definição das bancadas e líderes de partidos e federações. 

O líder do governo, deputado Izaías Régis (PSDB), fez um apelo aos colegas de parlamento para que sejam definidos os parlamentares que irão compor a bancada de Oposição, e quem liderará o grupo e a chamada bancada independente. O tucano convocou parlamentares interessados em compor a bancada do Governo para uma reunião na manhã da próxima segunda-feira (13).

"Precisamos saber quem está na base do governo e na oposição para termos harmonia e montarmos as comissões da Casa. Elas são importantes porque vamos discutir melhorias para a população. Podemos fazer um grande trabalho, atuar em harmonia mesmo pensando diferente”, destacou Izaias Régis.  

No primeiro dia de sessão, alguns parlamentares abordaram a atuação do Poder Legislativo como ator central para viabilizar a qualidade de vida e o desenvolvimento do Estado. A deputada Dani Portela (PSOL) enfatizou a necessidade de a Alepe olhar para os menos favorecidos e se comprometer em levar a discussão como prioridade de seu partido.  

“Estamos no quarto estado mais desigual do nosso País. É o segundo estado onde os pobres são mais pobres, onde você vê uma distância social maior. A gente sabe que essas desigualdades, elas têm endereço. Essas desigualdades, elas se estruturam em classes sociais diferentes, em gênero e em raça”, disse Dani Portela. 

Já o deputado Rodrigo Novaes (PSB) abordou a questão da falta de água para os que residem fora dos aglomerados urbanos como em sítios e assentamentos. 

Para o deputado Abimael Santos (PL), acabar com as faixas salariais na Polícia Militar de Pernambuco será, segundo o parlamentar, um compromisso de seu mandato. Ele denunciou que a regra atual gera  distorções na remuneração de agentes que desempenham as mesmas funções, e causa a segregação dos policiais. O deputado Joel da Harpa também defendeu a extinção das faixas salariais na PM. 

O ex-prefeito de Igarassu, o deputado Mário Ricardo (Republicanos), enfatizou a necessidade  de discutir  temas de interesse da população que vive e trabalha em diferentes lugares do Grande Recife. Para o parlamentar uma saída para melhorar a mobilidade urbana seria a construção do Arco Metropolitano. 

O deputado Doriel Barros informou que o novo líder da Federação formada pelo PT, PV e PCdoB é João Paulo Lima.  Os vice-líderes são Rosa Amorim, do PT, João Paulo Costa, do PC do B, e Gilmar Júnior, do PV.  De acordo com João Paulo, a Federação terá uma atuação de independência em relação ao governo Raquel Lyra.

Já Alberto Feitosa, do PL, foi anunciado como o  líder do partido. O anúncio foi feito por Abimael Santos, que será vice-líder, com Renato Antunes e Nino de Enoque. O PL também será independente em relação à gestão estadual

Nenhum comentário: