BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎
Por Edney Souto.
MARÍLIA ARRAES ESTARIA DISPOSTA A DISPUTAR A PREFEITURA DE OLINDA
Começa a circular na imprensa a curiosa entrada de Marília Arraes na disputa pra prefeitura de Olinda. O fato está longe de parecer inusitado pois a região metropolitana do Recife, é na prática um “grande distrito”. Isso porque as cidade são coladas uma na outra recebendo até o título de cidades irmãs. Mas caro leitor quando a oferta é grande até o cego desconfia, diz o adágio popular.
MARIM DOS CAETÉS- Olinda sempre foi um lugar onde o cenário político é imprevisível. Passa muito longe da racionalidade achar que uma eleição na Marim dos Caetés seria um pulo. Outros atores políticos já viram que não é bem assim, pois apesar de estar na região do Recife, possui peculiaridades eleitorais que são um desafio aos políticos. Olinda que já elegeu dois prefeitos oriundos de Bom Conselho, José Arnaldo Amaral e Jacilda Urquiza, também não elegeu o ex-prefeito do Recife, João Paulo(PT). O irmão de Eduardo Campos, o advogado e conceituado literato e escritor Antônio Campos também bateu na trave, embora tem ido ao segundo turno como favorito foi golpeado pelas costas pelo próprio partido o PSB. É caro leitores, Olinda não é pra amadores a coisa lá ferve.
INCERTEZAS - Lupércio, atual prefeito reeleito tentou duas vezes eleger Claudia, sua esposa e não obteve êxito. Durante muito tempo o PCdoB dominou Olinda com Luciana Santos, hoje ministra da ciência e tecnologia do governo Lula(PT) e com Renildo Calheiros(PCdoB). Mas a cidade não se liga a rótulos e ideologias. O voto é livre em Olinda e não está ligado a nada fora do que espera a população nos seus bairros.
EXPECTATIVAS- Não se sabe se a ideia de lançar Marília Arraes como prefeita de Olinda possui fundo de verdade. O que de fato se sabe é que a ex-deputada federal não se pronunciou sobre o assunto. Porém pelo dito e o não dito o blog afirma que para a ex-candidata ao governo de Pernambuco poderia ser uma opção já que ficará sem mandato caso não dispute nada em 2024. Porém pessoas ligadas a Marília afirmam que ela deverá se pronunciar em breve, pois no momento está se dedicando ao resguardo pelo nascimento de sua filha Maria Magdalena.
LEGISLATIVO EM PAUTA - Marília Arraes gosta de desafios e não os teme. Essa é a impressão que se tem da neta de Miguel Arraes de Alencar. Entre o meio político já há conversas de que ela também poderia disputar uma vaga na Casa de José Mariano, a Câmara de Vereadores do Recife, onde esteve por vários mandatos e que lhe deu tribuna e holofote num passado recente. Uma volta ao legislativo recifense lhe daria espaço na imprensa e sem falar que poderia ter uma votação elevada ajudando a formar uma
bancada. Tudo ainda é muito incerto, mas a luz já clareia com a decisão da junção da Federação PSB-PDT-SD. Uma eventual postulação a vereadora do Recife não diminuiria em nada a sua biografia política pois Humberto Costa e Gustavo Krause já fizeram o retorno ao cargo de vereador após terem sido deputados federais.
Não sabemos de Marília Arraes estaria disposta a não a entrar no jogo político de Olinda. Mas se dizem que onde há fumaça há fogo, não se pode descartar eventual postulação pois em política não existe “não, nunca e jamais”. Tudo pode acontecer nesse turbilhão de informações, inclusive nada. Veremos as cenas dos próximos episódios.
PASSANDO A LUPA 🔎
SEM SIGILO - A Controladoria-Geral da União (CGU) decidiu, hoje, retirar o sigilo do cartão de vacina do ex-presidente Jair Bolsonaro. As informações, no entanto, só poderão ser fornecidas pelo Ministério da Saúde depois que for concluída uma investigação sobre eventual fraude feita no cartão de vacina do ex-presidente. A CGU investiga se o sistema do ministério foi invadido por alguém que inseriu dados falsos.
FEITOSA - Os últimos ataques de tubarão recorrentes aconteceram todos em áreas sinalizadas que alertavam para o risco. Isso só mostra que é necessário atingir a causa e não a consequência. “O que se observa é a total desconsideração dos alertas e uso frequente dos espaços, apesar de todos os esforços dos profissionais salva-vidas do Corpo de Bombeiros. O banhista precisa entender o que representa
esse risco e se tornar um multiplicador da prevenção de novos ataques”, alertou o deputado estadual Alberto Feitosa (PL).
TÉRCIO - Na manhã de ontem, o deputado estadual Pastor Júnior Tércio (PP), foi eleito presidente da Comissão de Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa de Pernambuco, durante a reunião de instalação do colegiado. O parlamentar que ocupa seu primeiro mandato como deputado, integrará ainda outras duas comissões na Casa Joaquim Nabuco. Ele será membro titular da Comissão de Finanças e Orçamento e da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Alepe.
DUQUE - O deputado estadual Luciano Duque realizou agenda intensa no Sertão, no ultimo fim de semana (11 e 12). Ao lado de lideranças que formaram sua base durante o período de campanha, o parlamentar esteve em Serra Talhada, Belmonte, Pesqueira, Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo, Betânia, Custódia e Pedra. “Como sempre destaquei, meu mandato será participativo, ouvindo as pessoas para que as pautas que serão defendidas sejam em consonância com o que o povo necessita”, disse.
O deputado já está trabalhando para fortalecer pré-candidaturas aos governos municipais em vários municípios, como é o caso de Zé Bezerra em Santa Cruz, Eduardo Melo em Triunfo, Marcílio Ferraz e Luciara Frazão em Custódia; além de Betânia, onde o grupo vai apresentar um nome competitivo para disputar as eleições municipais.
GLEIDE - A deputada Delegada Gleide Ângelo foi eleita mais uma vez para a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Pernambuco. A relação com os nomes dos 10 parlamentares integrantes da comissão foi publicada no Diário Oficial do ultimo sábado (11). Foi unânime a decisão para que a Delegada continuasse a frente da comissão, que tem a deputada Socorro Pimentel (UNIÃO) na vice presidência.
CLAUDIANO - O deputado estadual Claudiano Filho solicitou aos parlamentares da Assembleia Legislativa de Pernambuco, a aprovação da criação da Comissão Parlamentar Especial em Defesa da Bacia Leiteira de Pernambuco.
O objetivo é dar uma atenção especial para os produtores de leite do estado que sofrem com vários problemas. Entre eles estão o aumento de insumos para a produção e outros riscos que assolam o setor durante um grande período.
FROTA - Toritama vai ganhar 10 novos ônibus para o transporte escolar gratuito. A Prefeitura de Toritama investe alto na classe estudantil e na ampliação do número de vagas para os estudantes do município, ensino técnico e universitários. Todos eles são transportados gratuitamente. A cerimônia de entrega dos 10 ônibus será amanhã (15/03), às 16 horas, no Largo da Castanhola, às margens da BR-104, no Centro de Toritama. Com esta entrega a frota de transporte escolar de Toritama passa de 23 para 33 ônibus escolares. Os 10 novos ônibus possuem acessibilidade, 44 lugares, são climatizados com monitores de TV e acento para cadeirantes. O investimento para as aquisições foi de aproximadamente R$ 8 milhões.
MARIO RICARDO - O deputado Mário Ricardo (Republicanos) foi eleito por unanimidade, presidente da Comissão de Desenvolvimento e Turismo da Assembleia Legislativa, ontem segunda-feira (13), em ato solene, realizado no Plenárinho da Assembleia. O deputado Mário Ricardo também é membro substituto de outras duas comissões: Constituição, Legislação e Justiça, e Assuntos Municipais.
YVES - O prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, viajou a Brasília. No DF, o gestor participará de reuniões para captação de recursos. A pauta prevê encontros com os ministros da Defesa, José Múcio Monteiro; Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; e de Pesca e Aquicultura, André de Paula. Yves Ribeiro também terá reuniões com os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão.
O chefe do Executivo Municipal vai, ainda, participar da 84° Reunião da Frente Nacional de Prefeitos.
CELIA SALES - Nesta segunda-feira (13), a prefeita do Ipojuca Célia Sales foi reeleita vice-presidente da área de criança e adolescente da frente Nacional dos prefeitos (FNP). O primeiro mandato começou em 2021-2023 e agora foi renovado até 2025. Durante o evento, realizado na capital federal, ela compôs a mesa do painel da Educação que discutia alternativas para o enfrentamento do déficit educacional nos municípios brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário