segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Na Lupa 🔍 Segunda 06/02/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA🔎


Por Edney Souto.


SILVINO DUARTE SONHA COM A VICE DE SIVALDO ALBINO 

Uma coisa ficou clara nos últimos dias e nós do Blog não poderíamos deixar de reproduzir. Olhando atentamente os passos do ex-prefeito de Garanhuns, médico Silvino Andrade, não há a mínima duvida de que está subtendido finalmente, o acordo que ele celebrou com o atual prefeito Sivaldo Albino, que o derrotou nas urnas de 2020. Tudo mostra que ambos formarão uma chapa única em 2024. A cara do ex-prefeito nas mídias não nega a intenção. Vamos esperar pra ver. 

DESCOLANDO - Pedro Veloso também médico e atual vice, cria política de Alexandre Marinho, nas eleições passadas não seguirá jamais com o atual prefeito de Garanhuns. Ele já se destacou a nível estadual e terá função mais relevante do que ser vice de Albino. Dr. Pedro é querido é muito respeitado  na cidade e sua atuação profissional é impecável. Mas, na política cada um segue sua trilha. 
SEM APELO- Garanhuns nunca foi de ter apelo por A ou B, até mesmo porque todos sabem que na nossa cidade não há eleição que não passe pelo crivo da classe média. Diferente  de outros lugares aqui quem decide as eleições não é a periferia. Quem entende o mínimo
de lógica e política sabe que em Garanhuns a política sempre foi invertida é muito diferente a nível nacional estadual e local.
NOME NOVO - Há no grupo do prefeito uma corrente que defende o nome de Luizinho Roldão para vice-prefeito. Embora o vereador que atualmente preside a Casa Raimundo de Moraes seja de fato um trator político, uma coisa ficou evidente. Luizinho é disciplinado, atento e leal ao seu grupo político. Se por acaso for escalado para a disputa, no lugar de Silvino, saberá conduzir o caminho.
OPOSIÇÃO FORTE- É de suma importância que se reconheça que a oposição em Garanhuns está fortíssima, representada e liderada pelo deputado estadual Izaías Régis, que agora exerce também a liderança do governo de Raquel Lyra, uma governadora que já começa a mostrar muito trabalho e desenvoltura nas ações de sua gestão. Vamos aguardar os próximos capítulos, pois em política o amanhã é hoje. Apertem os cintos que uma alta turbulência está no ar. É isso aí.

PASSANDO A LUPA 🔎

PAULO CÂMARA - O Partido dos Trabalhadores – PT deverá ser o destino do ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Nos bastidores, o convite já foi feito a muito tempo, mas Paulo é cauteloso e só deve anunciar sua decisão na hora certa. O ex-socialista fez um grande gesto ao PT, ao abrir a vaga do senado para a ex-deputada estadual Teresa Leitão, tendo ainda dado palanque a Luiz Inácio Lula da Silva, que suplantou Jair Bolsonaro (PL) nas urnas, com uma frente ampla no estado. Cotado para assumir o comando do Banco do Nordeste na cota pessoal de Lula, Câmara deve retribuir o gesto com o ingresso na legenda do chefe do Executivo federal.
VICE NUNCA MAIS -  A experiência de exercer o cargo de vice-prefeito pode até ter sido boa para muitos que estiveram ou ainda estão no mandato, mas para o delegado da Polícia Civil de Pernambuco, Israel Rubis (PP) foi péssima, tanto que ele afirma que se vier a participar ativamente de um novo pleito eleitoral, não será vice de ninguém. A atitude e as promessas não cumpridas por LW colocaram um stop na pespectiva de vice do delegado.
LEALDADE - A saída do ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara do PSB, pode até ter sensibilizado aliados mais próximos, mas poucos devem acompanhar o ex-gestor, após a sua tomada de decisão. No momento, apenas os ex-prefeitos de Capoeiras, Neide Reino e Neném anunciaram que vão se desfiliar do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em solidariedade a Câmara, que agora sem o poder da caneta na mão, saberá quem esteve com ele durante os seus oitos anos de mandato.
NO BATENTE - O presidente Álvaro Porto e o primeiro secretário Gustavo Gouveia começaram sua gestão na Alepe a todo vapor. Estão chegando cedo e sem hora para largar. Eles precisam se inteirar da Casa e apresentar o desenho que vão tocar a Alepe nos próximos dois anos. 
CLODOALDO - Clodoaldo Magalhães (PV) já chega no Congresso Nacional com uma missão importantíssima para o seu partido. O parlamentar pernambucano tomou posse para o seu primeiro mandato na Câmara Federal com a missão de ser o líder do Partido Verde na Casa Legislativa. A bancada conta com seis deputados. Além de Clodoaldo, foram eleitos pelo PV Luciano Amaral (AL), Bacelar (BA), Professor Reginaldo Veras (DF), Jadyel da Jupi (PI) e Aliel Machado (PR).
TRAGÉDIA - Neste domingo (5), um bebê de 1 ano e 5 meses morreu em Surucucu, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, vítima de um quadro grave de desnutrição e desidratação, informou o Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’Kuana (Codisi-YY).
EUA - Lula vai a Washington na sexta-feira para reunião com presidente dos EUA. Visita coincide com pedido de senadores americanos para que Joe Biden analise rapidamente pedidos de extradição de Bolsonaro.
BAHIA - O ministro da casa civil Rui Costa informou que no dia 14, o presidente Lula estará na Bahia inaugurando um conjunto habitacional do Minha Casa, Minha Vida. Neste dia, serão entregues quase 3 mil unidades habitacionais pelo país.
DISSE - "Valdemar sempre disse que Bolsonaro é burro", afirma ex-mulher do presidente do PL.
Maria Christina ainda classificou o ex-marido como "homem de negócios", e não um mero político.
HUMBERTO - Humberto Costa diz que vai ao MPF contra Michelle Bolsonaro.
Senador cita órgãos como MPT e TCU para investigar supostos crimes envolvendo a ex-primeira-dama durante passagem pelo Planalto.
COFRINHO - Bolsonaro e Michelle roubaram até as moedas que os turistas jogavam no espelho d'água do Palácio da Alvorada.
É o que diz o site Metrópoles.
GOVERNADORA - O Partido Liberal (PL) pretende lançar a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro como candidata ao governo do Distrito Federal nas eleições de 2026. Os planos do partido passam pela possibilidade de ela assumir o comando do PL Mulher e ter um escritório montado pela sigla. As informações são da coluna de Juliana Dal Piva, no UOL.
ORÇAMENTO PARA HABITAÇÃO - 2019: 4,6 bilhões - 2020: 2,5 bilhões - 2021: 1 bilhão 
- 2022: 1,1 bilhão - 2023: 10 bilhões
Em 2023, o governo Lula terá orçamento em moradia 10 vezes maior do que 2022. A soma supera todos os últimos 4 anos somados.
PROSTITUIÇÃO - Jorge Kajuru diz que um dos filhos de Bolsonaro usou cartão corporativo em casa de prostituição: “É muita coisa escandalosa. Tem gasto de filho dele até em casas de prostituição. É de ficar aturdido”, afirmou o senador em entrevista à CNNBrasil. “



Nenhum comentário: