BLOG DO EDNEY
TERÇA 11/04/2023
NA LUPA 🔎
Por Edney Souto.
VAGA NO TRIBUNAL DE CONTAS DE PERNAMBUCO ESTÁ MUITO DESEJADA NO MEIO POLÍTICO
Com a aposentadoria da conselheira Tereza Duere dentro de dois meses, está aberta a busca pelas bençãos dos 49 deputados estaduais para suceder a conselheira na função vitalícia. Muitos nomes já estão em campo como Rodrigo Novaes, Kaio Maniçoba, Joaquim Lira, Débora Almeida e até o deputado federal Guilherme Uchôa Júnior, parece disposto a trocar Brasília pelo TCE/PE. Nessa mistura toda o ex-deputado Tony Gel, que já exerceu mandatos de deputado federal, estadual e já foi prefeito de Caruaru, também deseja entrar na busca pela vaga, mas este último esbarra no quesito idade máxima para entrar na corte de contas.
O TCE - O Tribunal é responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades públicas do país quanto à legalidade, legitimidade e economicidade. É através do colegiado que são produzidos os relatórios preliminares de auditoria de cada município pernambucano. Esses relatórios após votação nas câmaras temáticas do TCE são remetidos pra todas as câmaras municipais do estado para eventual julgamento por parte dos poderes legislativos locais.
UCHÔA ESTÁ PREPARADO- Além de sua formação na área jurídica o deputado federal Guilherme Uchôa Júnior possui também um vasto lastro político para uma eventual votação do seu nome por parte dos ex-companheiros de Assembleia Legislativa de Pernambuco. Júnior Uchôa além de trazer consigo uma enorme base eleitoral que poderá ser partilhada para reforçar bases de vários deputados estaduais, ainda garante a volta ao Congresso Nacional do decano Gonzaga Patriota, o que seria um ganho sem dúvidas para todas as partes. Numa
eventual partilha de suas bases Uchôa deixaria muitos deputados com reforços importantes do ponto de vista político. Outro ponto que conta é que seria uma homenagem a altura ao seu pai Dr. Guilherme Uchôa, de saudosa memória. Seria uma maneira dos deputados fazerem uma grande homenagem ao pai de Júnior por tudo que ele fez pela Casa Legislativa e pelos seus pares ao longos anos em que ocupou a presidência da ALEPE.
RODRIGO NOVAES - o jovem deputado também estaria disposto a trocar à Assembleia Legislativa de Pernambuco pelo TCE numa espécie de saída do processo político para a vida institucional vitalícia de conselheiro. Novaes que também foi muito bem votado na eleição que o reconduziu para mais quatro anos de mandato, também possui formação jurídica e colocou seu nome na disputa até mesmo para ver até onde vai a sua aceitação. Comenta-se que a sua desistência em bater chapa pela 1ª Secretaria da ALEPE teria sido no intuito de receber o apoio de Gustavo Gouveia para essa sua anterior pretenção. Se consegue convencer a ampla maioria não sabemos, mas está sim no jogo. Caso obtenha vitória levará de volta a ALEPE Diogo Moraes.
JOAQUIM LIRA- Jovem e bem articulado, Joaquim Lira também colocou o seu nome
no meio desse “balaio de gatos” e o que se comenta nos bastidores é que não possui chances de emplacar a vaga, porém observou nessa disponibilidade de seu nome na imprensa, um momento de fazer seu nome circular e aparecer uma vez, já que ultimamente não está tendo tanto destaque nos jornais quando em outros tempos não muito distantes. Mas ninguém pode ser subestimado nessa eleição do TCE e Joaquim Lira também está sob holofotes dos seus pares. Uma eventual eleição sua daria volta a ALEPE a Odacir Amorim de Petrolina.
TONY GEL- O caso aqui passa pela aprovação de uma mudança nas regras do jogo para permitir que a idade máxima para entrar no TCE seja alterada para 70 anos. Jarbas Vasconcelos Filho já está em campo para mudar as regras do jogo e favorece a entrada de Tony Gel também no “balaio de gatos” dessa disputa. Em tempo a vaga pertence à Assembleia Legislativa de Pernambuco.
DÉBORA ALMEIDA- A deputada estadual Débora Almeida(PSDB) que é procuradora federal começou por último a circular mas possibilidades para ocupar a vaga de Tereza Duere. Para a deputada estadual conta o fato de ser mulher o que estaria dentro da tendência atual no nosso estado, assim como já temos a governadora, a vice e a senadora, poderemos ter também a manutenção de um nome feminino no TCE/PE. Débora Almeida é muito qualificada e sua chegada ao órgão de fiscalização e controle seria também uma escolha qualitativa. Transita bem no meio político e já foi prefeita, conhece todos os meandros técnicos da função. Sua eleição coloca Lucinha Mota(PSDB) de Petrolina dentro da ALEPE em mandato definitivo. Vamos aguardar os próximos passos pra ver quem vai levar a vaga aberta por Tereza Duere. É isso aí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário