sábado, 11 de fevereiro de 2023

Na Lupa 🔍 Sabado 11/02/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


INOCÊNCIO OLIVEIRA FAZ FALTA A PERNAMBUCO NO CENÁRIO POLÍTICO NACIONAL 

Nos dias atuais o deputado federal Inocêncio Oliveira está aposentado, cuidando de sua saúde, sobretudo de um grave problema nos joelhos que atrapalha um pouco o seu deslocamento e da deficiência auditiva adquirida de tanto voar de avião. Reside no Recife, na Avenida Boa Viagem, mas sempre que pode, procura dar expediente no seu escritório político, onde rever amigos e recebe visitas. O deputado foi em seus dez mandatos um leão feroz, em defesa de Pernambuco e dos seus aliados. Chegou a ter quase três dezenas de prefeitos ao seu lado, porque tinha palavra. Compromisso assumido por ele era uma lei. Cumpridor de acordos, não saiu mais da mesa diretora da câmara, ocupou todos os cargos nela existente. 
Teve a grandeza de reconhecer suas limitações físicas e deu por encerrada a carreira brilhante que exerceu em Brasília. Pernambuco ficou mais pobre de articulação com a sua saída da cena política. Na coluna de hoje vamos mostrar um pouco da sua trajetória. Vamos conhecer parte da sua história. 

Inocêncio Gomes de Oliveira nasceu em Serra Talhada em 21 de outubro de 1938 é um médico e ex-político brasileiro que foi filiado ao Partido Liberal (PL). Foi deputado federal por Pernambuco por dez mandatos consecutivos, tendo chegado à presidência da Câmara dos Deputados em fevereiro de 1993, cargo que exerceu até fevereiro de 1995.

Filho de Vicente Inácio de Oliveira e Maria do Socorro Andrada. Casado com Ana Elize Nogueira e tiveram desta união quatro filhos. Irmão do ex-prefeito de Serra Talhada, Sebastião Andrada Oliveira, mais conhecido como Tião Oliveira. Formou-se em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco em 1963 e exerceu a sua profissão até 1974 como cirurgião-chefe do Hospital Agamenon Magalhães em Recife.

Iniciou sua vida política em 1974, quando se filiou à ARENA em plena ditadura militar, permanecendo até se filiar ao PDS (partido político que a sucedeu no apoio ao regime) em 1980. Em 1985, durante o processo de redemocratização, filiou-se ao PFL, onde permaneceu durante a maior parte de sua carreira. Sempre teve o apoio do ex-deputado José Marcos de Lima, que foi secretário de Saneamento da prefeitura do Recife, com quem mantém uma amizade. Em 2005 filiou-se ao PL, que foi o partido pelo qual concluiu o seu décimo e último mandato. Saiu da política pra porta da frente, a mesma que entrou em 1974. 

PRESIDENTE DO BRASIL- Durante o governo do presidente Itamar Franco assumiu a presidência da República, como substituto constitucional, por nove vezes entre os anos 1993 a 1994, porque era presidente da Câmara Federal e substituto imediato do presidente, uma vez que o cargo de vice-presidente da república estava vago desde o afastamento de Fernando Collor de Mello e a posse de Itamar Franco na presidência.

SEMPRE NO PODER- Depois da presidência da Câmara dos Deputados, teve os seguintes cargos que compõem a mesa diretora: 1º Vice-Presidente (1989-1990 e 2003-2005); 2º Vice-Presidente (2007-2009); 1º Secretário (1991-1992 e 2005-2007) e 2º Secretário, (2009-). Por sempre fazer parte da mesa diretora, ganhou o apelido de "deputado guardanapo".

IMPORTANTE- Em 1993, enquanto presidia a Câmara dos Deputados, aprovou a Emenda Constitucional nº 3, que autoriza a famigerada substituição tributária. Em 2000, Inocêncio foi condecorado com a Ordem do Mérito Militar no grau de Grande-Oficial especial pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

PASSANDO A LUPA 🔎

LEVARAM FALTA - A reunião da governadora Raquel Lyra (PSDB) com a bancada federal que acontece neste momento contou com a presença de 19 deputados. Seis levaram falta: Silvio Costa Filho (Republicanos), Maria Arraes (PT), 
Coronel Meira (PL),  Fernando Rodolfo (PL), Túlio Gadêlha (PV) e Fernando Filho (UB).

DECORO - “Flávio Dino, vem buscar minha arma, seu merda”, diz deputado bolsonarista em audiência na Câmara. Cena foi protagonizada por Sargento Fahur (PSD, PR) durante encontro com a indústria de defesa nesta quinta-feira (9).

MANA - Irmã de governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), é alvo da PF em operação que mira lavagem de dinheiro de comércio de ouro ilegal em esquema suspeito de movimentar R$ 64 milhões em 2 anos. Vanda Garcia de Almeida. Ação também mira outros parentes do governador (G1).

COMPAZ - Em seu primeiro ato como deputado estadual, Jarbas Filho (PSB) deu entrada na Assembleia Legislativa em uma indicação que pede que o Governo do Estado implante o Centro Comunitário da Paz (Compaz) em todas as regiões de Pernambuco. Conhecido como Fábrica da Cidadania, o equipamento já funciona em quatro diferentes bairros do Recife e foi uma das principais bandeiras do parlamentar durante a sua campanha eleitoral em 2022.

PATRIOTA - O deputado estadual José Patriota, recebeu ontem (09), no seu gabinete Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe, os vereadores de Triunfo, Leonardo da Areia e Camilo Ferreira. Segundo o parlamentar postou na sua rede social, a conversa girou em torno de possibilidades para trabalharem em benefício de Triunfo. “Meu gabinete está de portas abertas para discutir proposições e projetos que beneficiem a população do estado”, disse Patriota.
SUDENE - Lideranças do PT de Pernambuco dão como certa possibilidade do diretório pernambucano da sigla ficar com o comando da Sudene. O presidente Lula (PT) teria confidenciado a um aliado que o órgão vai ficar com os petistas do Estado

CANDIDATO -  senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), disse que é “natural” que seu pai se candidate novamente a presidente em 2026. Ele diz “trabalhar” pelo plano, que envolve manter o seu partido, o PL, unido. “Independentemente de qual seja a decisão dele lá na frente, certamente a direita vai estar muito bem representada com alguém próximo a nós, se não for ele próprio, obviamente. Na minha cabeça o trabalho é para que ele seja o candidato em 2026”, disse em entrevista ao Poder360.

ZAMBELLI - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou, hoje, que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) só não teve a prisão em flagrante decretada após sacar uma pistola e perseguir um homem em São Paulo por causa do foro privilegiado. A afirmação consta no voto do ministro para rejeitar um recurso da defesa de Zambelli. Os advogados tentam reverter a ordem do ministro Alexandre de Moraes para a entrega das armas e a suspensão do porte da parlamentar.

DILMA - O governo Lula acertou com seus parceiros do grupo do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) a indicação da ex-presidente Dilma Rousseff para comandar o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), instituição do bloco. Atualmente, quem dirige o NBD é o diplomata Marcos Troyjo, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Lula vinha buscando uma posição para Dilma. Chegou a ser avaliada uma indicação para uma embaixada, como a de Portugal.

JUNIOR UCHÔA - Na primeira semana como federal, o deputado Guilherme Júnior apresentou seu primeiro projeto sobre acessibilidade de pessoas com deficiência visual em relação a garantia e ampliação da utilização da linguagem em braile. Essa pauta deverá ser sua principal bandeira no mandato no Congresso Nacional. 

ALLAN DOS SANTOS - O Ministério da Justiça acionou a Interpol e o governo dos Estados Unidos para retomar o processo de extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Allan é considerado foragido da Justiça brasileira desde que teve uma prisão preventiva decretada em 2021, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

PT X PSB ALEPE - A bancada do PT na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que faz parte de uma Federação composta também pelo PCdoB e PV, declarou-se na última quinta-feira (09),  como participante do bloco de partidos “independentes”, ao qual fazem parte o PL e o Solidariedade. Assim, a bancada independente passa a ter 16 deputados, e pode vir a crescer mais se a União Brasil (5 deputados) e Republicanos (2 deputados) , ainda não definidos, optem também pela neutralidade.

IZA - Na tarde desta sexta-feira (10), a deputada federal Iza Arruda (MDB) falou com alguns jornalistas no Palácio do Campo das Princesas antes da reunião dos deputados federais com a governadora Raquel Lyra e fez questão de afirmar que: “País dividido não cresce, precisamos dialogar”. Iza também afirmou que lutará para um diálogo e sempre estará pensando em Pernambuco. “Eu estarei para dialogar e para pensar em Pernambuco”, disse a deputada.

LULA E BINDEN - Joe Biden e Lula já estão no Salão Oval para a reunião bilateral entre os dois. 
Durante a conversa, na presença dos jornalistas, Lula disse que seu antecessor falava mentiras “de manhã, tarde e noite”. Biden brincou: “isso me soa familiar”.

 BINDEN E LULA - Muito diferente a postura de Biden ao ouvir Lula, na comparação com encontro com Bolsonaro em 2022. Desta vez, Biden acenava em concordância com a cabeça, sorriu, fez brincadeira e sinal de aprovação com as mãos. Com Bolsonaro, ele apenas olhava para as próprias mãos.
IDENTIFICADOS - O diretor de Meio Ambiente da Polícia Federal, delegado Humberto Freire, afirmou nesta sexta-feira (10) que já identificou os responsáveis por financiar o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Nesta sexta, a PF deflagrou a Operação Libertação para impedir o avanço do garimpo no território. Segundo o delegado, os financiadores foram identificados antes do início da operação.

Nenhum comentário: