BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎
Por Edney Souto.
PESQUISA IPEC SOBRE GOVERNO LULA APONTA CAMINHOS RUMO A NORMALIDADE DEMOCRÁTICA
A mais recente pesquisa Ipec trouxe dados sobre a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação ao governo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). As informações são do conceituado jornal O Globo. Vamos dar uma observada porque há de certa forma uma grande curiosidade no meio político, sobre como está o sentimento nacional acerca da gestão atual. As pessoas querem saber se a polarização radical diminuiu os se ela ainda se mantém.
PERCENTUAL POSITIVO - Sobre a avaliação do governo Lula, 41% dos brasileiros acreditam que a administração do governo é classificada como ótima ou boa. Um percentual de 41% de bom e ótimo nesse momento é de extrema valor para o governo atual, uma vez que a democracia brasileira vem de um estágio sofrível e radical que até pouco tempo dominava a seara política.
MÉDIA BOA REGULAR- Para 24% da população o governo petista é considerada ruim ou péssima e 30% acreditam que o governo é regular. É importante registrar que nestes que apontam que há uma análise regular do momento, oferta uma trégua que deve e precisa ser aproveitada pelos atuais mandatários da cadeira central do palácio do Planalto. A aprovação do ex-presidente Bolsonaro era de 34% (sete pontos a menos do que Lula nos dias atuais) em 2019, enquanto a rejeição era de 24%.
ESTABILIDADE- Administração do governo Lula termos numéricos essa assim: Ótima/boa - 41%; Regular - 30%; Ruim/Péssima - 24%. Apesar da maioria acreditar na administração do governo Lula nesta última pesquisa, o presidente atingiu números menores do que nos seus primeiros mandatos: Em 2003, seu primeiro mandato, Lula teve 51% de ótimo/bom. Na época, sua reprovação era de 7%.
NOSSA ANÁLISE- Na nossa modesta opinião há de se ver que hoje já são 71% de brasileiros que não se opõe negativamente ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva(PT). Isso significa que o Presidente da República está ganhando terreno junto a opinião pública. O fato do líder da direita ter saído do Brasil e se alojado nos EUA parece não ter sido um bom
negocio para o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. Está claro que a radicalização diminuiu. Caro leitor nós não somos irresponsáveis ao ponto de dizer que acabou, porque não vai acabar nem tão cedo, infelizmente, mas uma coisa é certa. Há sinal de estabilização democrática no ar.
NORDESTE- A - Em 2007, após sua reeleição, ele alcançou 49% de aprovação e 16% dos que acreditavam que o governo era ruim ou péssimo. A região que mais aprova o governo Lula é a Região Nordeste (53%), as pessoas que possuem estudo até o ensino fundamental (47%) cuja renda é de até 1 salário mínimo (50%) e católicos (45%). Já as regiões que desaprovam o governo Lula são o Norte/Centro-Oeste (31%), pessoas com ensino superior (29%), cuja renda é acima de cinco salários mínimos (36%) e evangélicos (32%).
DADOS : A pesquisa Ipec foi realizada por meio de entrevistas presenciais com 2 mil pessoas de 16 anos ou mais em 128 municípios brasileiros entre os dias 2 e 6 de março.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos e o nível de confiança é de 95%. O Blog lembra que este ano não é um ano eleitoral, portanto não há obrigatoriedade de registro de pesquisas no TSE, dessa forma é livre a sua realização e divulgação.
PASSANDO A LUPA 🔎
BREJO - O prefeito do Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, esteve em São Domingos na tarde deste domingo (19) visitando junto a equipe da Defesa Civil vários pontos críticos no distrito. Desde ontem, a Defesa Civil e as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Obras estão de plantão monitorando a situação. Asfora se reuniu com a Governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, em Santa Cruz do Capibaribe, onde ela foi visitar alguns pontos críticos junto com os prefeitos de Brejo e Santa Cruz, prestando todo o suporte necessário entre as esferas.
23 MILHÕES - Durante a visita, hoje, em Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, municípios do Agreste do Estado mais afetados pelas fortes chuvas deste fim de semana, a governadora Raquel Lyra disse que está investindo R$ 23 milhões na reestruturação do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Pernambuco. O montante, segundo Raquel, é destinado para que os trabalhadores possam garantir o socorro imediato às famílias atingidas pelo temporal na região.
CUIDA PE MULHER -O deputado estadual José Patriota (PSB) realizou uma indicação na Assembleia Legislativa de Pernambuco, solicitando que o Governo do Estado inclua o Hospital Regional Emília Câmara, localizado no município de Afogados da Ingazeira, na primeira fase do Programa Cuida PE Mulher. O programa tem como objetivo ampliar a oferta de serviços de saúde para as mulheres na rede pública de saúde de Pernambuco, como tratamento cirúrgico, e deve reduzir a fila de espera por procedimentos ginecológicos.
MDB -Sábado foi dia de reconduzir o ex-deputado federal Raul Henry à presidência do MDB-PE por mais dois anos. Raul e a nova executiva foram eleitos durante a convenção estadual, realizada na sede da legenda, pela manhã. Mais uma vez, as principais lideranças do partido farão parte da direção regional, a exemplos da deputada federal Iza Arruda (tesoureira) e do senador Fernando Dueire (vice-presidente). O senador Jarbas Vasconcelos ocupa a vaga de 1° vogal.
PMDB 2 - O deputado estadual Jarbas Filho (PSB) prestigiou na manhã deste sábado (18) a convenção estadual do MDB Pernambuco. O partido, que faz parte da história do parlamentar, reconduziu o ex-deputado federal Raul Henry ao comando da sigla, além de ter em seu diretório Fernando Dueire como 1° vice-presidente, Iza Arruda como tesoureira, além de Jarbas Vasconcelos, Fernando Bezerra Coelho e Bruno Lisboa como vogais.
DETRAN - Saiu no Diário Oficial deste sábado (18), a nomeação de toda diretoria do Detran – Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco.
A governadora Raquel Lyra, nomeou o advogado Carlos Fernando Ferreira da Silva Filho, para o cargo de Diretor Presidente; o advogado já foi Superintendente do Metrô do Recife; André Trajando de Oliveira, Diretor Geral; Linaldo Luiz Guedes Barbosa, Diretor de Atendimento; Nair Caetano Queiroz Monteiro, Gerente de Atendimento; Lílian Pereira de Oliveira, Gerente Financeira; Glício Maria Campos Bezerra, Assessora e Nivaldo Carneiro dos Santos Júnior, Gerente de Habilitação de Condutores.
SERRA - A ex-primeira dama de Serra Talhada, Karina Rodrigues, entregou a pasta de Assistência Social que ocupava na gestão Márcia Conrado. Karina teve uma reunião com a gestora onde expôs os motivos que a fizeram entregar o cargo. Claro, nas redes sociais, a saída aumenta especulações de mais afastamento entre ela, o Deputado estadual Luciano Duque e a gestora Márcia. Mas ambos cumpriram agenda de entrega de escrituras públicas no bairro Caxixola, através do programa Minha Casa Legal. O clima foi amistoso.
AGORA VAI - Assim que saiu a decisão do Supremo sobre a lei das estatais, o ex-governador Paulo Câmara pegou o primeiro voo à Brasília para assumir a presidência do Banco do Nordeste. Há muitas articulações para derrubá-lo, porém ele está na cota pessoal do presidente Lula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário