BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎
Por Edney Souto.
A DUPLICAÇÃO DA BR 423 E A LUTA DE SUA HISTÓRIA COM A NECESSIDADE DE UM ARCO RODOVIÁRIO EM GARANHUNS
Recentemente o ministro dos transportes, Renan Filho, Esteve presente na importante comissão de transporte da Câmara Federal garantiu que no meio de setembro começa a obra de duplicação da BR 423 que liga São Caetano a Garanhuns no Agreste Meridional. Antes de começar as análises de hoje queremos deixar claro que foi no governo de Luís Carlos de Oliveira que houve a maior ofensiva no sentido de se tornar realidade essa obra. Luís Carlos, então prefeito da cidade lutou muito e foi levado a exaustão diante de tantas tentativas. Porém os presidentes se alternavam e nada prático aconteceu. Falaram de um projeto que teria sido licitado, porém nunca foi explicado ao certo o estágio dessa obra e o real interesse do governo federal em executa-la. Em tempo caro leitor aqui Na Lupa, essa estrada é federal.
DEPUTADOS LUTARAM- Também não se pode falar em duplicação da BR 423 sem citar o nome dos deputados de Garanhuns Izaías Régis e Fernando Rodolfo, ambos também dedicaram parte de seu trabalho e atuação parlamentar no sentido de ver a viabilidade deste importante equipamento, que além de salvar vidas, trará muito desenvolvimento para a área compreendida no seu traçado. Izaías Régis fez muitas gestões junto ao deputado federal Silvio Costa Filho nesse sentido de ver a obra sair do papel. Fernando Rodolfo lutou incansavelmente para que o projeto técnico, etapa crucial pra que a obra ocorra, viesse a se realizar. Em tempo esse projeto caros leitores, apenas o projeto em papel, custou milhões aos cofres públicos. Então até isso foi uma, digamos, subida de degrau para a obra ficar apta a acontecer de fato.
DESENVOLVIMENTO- Agora por se tratar de uma obra gigantesca que que vai mexer com a geografia do estado e inclusive num futuro próximo, irá impactar de maneira mega gigante o tráfego de veículos no referido trecho. Todo desenvolvimento traz também as mazelas que o cercam, como poluição dos combustíveis que serão queimados pelo alto volume de caminhões na via e uma série de impactos que deverão ser detalhados ao longo do tempo. Todo desenvolvimento nos traz uma conta a ser paga.
ALERTA PARA ARCO VIÁRIO - O saudoso Ivan Rodrigues, defendeu de forma sistemática, junto com o garanhuense Geovani Oliveira, que o traçado passasse por fora de Garanhuns, inclusive ambos escreveram artigos no Blog do Roberto Almeida, defendendo que fosse inclusos no projeto da obra, a construção de um anel viário ou arco rodoviário, tanto faz, para evitar inúmeros danos ao trânsito local da cidade de Garanhuns. Ivan observou que toda a faixa de domínio da estrada original tal como ela é hoje, encontrava-se de modo original como há quase 40 anos no governo de Nilo Coelho. Alertou que dessa forma não havia sido incluso a atual situação de Garanhuns, os condomínios residenciais e sua área de via local. Isso por si só poderia levar a causar engarrafamentos gigantescos na via urbana de nossa cidade.
PASSAR POR FORA - Em suas colocações Geovani Oliveira também pontuou a importantíssima intervenção no traçado para dotar Garanhuns do Arco Rodoviário e afirmou: “O custo desse arco viário nada mais é do que o maior e melhor investimento público dos últimos 20 anos em nossa cidade. Os reflexos econômicos dessa obra e seus aspectos gerais serão de um impacto social positivo nunca antes pensado. Todo o Agreste Meridional estará incluso nesses benefícios que serão gerados com a construção dessa nova via. Os sonhos voltam a brilhar nas nossas mentes e alimentam nossos corações de esperança e Fé num tempo espetacular para Garanhuns. A nossa atual área urbana encontra-se sufocada, não suporta de forma alguma uma duplicação que passe por dentro das nossas vias atuais. Isso teria um impacto altamente negativo”. De fato o Blog concorda que esses levantamentos que foram levantados no ano de 2013/2014 estão atualíssimos e cabe aos políticos de mandato, prefeito, deputados e vereadores e demais lideranças empresariais da nossa cidade encaminhar essa sugestão é essa luta para que no futuro não tenhamos o ônus gigante que possa até superar o bônus do equipamento.
GUILHERME UCHÔA AVISOU- Como podemos ver essa reivindicação de todos os municípios que são cortados pelo traçado da BR 432 que liga Garanhuns a São Caetano precisa ser muito acompanhada pelos agentes públicos de nossa cidade a fim de evitar surpresas desagradáveis a nível local. Porém trata-se de um feito positivo demais e merece ser comemorado em alto estilo, pois além de um sonho que foi sonhado por tanta gente da política e fora dela, é também um marco do desenvolvimento para o estado de Pernambuco. Nós que fazemos o Blog parabenizamos todos aqueles que em algum momento lutaram pela realização deste tão importante feito. Recentemente incorporou à luta de Garanhuns, o também deputado federal Guilherme Uchôa Júnior, filho do saudoso presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco Dr. Guilherme, e que vem fazendo um excelente mandato parlamentar em Brasília. Foi inclusive Guilherme Uchôa Júnior quem deu a notícia a Garanhuns e ao Agreste Meridional após audiência com o Ministro Renan Filho. É isso ai.
UMA FOTO NA LUPA 🔎
A foto abaixo do final dos anos 70 é do arquivo pessoal de Dra. Evania Teófilo, advogada de Itaquitinga. Na foto com o então governador Marco Maciel é uma imagem histórica da visita a Itaquitinga na Inauguração da telefonia fixa e outras obras e ordens de serviços na gestão do saudoso ex-prefeito JURANDIR TEÓFILO DO REGO, tio da advogada.
(Se você tem uma foto história e quer ver ela publicada em nossa coluna é só enviar para o nosso canal de atendimento do Blog do Edney 87991469000 que publicaremos).
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