quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Na Lupa 🔍 Quinta 09/02/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto. 


RAQUEL LYRA DESAPROPRIA COLÉGIO AMERICANO BATISTA E POPULAÇÃO ESPERA GRANDE PROJETO EDUCACIONAL DO ESTADO 

Na coluna desta quinta-feira vamos conhecer um um pouco da história do Colégio Americano Batista que foi desapropriado pela governadora Raquel Lyra para a construção de um mega projeto educacional do estado de Pernambuco. O imóvel abrigou um colégio do estado de Pernambuco, fundado em 1906. Já passaram pelo mesmo, grandes personalidades, como Ariano Suassuna e Gilberto Freyre e muitos outros políticos, desforre , deputados, juízes, desembargadores é uma leva alta de personalidades pernambucanas. O imóvel sede Possui uma ampla estrutura física. Vamos começar conhecendo um pouco dos fatos voltando no tempo. Vamos lá: 
HISTÓRIA 1 - No ano de 1906, o missionário estadudinense W.H. Canadá teve um certo interesse em construir em solo pernambucano, uma escola, com a vontade de contribuir para a educação brasileira, essa escola iria alfabetizar crianças que não tinham condições financeiras de usufruir um ensino de qualidade (que então só era fornecido por escolas particulares), assim como o objeticvo de evangelizá-los.
HISTÓRIA 2 - A escola foi iniciada numa pequena casa vizinha à primeira Igreja Batista de Pernambuco, com apenas treze alunos. Assim nasceu o Colégio Americano Batista do Recife, inicialmente denominado como Collegio Americano Girealth. Passados treze anos, o então diretor da instituição, o missionário H.H. Muirhead comprou uma chácara localizada no lugar que hoje conhecemos como Parque Amorim, onde foi instalado o colégio. 
HISTÓRIA 3 - O local era perfeito, devido à facilidade do percurso para quem morava em bairros como Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Casa Forte, Casa Amarela e outros.
Depois da aquisição do terreno, veio à construção de seu primeiro edifício, que levaria o nome do professor Alfredo Freyre, antigo diretor do colégio e advogado que intermediou a compra da propriedade. A ideia original era que o prédio reproduzisse a fachada da Casa Branca, sede da presidência dos Estados Unidos. Em 1942, fechou-se o ciclo de diretores estrangeiros norte-americanos na instituição.
INFRAESTRUTURA- Atualmente, o colégio conta com um harmonioso conjunto de quatro prédios principais, em estilo romano, que oferecem aos alunos conforto e espaço para uma perfeita aprendizagem, além de duas bibliotecas, que servem aos alunos como fonte de pesquisa. Dois grandes auditórios são usados para eventos internos, além de serem usados para apresentações, congressos e seminários.

RAQUEL ASSINA A DESAPROPRIAÇÃO E VAI TRANSFORMAR A ÁREA NUM MEGA COMPLEXO EDUCACIONAL   

AÇÃO RÁPIDA - A governadora Raquel Lyra (PSDB) assinou a desapropriação do tradicional prédio do Colégio Americano Batista, próximo da Avenida Agamenon Magalhães no Recife. A gestão estadual diz que o prédio será usado para um equipamento da rede estadual de educação. A população pernambucana aplaudiu o gesto da governadora e a rapidez com que agiu, evitando que um patrimônio histórico fosse demolido e repassado a iniciativa privada para construção de um shopping center. Ponto positivo para a nossa governadora Raquel Lyra. 
EDUCAÇÃO- Segundo fontes, em reserva, a ideia é construir e adaptar o equipamento para a construção de uma mega estrutura educacional que será o cartão de apresentação da governadora no quesito educação. Ela quer assumir um
protagonismo inédito no setor é esse imóvel caiu como uma luva para a gestão estadual. O prédio é amplo, arrojado e possui excelente localização e ainda é bem servido de transporte público, uma vez que por lá passam inúmeras linhas de ônibus, o que vai facilitar muito o acesso a esse futuro equipamento do povo pernambucano. 
DÍVIDA DE IPTU - O jornalista Jamildo Melo publicou que que o imóvel deve uma verba milionária de IPTU. Segundo a Prefeitura, o imóvel deve R$ 2.880.899,20 de IPTU pelo imóvel. O imóvel não vem pagando o imposto, segundo a Prefeitura, desde 2010. O valor anual do IPTU do imóvel ficou em R$ 118.684,40 neste ano de 2023. Agora, com a desapropriação, a Procuradoria Municipal da Prefeitura do Recife terá que se habilitar no processo para receber estes impostos devidos, para receber a dívida. É o que informam especialistas, ouvidos pelo Blog.
A verba tributária, segundo o Código Tributário Nacional, tem prioridade de recebimento, antes de outros credores. Após o Estado tomar posse do imóvel a Prefeitura não poderá mais cobrar o IPTU anual, pois o Estado tem imunidade tributária contra a Prefeitura
EM TEMPO- Os valores atrasados, contudo, podem ser cobrados do valor que os proprietários irão receber pela desapropriação, segundo os especialistas. O Governo do Estado disse, em nota, que ainda não sabe quanto pagará pelo imóvel.

PASSANDO A LUPA 🔎

NA CAPITAL - Um grupo de deputados estaduais passou a semana em Brasília para articular ações para suas bases. Parlamentares pernambucanos como Rodrigo Novaes, Jarbas Filho, Rodrigo Farias e Gustavo Gouveia foram recebidos com seus prefeitos por ministros de várias áreas do Governo.
TREGUA - O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pretende dar uma “trégua” ao governo Lula na Casa pelo menos até o Carnaval, este ano comemorado de 18 a 22 de fevereiro. A líderes de partidos aliados ao governo, Lira sinalizou que, até o feriado, pretende colocar em votação apenas pautas de consenso, evitando projetos polêmicos. Uma amostra dessa disposição já foi dada por Lira nos primeiros dias desta semana, quando pautou apenas acordos internacionais do Brasil que precisam ser ratificados pelo legislativo.
COLINHO - Primeiro-secretário da Câmara dos Deputados e presidente nacional do União Brasil, o deputado pernambucano Luciano Bivar entrou na polêmica do Banco Central, fruto das críticas de Lula pelos juros extorsivos. “Está certo que o BC é um defensor da nossa moeda e dos nossos índices de inflação, mas, em última análise, a responsabilidade disso é do governo eleito. Isso é um problema que está no colo dele, e acho que ele tem todo o direito de se insurgir àquilo que ele acha que não está de acordo com a forma dele chegar a uma economia mais saudável”, afirmou.

RODOLFO - O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) deu entrada em projeto de lei que prevê que as instituições públicas ofereçam vagas para ensino à distância (EAD) para todos os cursos. A proposta modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e estabelece que o quantitativo de vagas da nova modalidade será definido pelo Ministério da Educação, mas não poderá ser inferior ao dobro do que é ofertado para os cursos presenciais.
CULTURA -A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, lançou nesta terça-feira, 7, o Calendário Cultural 2023. O objetivo do calendário é que toda a população caruaruense possa se programar, anualmente, de acordo com o calendário de eventos, o que envolve diversos setores da sociedade, como a economia em si, a geração de emprego e renda, movimentação no comércio local, atrativo para os turistas e, consequentemente, a rede hoteleira da cidade, que com tempo hábil poderá montar toda uma grade logística para receber o grande volume de pessoas.
ZAZÁ EM AÇÃO -O deputado estadual Izaías Régis (PSDB), conhecido no meio político, pelo excelente trâmite na Assembleia Legislativa em todos os seus mandatos, começou a liderança governista com o pé direito. Em um encontro ocorrido minutos antes do início da 1ª Reunião Ordinária Plenária da 20ª Legislatura da Alepe, “Zazá”, como carinhosamente é chamado por todos os deputados, cravou o apoio da bancada do PP ao governo Raquel Lyra.O grupo é o segundo maior da Casa de Joaquim Nabuco, com oito parlamentares, o primeiro é o PSB, com treze deputados estaduais.
“Estou muito feliz com essa união com os colegas deputados do PP. Vou seguir trabalhando muito para que nós possamos ter um conjunto de deputados que dê sustentação ao nosso governo”, pontuou Izaías Régis.



Nenhum comentário: