terça-feira, 14 de março de 2023

MARIO FAUSTINO QUER MUDAR NOME DE HOSPITAL MESTRE DOMINGUINHOS PARA HOSPITAL CYRO FERREIRA COSTA

O Ex- Vereador de Garanhuns, Mario Faustino está engajado em uma campanha para se criar um projeto de Lei (PL) que propõe modificar o nome do Hospital Regional Mestre Dominguinhos, para Hospital Regional Cyro Ferreira Costa, empresário pioneiro no município de Garanhuns. O ex-vereador vem contactando diversos setores da sociedade de Garanhuns que são simpáticos a ideia e procura que a classe política abraçe a ideia.
JUSTIÇA - De acordo com o ex-vereador, a alteração do nome faz justiça com uma pessoa que realmente está ligada à história de Garanhuns como a história verdadeira do.empresario, Cyro Ferreira Costa. “Para ser reconhecido como digno de nomear o que será o maior hospital do Agreste Meridional é necessário ter uma folha de serviços prestados à sociedade garanhunhense como é o caso legítimo do Dr. Cyro, que gerou empregos, gerou renda, gerou oportunidades a nosso povo e fez um império a partir de nossa cidade” - destaca Mario.
TERCEIRA GERAÇÃO - Cyro Ferreira da Costa. o terceiro descendente do português João Ferreira da Costa, nascido na freguesia de Campanhã, hoje um bairro da cidade do Porto, no Norte de Portugal.
Cyro tinha 92 anos e era considerado o responsável pelo novo modelo de negócios e de gestão que a tornaram a Ferreira Costa referência no setor no final do século passado. Faleceu no dia 26 do mês passado.
ATUAÇÃO - Cyro Ferreira Costa era apaixonado pela educação e formação profissional de pessoas para o varejo. Ele começou a organizar a Ferreira Costa procurando incorporar na pequena loja de 300 m² o que fosse possível de modernização, mantendo a tradição de comércio, que se iniciou em 1884 com seu avô João Ferreira da Costa, que escolheu Garanhuns para se fixar após a construção da ferrovia que ligou a cidade ao Recife, no prolongamento do trecho Recife-Catende. Foi o pai de Cyro quem começou a estruturar a loja de secos e molhados, ferramentas e artigos diversos numa Garanhuns que era conhecida pela produção agrícola e dinamismo econômico. Especialmente pelo café, por ser um centro de negócios no chamado Agreste Meridional, e até pelo turismo devido ao clima frio em relação às cidades da microrregião. Era apaixonado por contabilidade empresarial e em 1989 quando a loja de Garanhuns abriu já no formato de Home Center ela estava integralmente informatizada. Anos antes, em 1974, Cyro chegou a testar um “possante computador Olivetti de 2 kytes de memória” na contabilidade de loja, originando o atual CPD do grupo que dá suporte. Natural de Garanhuns, foi um homem considerado à frente do seu tempo e geriu a Ferreira Costa durante toda a vida.
DE GARANHUNS PARA O MUNDO - A empresa tem quatro unidades em Pernambuco (duas no Recife, uma em Caruaru e a primeira, em Garanhuns); no Rio Grande do Norte; na Bahia; em Sergipe e na Paraíba. São aproximadamente cinco mil funcionários.
JUSTIFICATIVA - Atualmente, o nome do Hospital que jamais saiu do papel é MESTRE DOMINGUINHOS, grande artista de nossa terra e que muito nos orgulha. O referido cantor já dar nome a nossa Praça de Eventos, ex Guadalajara, a Rodovia BR-423 que da acesso a cidade e a um dos principais Festivais da cidade o "Viva Dominguinhos". Para Mario Faustino ele está merecidamente homenageado e o Hospital quando sair do papel poderia sim, homenagear outro filho da terra, empreendedor, visionário e que ajudou a tantas famílias de nossa região. Hospital Regional Cyro Ferreira Costa.

E você é a favor da mudança? Comenta aí!

Nenhum comentário: