Em passagem por Pernambuco, Lula distribui gestos e tenta manter relações institucionais
O petista tem como principal compromisso retomar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Por Blog da Folha
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desembarca, por volta de meio dia, hoje no Recife, onde cumprirá uma agenda curta, mas intensa ao longo do dia. O petista tem como principal compromisso retomar, com uma nova versão, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Além disso, ele aproveita a passagem para distribuir gestos para aliados e se aproximar de lideranças locais, como a governadora Raquel Lyra (PSDB), que adota uma posição de independência em relação ao Planalto.
O primeiro compromisso do gestor no Estado é um almoço, no Palácio das Princesas, com a chefe do Executivo estadual e aliados, incluindo, o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Na comitiva que acompanha o petista estarão presentes lideranças como os senadores Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT), o ministro de Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, entre outros.
Agenda curta, mas intensa
No encontro com Raquel Lyra, o presidente deverá assinar o acordo sobre a gestão da Ilha de Fernando de Noronha. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandoski, vem para o Estado para participar do ato. Ele é relator do contrato de cessão da Ilha na Corte.
No encontro com Lula, a governadora também deve aproveitar para tratar de pendências do Estado com o Governo Federal, a exemplo da construção de habitacionais e a conclusão da Transnordestina.
Resgate de programa e aliança
A passagem de Lula também será marcada por gestos ao PSB. O principal mote da visita do petista é o resgate do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A iniciativa foi criada no primeiro governo do petista, mas foi suspenso no Governo Bolsonaro. Diante disso, movimentos sociais elaboraram uma proposta ao então governador Paulo Câmara para a criação do PPA estadual, batizado de Pernambuco que Alimenta. Lideranças petistas já aproveitam o mote para cobrar que Raquel mantenha o programa no Estado.
“A gente já pediu a governadora que ela dê continuidade ao programa do governo anterior, que ela coloque também recursos, não acabe com o PAA estadual e fique só com o do governo federal”, afirmou o deputado Carlos Veras (PT).
Além disso, a passagem deve demonstrar a proximidade entre Lula e João Campos. A agenda do presidente foi costurada com o Executivo municipal. O petista também fará um gesto especial ao aliado, com o anúncio de investimentos para a área de prevenção de desastres no Recife. O anúncio atende a uma demanda de Campos.
AGENDA
Confira a agenda de Lula:
07h15
Partida para Campina Grande (PB)
Base Aérea de Brasília
09h30
Chegada em Campina Grande (PB)
Aeroporto de Campina Grande
11h00
Cerimônia de lançamento do Complexo Renovável Neoenergia – Parque Eólico Chafariz
Santa Luzia (PB)
13h00
Partida para Recife
Aeroporto de Campina Grande
13h20
Chegada em Recife
Base Aérea do Recife
14h00
Assinatura de Atos Alusivos à homologação do Acordo de Noronha
Palácio do Campo das Princesas
14h15
Almoço oferecido pela Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra
Palácio do Campo das Princesas
16h00
Cerimônia de relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Recriação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF)
Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão)
19h00
Partida para o Rio de Janeiro
Base Aérea do Recife
21h30
Chegada ao Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário