BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎
Por Edney Souto.
UMA NOVA MANEIRA DE SE RELACIONAR COM OS PREFEITOS E DEPUTADOS VIGORA EM PERNAMBUCO
Todos os prefeitos pernambucanos ouvidos pela imprensa são unânimes em afirmar a positividade da maneira como a governadora Raquel Lyra vem recebendo os prefeitos diretamente no salão oficial no Palácio do Campo das Princesas. As reuniões são feitas de forma planejada e sempre em sintonia para buscar uma solução conjunta para uma situação de grande importância para população pernambucana.
PREFEITOS - Os prefeitos de todas as regiões já estiveram no palácio do governo para despachar diretamente com a governadora Raquel Lyra sobre temas importantes que assolam o dia dia dos municípios. Em tempo as reuniões foram planejados para que fossem discutidos assuntos mais importantes de cada localidade e região do estado de Pernambuco. Dessas reuniões foram detectadas as mais importantes prioridades que serão encampada pelo governo do estado de forma a melhorar a vida da população das referidas localidades.
DEPUTADOS ESTADUAIS- A governadora também recebeu na sede estadual os deputados da Assembleia Legislativa de Pernambuco, que também tiveram a oportunidade de discutir um plano mínimo de ação que identificou aquilo que deve ser prioridade a nível geral como pontos de prioridade para o governo. Desse encontro saíram muitas propostas e ficou acertado o atendimento na Casa Civil de forma individual de todos os parlamentares que desejarem interagir com os governo. Sem dúvidas uma grande inovação de gestão com abertura para todos.
PREFEITOS METROPOLITANOS- Dando continuidade à sequência de encontros com os prefeitos dos municípios pernambucanos, a governadora Raquel Lyra reuniu todos os 14 prefeitos da Região Metropolitana do Recife (RMR), na tarde de ontem, terça (07/03) no Palácio do Campo das Princesas. O encontro ocorreu um mês após a primeira reunião e tratou da Governança Metropolitana. O Governo do Estado apresentou os resultados dos encaminhamentos pactuados na primeira reunião, como o protótipo do painel metropolitano de indicadores e os resultados do grupo de trabalho de Defesa Civil. Na ocasião, também foram abordadas as medidas tomadas pelo Governo do Estado sobre os incidentes com tubarão na costa da RMR.
DEPUTADOS FEDERAIS - Mostrando que a mudança de relacionamento institucional vive uma nova fase em Pernambuco, a Governadora Raquel Lyra também recebeu os deputados federais pernambucanos para ouvir demandas e centrar uma atuação parlamentar que possa garantir a retomada da Ferrovia Transnordestina até Suape e outros temas importantes como abastecimento d’água e estradas. Na pauta apresentada aos parlamentares, a ex-prefeita de Caruaru elencou quatro prioridades para o Estado. Os temas foram recursos hídricos, requalificação de estradas, obras de contenção de encostas e investimentos na área da saúde.
DEPUTADOS FEDERAIS 2- A governadora Raquel Lyra saiu do encontro com os deputados federais com uma grande expectativa de que as demandas apresentadas possam ser atendidas pela bancada federal. “Para poder ajudar Pernambuco nessa quadra de tempo que a gente tem de enfrentamento, garantindo obras e ações importantes para dar mais qualidade de vida ao nosso povo nesse primeiro momento”, colocou Raquel Lyra.
MUDANÇA- Como vimos na coluna de hoje há um novo parâmetro no relacionamento da classe política com o governo do estado. Essa nova maneira encabeçada pela governadora Raquel Lyra é inédita no nosso estado e aponta para um caminho diferenciado na busca do entendimento de temas que sejam importantes para melhorar a qualidade de vida do povo pernambucano. Acerta a governadora e sua equipe ao desenhar e colocar em pratica um novo modelo de interlocução que facilita o diálogo e a busca de soluções conjuntas. É isso aí
PASSANDO A LUPA 🔎
RETOMOU - A governadora Raquel Lyra assinou, na manhã desta terça-feira (07), um protocolo de intenções com as universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE), visando a cooperação técnica e científica para estudar e monitorar os tubarões no litoral pernambucano. Durante o encontro, realizado no Palácio do Campo das Princesas com os reitores das instituições, também foram propostas medidas que visam o trabalho de informação, orientação e educação da sociedade.
SERTANEJO - Alexandre Pires, militante eco socialista do Psol-Pernambuco, foi candidato a deputado estadual, terá uma nova missão, desta vez em Brasília. O sertanejo foi convidado para integrar a equipe do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Governo Federal. Ele será o diretor de Combate à Dessertificação do Ministério, que é ligado à Secretaria Nacional de Povos Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável.
VAI ASSUMIR - No Dia Internacional da Mulher, o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), deve confirmar, hoje, a primeira-dama Rejane Maciel na pasta de Ação Social. Na prática, ela já vinha desenvolvendo muitas ações na área. Dedicada ao que faz, tem um rico currículo na área administrativa e chega com disposição de dar uma nova roupagem à pasta, prioritária na gestão em razão de desenvolver programas voltados para minimizar os efeitos da fome no município. (Via magno)
MULHER - Para celebrar o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) preparou uma programação variada que começa nesta quarta-feira (8) e vai até o dia 15. As atividades fazem parte do projeto “Alepe Mulher” e incluem debates, palestras, rodas de conversas sobre temas da atualidade como feminicídio, direitos da mulher, vida saudável e o papel das trabalhadoras no serviço público que será abordado na palestra “O que é ser mulher trabalhadora da Alepe”. A programação segue com a realização de diversos exames de prevenção voltados para a saúde da mulher e serviços como retirada de documentos, a exemplo da nova carteira de identidade. Na agenda cultural, o projeto “Café com Poesia”, uma iniciativa da biblioteca da Alepe, promoverá um encontro de mulheres artistas que atuam na poesia, na música, na literatura e demais manifestações culturais. Haverá ainda exposição de livros e fotos.
HOJE - O 8 de março é um dia para reflexão a respeito de toda a desigualdade e a violência que as mulheres sofrem no Brasil e no mundo. É um momento para combater o silenciamento que existe e que normaliza a desigualdade e as violências sofridas pelas mulheres, além de ser um momento para repensar atitudes e tentar construir uma sociedade sem desigualdade e preconceito de gênero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário