terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Na Lupa 🔍 Terça 07/02/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎


Por Edney Souto 


RAQUEL LYRA LIDERA PERNAMBUCO NO RUMO CERTO E MUDANÇAS JÁ APARECEM 

Raquel Lyra encerrou o seu primeiro mês no Governo de Pernambuco, na semana que passou. Houve,  caro leitores uma mudança muito grande na forma de se - tocar - o governo estadual. Não existem dúvidas de que o nosso estado, sob nova administração, já possui uma nova dinâmica política e administrativa. Raquel Lyra também não descuidou do corpo a corpo com a população. Viu de perto as questões de abastecimento d’água mas comunidades do Recife, esteve no HR observando o funcionamento de perto do maior hospital de primeira governadora da história de Pernambuco, o mandato de Raquel Lyra também representa a volta da direita à gestão do maior hospital de Pernambuco. Tudo isso sem descuidar dos planejamentos e de respostas rápidas, como foi o caso da desapropriação do Colégio Americano Batista. 
EM CIMA DE TUDO- Para ser o primeiro mês de um novo governo se saiu muito bem e muito acima do esperado. Raquel Lyra tem a aprovação popular nas ruas junto à população. Como prometido, a chefe do Executivo Estadual não se distanciou do compromisso de fazer uma gestão forte.

INÍCIO - A governadora Raquel Lyra decretou a exoneração de  2.754 cargos comissionados e dispensou as funções gratificadas de uma só vez. Os efeitos desse primeiro ato travaram as funções mais básicas do serviço público, como a emissão de carteiras de habilitação pelo Detran. O decreto manteve dirigentes de áreas essenciais como hospitais, presídios e escolas foram mantidos, mas, ainda assim, a matrícula de alunos na rede estadual de ensino também foi comprometida. 

INÍCIO 2- A exoneração em massa foi duramente criticada por órgãos, entidades e pela população, com a limitação do acesso aos serviços mantidos pelo estado. A suspensão de serviços importantes que ficaram prejudicados através da sua primeira medida fizeram a governadora voltar atrás e incluir as funções gratificadas dos gestores escolares para normalizar o cadastro dos estudantes. Ela com muita sabedoria recuou e levou a normalidade a máquina pública.
PLANO DE QUALIDADE - A governadora lançou o Plano de Qualidade de Gastos, com o objetivo de economizar R$ 150 milhões até o fim do ano. Esse dinheiro ficaria nos caixas através de cortes em contratos públicos com combustível, diárias e veículos. Essa movimentação foi fundamental para ela estruturar os eixos da sua Reforma Administrativa. Os primeiros dias de governo também serviram para Raquel mostrar o compromisso com a pauta do abastecimento de água e começar a regularizar a distribuição na Zona Norte do Recife.
TENTATIVA DE GOLPE EM BRASILIA- O ataque golpista à Praça dos Três Poderes, no Distrito Federal, no dia 8, repercutiu na agenda da gestora com uma reunião virtual de emergência com os governadores e líderes do governo federal. Raquel Lyra não fraquejou e foi pra cima. No dia seguinte, ela anunciou o envio de 50 policiais militares para reforçar a segurança de Brasília e viajou à capital federal para encontrar pessoalmente com o presidente Lula (PT) e debater com os demais governadores sobre as medidas tomadas por cada estado para conter as manifestações que pediam um golpe de estado. Ela discursou firme em defesa da democracia e da estabilização do estado democrático de direito. 
REFORÇO NA SEGURANÇA - No dia 12, na segunda semana do início do mandato da governadora Raquel Lyra, foi apresentada a Operação Pernambuco Seguro,  com o  aumento diário de 30% do efetivo policial lançado às ruas. A iniciativa com interesse em oferecer uma sensação de segurança aos pernambucanos foi viabilizada pelo investimento de R$ 7,5 milhões nas policiais Militar, Civil, Científica e no Corpo de Bombeiros. Essa medida repercutiu muito positivo junto a população do estado.

PASSANDO A LUPA 🔎

LIDER - O PP indicou o deputado Kaio Maniçoba para ser o líder do partido na Alepe. Após a posse para seu primeiro mandato na última quarta-feira (1), Kaio já assume a liderança da bancada da sigla. Segunda maior bancada da Alepe, o PP fica trás apenas do PSB.

PRESIDENTE -  prefeito de São Caetano, Josafá Almeida, do União Brasil, foi eleito, há pouco, o novo presidente do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE). Ele vai suceder o prefeito de Vertentes, Romero Leal, do PSDB, que esteve à frente do Coniape por dois anos e será candidato a vice na chapa da Amupe, Associação Municipalista de Pernambuco, cujo candidato consensual deve ser o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB).

MÉDICO - O ex-deputado Sebastião Oliveira não confirma a notícia divulgada por alguns blogs de que havia sido nomeado para um cargo na Assembleia Legislativa de PE. Segundo Seba o que houve foi uma pequena distorção da notícia de sua retomada ao cargo de médico, do qual é concursado na casa desde 1998.“Naquele ano a Alepe abriu um concurso de 4 vagas para médicos, onde participaram mais de dois mil candidatos e eu fui, com muita honra, o segundo colocado. Desde então sou médico concursado da casa e agora retomo com alegria minhas funções.” Relatou o candidato. Sebastião afirmou ainda que não existe nenhuma nomeação por ninguém e sim o retorno para a profissão e o local de trabalho que sempre teve, desde a época em que nem sonhava em ser político.

PAULO E PT - Integrantes do PT de Pernambuco, a exemplo dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, e do deputado federal Carlos Veras, acreditam piamente que o ex-governador Paulo Câmara será indicado pelo presidente Lula para presidir o Banco do Nordeste.


Nenhum comentário: