BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎
Por Edney Souto.
A DIFICULDADE DE UM DEPUTADO FEDERAL SE DESTACAR NO PRIMEIRO MANDATO
Em Brasília, mais precisamente na Câmara Federal, não é fácil a vida dos estreantes deputados federais. Isso porque o “sistema” deu um jeito de separar os deputados em categorias é isso não se deu por regimentos ou leis e sim “pelo costume”. São regras que ao longo do tempo vão se enraizando e com o tempo viram verdadeiros dogmas (regra indiscutível). Vamos dar uma analisada aqui NA LUPA, nessa questão controversa, porém real.
Os atuais deputados federais de Pernambuco, conhecem os caminhos das pedras no Congresso Nacional. Entendem de cor as barreiras criadas para separar as categorias de parlamentares. Muitos se sobressaíram e outros, embora possuam uma atuação destacada em nosso estado e junto as bases, não passam de “apagados” em Brasília. Não vamos nominar aqui, até mesmo porque o objetivo da coluna desta sexta feira não é “fulanizar” e sim mostrar esse fenômeno que ocorre em nosso país, mas que também não é único em nossa Nação.
BAIXO CLERO - Na política brasileira, baixo clero é uma expressão usada para designar parlamentares com pouca expressão na Câmara de Deputados, movidos principalmente por interesses provincianos ou pessoais. Esses deputados não possuem muita influência ou participação nos processos políticos importantes do Parlamento, estando mais preocupados com assuntos relacionados à sua base eleitoral, além de contarem com pouca aparição na mídia.
A FORÇA DO BAIXO CLERO- Na política brasileira, o baixo clero tornou-se notório após dar imenso apoio à eleição do deputado Severino Cavalcanti à presidência da Câmara dos Deputados Federais em 2005, e também com a ascensão do deputado Eduardo Cunha que tornou-se presidente da câmara dos deputados federais em 2015. O trigésimo oitavo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, sempre foi conhecido como ex-deputado do baixo clero que ascendeu até o cargo de presidente.
UMA BARREIRA- Quebrar a barreira da grande mídia não é fácil, até mesmo postei existe por trás disso todo um aparato. O alto clero da Câmara Federal é formado por “deputados de elite” que presidem ou são relatores de comissões temáticas importantes a exemplo da poderosa CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da casa. Somados aos integrantes da mesa diretora da Câmara Federal e do Senado, e ainda sendo composto pelas lideranças de partidos e de outras bancadas.
EXEMPLO PERNAMBUCANO - Nos temos vários deputados que em Brasília já conquistaram o seus lugares na importante geografia do poder legislativo. O caso mais recente é emblemático é o do deputado federal reeleito para o seu segundo mandato Silvio Costa Filho(Republicanos) que de cara pulou o balcão e se instalou no alto clero, superando figurões que já estavam na Capital Federal há vários mandatos. O seu pai suplente de senadores Tereza Leitão, Silvo Costa pai, também soube ocupar o seu espaço e teve brilho e destaque na Câmara dos Deputados.
NOVOS FEDERAIS - Uma coisa é exercer protagonismo na Assembleia Legislativa de Pernambuco e outra coisa completamente diferente é se destacar no meio de 513 pares. A nova bancada de federais eleitos para os seus primeiros mandatos terão que escalar o caminho das pedras, baixar a euforia e enxergar os diferentes pontos de oportunidade que eventualmente possam surgir. Em tempo uma regra é fundamental: estar alinhado com o presidente da Câmara Federal. Na atualidade estar afinado com Arthur Lira será um bom começo. O resto dependerá da habilidade de cada um. Não é uma tarefa fácil e também não é automática. Os novos nomes dê Pernambuco que chegaram ao congresso possuem chances e estão ávidos por holofote para mostrar a importância de suas eleição. A coluna deseja sorte é que o Criador mostre a cada um o caminho do alto clero.
PASSANDO A LUPA 🔎
VOTOS DE APLAUSO - Os deputados estaduais Sileno Guedes e Rodrigo Farias, do PSB, estão requerendo à mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um voto de aplauso à Prefeitura do Recife pelo sucesso na condução do Carnaval 2023. A gestão municipal, sob comando do prefeito João Campos (PSB), promoveu uma festa histórica, com 44 polos descentralizados, programação composta massivamente por artistas da terra e público de 2,7 milhões de foliões, um recorde de participantes.
LULA DA FONTE - O deputado federal Lula da Fonte (PP-PE) protocolou o Projeto de Lei 246/2023, que tem como objetivo alterar a legislação do Imposto de Renda para permitir a dedução das despesas com médicos, clínicas e hospitais veterinários.
BEZERROS - A Folia do Papangu, em Bezerros, no Agreste pernambucano, foi exemplo de segurança e tranquilidade, além de oferecer uma festa para todos os gostos e públicos, com alegria, diversão, cores e ritmos que embalaram milhares de foliões do município, turistas e visitantes. Durante os festejos carnavalescos, a cidade foi palco do resgate histórico e cultural do anfitrião da folia, o Papangu, e também do grande público que acompanhou de perto os cinco polos da folia de momo.
CONFESSOU - Além de confessar ter procurado o ministro Alexandre de Moraes e despertar a fúria de Bolsonaro, a deputada federal Carla Zambelli também contou à Folha de São Paulo que teve acesso à minuta golpista encontrada na casa do ex-ministro Anderson Torres. Segundo Carla, ela não sabe a origem do documento, mas revelou que uma cópia foi enviada ao seu conhecimento.
"Escreveram e também levaram no meu gabinete. Não sei quem fez", afirmou.
VACA LOUCA - Doença cerebral em bovinos adultos que pode ser transmitida aos seres humanos por carne contaminada.
Os seres humanos podem adquirir a doença pela ingestão de produtos de carne contaminados. Quando a carne é bovina, o distúrbio recebe o nome de doença de Creutzfeldt-Jakob e causa demência e morte.
ADRIANO TENÓRIO -O empresário Adriano Tenorio passou o período carnavalesco na cidade de Olinda, mas precisamente na casa de Alceu Valença (Estação da Luz). Lá ele reencontrou diversos amigos de infância a exemplo da advogada Isabela Ferreira Lima. Esteve Ainda na companhia de Erica Lacet (controladora geral do estado de Pernambuco) e da família Valença. Adriano Tenorio que também é assessor e amigo pessoal do ex-candidato a prefeito de Garanhuns, Zaqueu Naum Lins, é uma pessoa muito bem relacionada tanto em Garanhuns como no estado. Já está bastante animado para as eleições 2024 e deverá atuar nos bastidores da eleição municipal. Trata-se de uma pessoa coerente e leal aos seus princípios.
ATENÇÃO GARANHUNS - A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte - AMSTT, através da sua Diretoria de Trânsito, informa que a partir desta sexta (24), o primeiro retorno da parte baixa da Avenida Santo Antônio (em frente à Estação Doçura) será fechado. Desta forma, os condutores deverão utilizar o retorno que fica em frente ao Magazine Luiza, caso necessitem acessar a parte alta da avenida. A Autarquia esclarece que tal medida torna-se necessária pelo fato de que para a reforma da Avenida Santo Antônio, foram usados tapumes nos canteiros centrais, dificultando a visibilidade no local, o que poderia ocasionar riscos aos pedestres que precisam cruzar naquele trecho.
A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte - AMSTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário