União Brasil tem rebelião interna e ameaça de debandada - Em dúvida sobre ser ou não governista, o União Brasil tem sido palco de uma rebelião interna de seus integrantes que pode resultar no esvaziamento da sigla. Além da divisão sobre a adesão à gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, o partido acumula conflitos regionais que têm como alvos principais o deputado Luciano Bivar (PE), presidente da legenda, e seu vice, o advogado Antonio Rueda. No caso mais recente, os seis deputados do Rio prometem pedir a desfiliação caso não sejam atendidos em seus pedidos de cargos na estrutura partidária e no governo de Cláudio Castro. Em privado, os envolvidos chegaram a denunciar ameaças de agressão contra líderes partidários. Segundo integrantes da sigla ouvidos pela Globo, o desentendimento começou com a movimentação de Rueda para afastar o prefeito de Belford Roxo (RJ), Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, da Diretoria Estadual da União. Ele é marido da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e fez campanha para Lula, enquanto o vice-presidente do União é da ala que resiste à adesão da sigla ao governo. Parlamentares afirmam que Rueda trabalha para filiar o deputado estadual Rodrigo Bacellar (PL), presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), para assumir o partido no estado. Além disso, os deputados da legenda veem uma tentativa do vice de colocar o deputado estadual Márcio Canella (União), adversário político de Waguinho, como candidato do partido a prefeito de Belford Roxo.
MINISTRA E MAIS 5 DEPUTADOS QUEREM DESFILIAÇÃO POR "JUSTA CAUSA"
Após rebelião no União Brasil, ministra do Turismo e mais 5 deputados pedem para sair do partido
Daniela Carneiro e outros 5 parlamentares da bancada do RJ na Câmara pediram o aval da Justiça Eleitoral para sair da sigla. Os deputados querem "justa causa" para a desfiliação.
O argumento é de "assédio" por parte da direção nacional.Como revelou o Jornal O Globo nesta segunda, o partido passa por uma disputa política interna em vários estados, com corte de senha e acusações de fraude.
O movimento dos parlamentares do RJ, com apresentação da ação na última quinta, pode ter impacto na formação do ministério de Lula, já que Daniela ocupa uma das 3 vagas reservadas ao União Brasil no primeiro escalão do governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário