quarta-feira, 15 de março de 2023

Na Lupa 🔍 Quarta 15/03/23, Blog do Edney


BLOG DO EDNEY 
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto. 


SINAL VERMELHO NA FEDERAÇÃO PSB-PDT-SOLIDARIEDADE COM VETO A TABATA AMARAL

O PDT já começou impondo uma condição para se federar com o PSB e esta não será aceita de jeito nenhum pelo prefeito do Recife e atual namorado da deputada federal Tábata Amaral(PSB) que dorme e acorda sonhando com a candidatura da companheira para a prefeitura de São Paulo. Carlos Lupi, o dono do PDT dosse que a deputada Tabata Amaral (PSB) não pode ser candidata à prefeitura de São Paulo em 2024, caso haja Federação.  

LUPI NÃO QUER - Não pensem que é boato, pois o próprio presidente do partido, Carlos Lupi, disparou: “Não vamos apoiar a Tabata”, disse Lupi à Folha ontem, segunda-feira (13/03) Lupi que é ministro da Previdência do governo Lula(PT) afirmou que sua aposta para as eleições municipais é o apresentador e recém-filiado José Luiz Datena:“Se ele mantiver o que combinou conosco, será o candidato”. Ocorre que o ministro da previdência já devia ser gato escaldado, com tantas idas e vindas. 

FOLCLÓRICO- Datena inventa sempre que será candidato a alguma coisa, como fez nas últimas eleições de 2022 onde primeiro afirmou que queria ser Presidente da República, depois dei ré para afirmar que ia disputar o senado por São Paulo e no fim, como sempre correu da raia. O apresentador já virou uma figura folclórica no meio político porque sempre na hora certa dar um passo para trás e corre. Não se leva a sério o que Datena fala sobre política. 

ATRITO COM O PDT- É importante lembrar que a deputada federal Tábata Amaral, possui rusgas com o PDT. Ela era filiada do partido até 2019, quando foi convidada a se retirar da sigla a sair após se colocar contra a várias orientações do partido. Mas a gota d’água foi o fato de Tábata Amaral votar a favor da reforma da Previdência. Carlos Lupi e os históricos trabalhistas não perdoam a deputada, pois segundo eles, ela traiu os ideais de Leonel Brizola, que é a memória histórica do PDT.

SOB MEDIDA- O PSB aprovou a formação da federação partidária com o PDT e o Solidariedade, durante reunião da Executiva Nacional na semana passada porém com essa condição colocada sobre os socialistas já chegarem querendo sentar na primeira classe no voo da política paulistana. Mas a questão é que o PSB agora gira em torno de João Campos, prefeito do Recife e namorado de Tábata Amaral que rifou Paulo Câmara dos ministérios ofertados ao PSB exatamente pra fortalecer a deputada na corrida pela prefeitura de São Paulo. 

TUDO OU NADA- Se a deputada federal não for escolhida previamente como candidata a prefeita de São Paulo podem apostar caros leitores que o PSB Nacional que é controlado pra seccional pernambucana, com um apêndice paulista, o ministro dos Portos e Aeroportos, haverá uma ré cinematográfica nessa Federação. Simplesmente não vai à frente, sabem porque ? Ora, porque essa Federação foi gestação sob medida para fortalecer o nome de Tábata na corrida pela prefeitura. 

PASSANDO A LUPA 🔎


EXTRAPOLOU - O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rejeitou um recurso da defesa de Jair Bolsonaro contra a multa de R$ 20 mil por propaganda eleitoral antecipada, aplicada após reunião do ex-presidente com embaixadores no Palácio da Alvorada em julho de 2022. Para o ministro, o ex-presidente “extrapolou” as atribuições de presidente no encontro com os diplomatas, no qual divulgou mentiras sobre o sistema eleitoral.

DELEGADO ROSSINE - Ex-candidato a deputado estadual e majoritário na cidade com mais de 6 mil votos na eleição passada, o Delegado Rossine reúne todas as condições de liderar a Oposição em Pesqueira e disputar a Prefeitura no próximo ano. Sem falar que o grupo da atual gestão começa a rachar. O delegado por sinal em breve irá estrear um programa de rádio no município em que tocará nas principais feridas do município.

QUEBRAR O SILÊNCIO – Fora dos holofotes desde o fim das eleições, Ciro Gomes está vivendo desde fevereiro em Boston, nos Estados Unidos, onde tem se dedicado a estudos informais sobre economia política sob tutela de seu guru, o professor de Harvard Mangabeira Unger. Segundo aliados, Ciro deve retornar ao Brasil no fim de março e quebrar o silêncio após o governo de Lula completar 100 dias. O resultado de suas pesquisas pode virar um livro.
ESTRELA -  A presidente da AMUPE e prefeita de Serra Talhada, Marcia Conrado (PT), foi incensada pela cúpula do Governo Lula durante lançamento da plataforma Mãos à Obra. Ela foi convidada publicamente pelo ministro Alexandre Padilha para ser a primeira a discursar.

ESTRELA 2 - A presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, Márcia Conrado (PT), voltou a se encontrar com o presidente Lula, em atividade em Brasília. Esta é a terceira vez, em 10 dias, que a gestora se reúne com Lula na Capital Federal. O encontro de hoje aconteceu durante reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A atividade reuniu prefeitas e prefeitos de todas as regiões do Brasil e está sendo realizada desde ontem. Márcia, inclusive, foi escolhida para diretoria da FNP, ocupando a vice-presidência do Semiárido.

ALEPE - Parlamentares do PSB vão comandar, nos próximos dois anos, quatro das 14 comissões temáticas da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), além de ter a vice-presidência de dois colegiados. Nesta terça (14), como símbolo de uma vitória da independência do Poder Legislativo, o deputado Waldemar Borges (PSB) foi eleito, por três votos a dois, presidente da Comissão de Educação e Cultura, a única que teve bate-chapa com um parlamentar aliado ao Governo do Estado.

DA FONTE - O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) destinou mais um 1,5 milhão de reais para o Hospital do Câncer de Pernambuco. Ao todo, a unidade já foi contemplada com cerca de 20 milhões em emendas parlamentares do deputado, recursos utilizados em custeio, aquisição de equipamentos e melhorias na infraestrutura do hospital.

ANDRÉ DE PAULA - O Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, esteve no último domingo (12), em São Paulo, participando do jantar oferecido governador Tarcísio Freitas, ontem (13), participou das homenageadas às seis senadoras do PSD; pelo Grupo Voto, que realizou o ‘Brasil de Ideias’, principal fórum de discussão política do país que voltou as atenções ao case de poder feminino do PSD.”Ao lado do presidente nacional do nosso partido e secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab, as parlamentares conversam com líderes empresariais sobre a presença das mulheres em espaços de poder, o processo de escolha e a condução de candidaturas femininas na política. Ao todo, o partido contabiliza quase mil mulheres exercendo mandatos: são seis senadoras, quatro deputadas federais, 76 prefeitas, 88 vices-prefeitas, além de vereadoras e secretárias municipais e estaduais”, pontuou o Ministro André de Paula.

GARANHUNS - O Tribunal de Contas do Estado, através da Diretoria de Controle Externo, enviou ofício ao prefeito Sivaldo Albino informando que o município foi contemplado com a entrega do Selo de Qualidade em Transparência, um dos destaques no país, e para isto foi levado em consideração o Levantamento Nacional de Transparência Pública, ano 2022. O reconhecimento se dá pela avaliação dos sites oficiais e respectivos portais de transparência dos entes dos poderes e órgãos autônomos das esferas estadual e municipal do Estado de Pernambuco. Os entes federativos que se destacam no quesito transparência são agraciados com selo de qualidade concedido pela Atricon e entidades parceiras. Segundo o TCE, a concessão do selo é “resultado do compromisso para a concretização de um dos mais valiosos direitos da sociedade: o acesso à informação.” 

YVES - O prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, assegurou o valor de R$ 1 milhão para a cidade. Os recursos são provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Veras. O montante financeiro será aplicado na Rede Municipal de Saúde. No encontro, realizado, nesta terça-feira (14.03), no gabinete do parlamentar, em Brasília, o prefeito apresentou a Carlos Veras o projeto de engorda da praia.


Nenhum comentário: