BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎
Por Edney Souto.
RAQUEL LYRA VOLTA AO COMANDO DO ESTADO DE PERNAMBUCO E TEMAS COMO A TRANSNORDESTINA ESTARÃO NA PAUTA
Após uma breve pausa durante o período carnavalesco, período em que transmitiu o cargo para vice-governadora Priscila Krause, a governadora Raquel Lyra volta ao batente determinada a dar seguimento as mudanças pontuais que vem colocando na gestão estadual. Essa semana será bastante movimentada uma vez que há agora, uma vez baixadas as poeiras do período de momo, a necessidade de empreender alguns ajustes no campo político, como a esperada nomeação de alguns agentes políticos pra determinadas funções comissionadas da máquina estadual.
TRANSNORDESTINA- Temas importantes que dependem de pauta nacional como é o caso da Ferrovia Transnordestina cujo desenrolar apresentou um aditivo excluindo Suape e o estado de Pernambuco do seu traçado original. Em tempo o conceituado advogado Antônio Campos, ajuizou uma Ação Popular para anular o aditivo, que retira Pernambuco do traçado da Transnordestina, alegando ser ilegal e lesivo ao patrimônio público.
EM TRAMITAÇÃO- A ação, conforme foi noticiado no Jornal O Poder, tramita na 2ª Vara Federal em Pernambuco, sob o número 0804040-39.2023.4.05.8300T, tendo como Juiz Federal Dr. Frederico Augusto Leopoldino Koehler, que analisará o caso, sujeito a recurso ao TRF 5ª Região.
JOGADA - O Grupo CSN responsável pra obra, através de licitação pública encontrava-se sem condições de fazer o traçado de Pernambuco e Ceará, onde tem minério de ferro, estando na iminência de perder financiamentos e a própria concessão. Encomendou um estudo e convenceu o Ministério da Infraestrutura, no final de 2022, a fazer um aditivo que repactua os termos originais. O aditivo retira o trecho de Pernambuco e pede R$ 4,8 bilhões, o que aconteceu no apagar das luzes de dezembro último.
INUSITADO- Um fato inusitado e curioso, de acordo com o jornal O Poder, do professor José Nivaldo, é que o aditivo cria uma indenização através de um cálculo complexo e lesivo, que o trecho Suape/Salgueiro só será devolvido ao ente público, após ser fixada uma indenização ao Grupo CSN, atualizada pela Selic, o que impede fazer o trecho de Pernambuco. Ou seja, se encontrar outra solução, Pernambuco não pode iniciar sua ferrovia enquanto não acertar a conta com a CSN, criando uma trava.
São temas que inicialmente despertarão a atenção da governadora Raquel Lyra que ao mesmo passo comemora os números de redução da violência no Carnaval 2023, considerado um dos mais tranquila da história recente de Pernambuco. Um planejamento organizado e muito pontual garantiu um maior número de policiais nas ruas e uma presença ostensiva dos meios de segurança levaram de fato tranquilidade a população neste período. Raquel Lyra volta também com o sentimento de que sua vice-governadora cumpriu a missão que lhe foi delegada, mostrando afinidade e confiança entre ambas. É isso aí. Começou 2023.
PASSANDO A LUPA 🔎
AMUPE - A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realiza hoje (27/02) eleições da nova diretoria para o biênio 2023-2025. A chapa única encabeçada pela prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado com o prefeito de Paudalho Marcelo Gouveia, na vice-presidência, será eleita por aclamação. A eleição marcará mais um episódio histórico de união política na Associação.
ALTERNÂNCIA - A gestão será com alternância na presidência. Inicia-se com Márcia Conrado em 2023 e, em seguida, Marcelo assume o comando da Amupe em 2024. Em assembleia, ainda hoje, os eleitos vão assinar o termo de posse. Completam a nova diretoria-executiva da Amupe o prefeito de Vitória, Paulo Roberto, na 1ª secretaria; a prefeita de Cumaru, Mariana Medeiros, na 2ª secretária; a prefeita de Surubim, Ana Célia, na 1ª tesouraria; a prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz, na 2ª secretária; a prefeita de Lagoa do Carro, Judite Botafogo, como secretária da Mulher e a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, como suplente da secretaria da Mulher, além dos membros do Conselho Fiscal.
DUQUE ACENA - A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) elege sua nova presidência para o próximo biênio 2023-2025. A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, assumirá o cargo, juntamente, com o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia. Juntos, eles formam chapa única, e irão alternar a presidência: Márcia assume em 2023 e Gouveia em 2024. “Essa eleição marca um momento único, na Amupe, de união. Isso mostra a maturidade dos dois candidatos, que colocaram o crescimento e o fortalecimento dos municípios acima da política. Sem dúvida, farão uma grande gestão que irá beneficiar as administrações municipais”, destacou o deputado estadual Luciano Duque.
REUNIÃO DE LÍDERES - O presidente da Alepe, Álvaro Porto, e o primero-secretário Gustavo Gouveia comandam hoje um encontro com os líderes partidários que compõem a Casa de Joaquim Nabuco. A formatação das comissões e o andamento da Casa deverão estar na pauta da reunião.
ERIBERTO - O deputado federal Eriberto Medeiros (PSB) parabenizou os policiais militares, civis e bombeiros que atuaram fazendo a segurança do Carnaval de Pernambuco. Em publicação, na manhã deste sábado (25/02), o parlamentar exaltou a contribuição decisiva dos profissionais da segurança para redução dos índices de violência durante o período carnavalesco.
FLORES - O município de Flores deu um grande passo com relação à política ambiental e mais uma vez sai à frente de outros municípios de Pernambuco. A Administração Municipal recepcionou o primeiro lote de módulos fotovoltaicos para os complexos de energia solar, São Pedro e São Paulo. Conforme a gestão, chegaram os dois primeiros caminhões de um projeto que abarca um total de 192 que ainda estão por vir.
TRAQUILO - Por unanimidade, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco acatou o recurso do secretário de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo, Milton Coelho, e modifica decisão afastando-o de qualquer responsabilidade por suposto superfaturamento ou sobrepreço nas obras da Arena Pernambuco.
ABIMAEL - O deputado Abimael Santos afirmou em suas redes sociais que defender a família, a vida, e ser contra as drogas é um compromisso que faz parte de suas convicções pessoais e políticas, haja vista que o mesmo faz parte da ala conservadora, mais alinhado aos ideais da direita. Além disso, é um compromisso também com seus eleitores, que são em sua grande maioria, eleitores que defendem as mesmas pautas.
AUGUSTO ARAS - PGR de Aras se alinhou a Bolsonaro e filhos em 95% das manifestações no STF. Ao escolher Augusto Aras como procurador-geral da República — repetindo o gesto 2 anos depois —, Jair Bolsonaro rompeu uma tradição de uma década e meia de respeito à lista tríplice da categoria. Dali até o fim de seu mandato, o ex-presidente viu 184 acusações contra ele ou os filhos serem apresentadas ao STF, assinadas por partidos, parlamentares, entidades da sociedade civil ou cidadãos em geral. O Jornal O Globo analisou todas essas ações e detectou que 95% das manifestações da PGR no período estiveram alinhadas a interesses do bolsonarismo, seja ao defender ou chancelar arquivamentos, ou encampando medidas processuais favoráveis ao clã.
HERANÇA - Márcia Aoki, viúva do Rei Pelé, não receberá a herança de R$ 79 milhões do ex-jogador. De acordo com o Código Civil brasileiro, a viúva não tem direito pois existem imposições legais àqueles que se casam após os 70 anos. O ex-jogador casou-se com Márcia aos 75 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário