BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎
Por Edney Souto.
COMEÇA O JOGO ELEITORAL DE 2024
Não tem pra onde. Tudo que se faça ou se fale no meio político estará ligado e de olhos direcionados para as eleições de 2024. Não é que haja antecedência. A verdade é que mo Brasil a política nunca sai de cena, nem mesmo para dar uma breve trégua após uma eleição a outra começa no dia seguinte. A culpa desse congestionamento está ligada diretamente a um tema que não interessa aos políticos do congresso nacional: eleições gerais unificadas. Sempre que querem mudar alguma regra para as eleições seguintes, os deputados alardeiam o que chamam de “a mãe de todas as reformas políticas”, que nunca acontece.
CASUÍSMO- Remendar a legislação eleitoral apenas para satisfazer interesses de elegibilidade dos próprios deputados e senadores é um mantra sagrado para os 513 deputados federais e 81 senadores que ocupam os gabinetes do Congresso Nacional em Brasília. O resultado de tudo isso é trágico, pois cria um emaranhado de leis e legislações paralelas que se conflitam levando os julgadores a proferirem inúmeras decisões divergentes de norte a sul e leste a oeste. É caro leitor, pela milésima vez, o Brasil não é pra amadores.
BRIGA DE VAIDADES - Enquanto isso nos municípios pernambucanos os prefeitos e vereadores atuais se ligam nas articulações para fazer valer a manutenção dos seus mandatos de olho nas oposições. A sorte de muito prefeito que temos no estado é que as oposições, quase sempre uma regra, costumam se dividir. E a venha regra costumeira na cabeça dos políticos sem mandato de que se “fulano” é prefeito eu também posso ser. E desse jeito as oposições lançam mais de um candidato, e caminham para o abraço da derrota.
INVERTEU- Ao contrário da eleição estadual em que as múltiplas candidaturas ajudaram a derrotar o PSB e eleger a governadora Raquel Lyra, nos lugares de pequeno e médio porte essa tática nunca vingou. Sempre deu errado. O segredo para derrotar os atuais detentores de mandato passa por uma unidade local, que é muito rara nos dias de hoje. Porém se por um lado há brecha para derrotar os mandatários atuais, por outro lado devemos tirar o chapéu para os prefeitos que estão fazendo o dever de casa em suas gestões e produzem resultados que agradam a população.
INVERTEU 2- importante colocar que geralmente, esses prefeitos que atingem estabilidade eleitoral para uma reeleição segura quase sempre são os de cidade de porte médio a grande. Temos como exemplo: Arcoverde, Caruaru, Petrolina, Jaboatão, Serra Talhada são exemplos de municípios em que as oposições terão muita dificuldade nas eleições 2024, dentro do contexto aqui analisado na coluna NA LUPA de hoje. Gestões bem avaliadas é que cumprem os requisitos em uma administração de resultados e que eleva as cidades ao patamar de plena normalidade, são favoritas para se manter no comando dos seus municípios.
COMEÇOU- A hora é de centrar fileiras na busca de candidatos a vereador que de fato sejam competitivos e o piso dos desafios que será encontrar mulheres dispostas a preencherem a vaga de 30% mas chapas proporcionais. Uma observação nossa recai sobre o seguinte: a lei estatui 30% das vagas das câmaras municipais devem ser para candidatas do sexo feminino, porém o grande problema, sobretudo nos municípios pequenos e médios será achar mulheres que queiram entrar na política. Essa lei está distorcida. O certo seria cada câmara haverá 30% das vagas de Vereadores para mulheres. Dessa forma mudaria a regra para o acesso das mulheres as casas legislativas. Agora obrigar apulso mulheres e partidos a fazer chapa feminina é um absurdo. Isso tem que mudar! Mas é isso começou 2024! Excelente dia a todos e todas, e que comecem os jogos!
PASSANDO A LUPA 🔎
SEBÁ ATIVO - Ex-candidato a vice-governador na chapa de Marília Arraes, o ex-deputado Sebastião Oliveira, mais conhecido como Sebá, reassume à presidência estadual do Avante na próxima semana. O ato reunirá os 17 prefeitos da legenda e o atual presidente Valdemar Oliveira, o Dema, irmão dele, eleito deputado federal.
ATIVA - O presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, voltou nesta semana a se reunir com o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, em Brasília, para discutir o crescimento da legenda no Nordeste e em particular em Pernambuco.
SEM MÁSCARAS - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, hoje, que não é mais obrigatório o uso de máscaras em aviões e aeroportos no Brasil. As máscaras foram utilizadas como uma das medidas de proteção contra o coronavírus entre 2020 e agosto de 2022, quando a medida foi suspensa. Em novembro, a obrigatoriedade havia sido retomada devido ao aumento no número de casos da doença.
MÁRCIA - Em seu primeiro dia como presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado participou neste 1º de março, em Brasília, de reuniões com o ministro da Defesa José Múcio Monteiro, com vistas a estreitar laços com os municípios pernambucanos, e com a ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, momento onde a gestora solicitou a cobertura de 100% do Censo, operacionalizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para não prejudicar as receitas municipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário