quinta-feira, 4 de maio de 2023

Na Lupa 🔍 Quinta 04/05/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


JOÃO CAMPOS AVANÇA RUMO A REELEIÇÃO QUE PODE RESGATAR O LEGADO DO PSB NO FUTURO 

A eleição de João Campos é sem dúvida o grande divisor de águas para as oposições em nosso estado. Uma reeleição vai dar ao jovem prefeito do Recife, João Campos(PSB), a capilaridade necessária para que o mesmo assuma o protagonismo central de líder absoluto das oposições em nosso estado. João, uma vez reeleito, terá amplas condições de unificar o campo contra a atual governadora Raquel Lyra(PSDB), porém isso não vai lhe dar um passeio até a cadeira central do Palácio do Campo das Princesas. Há muito chão a frente. Raquel Lyra está centrada e decidida a ser a melhor governadora que Pernambuco já teve. Para isso vai por em prática um grande plano de gestão. Quem conhece Raquel Lyra, que nunca perdeu uma eleição na vida, sabe que com ela o PSB não terá vida fácil. Porém, João Campos estará ali na espreita, observando o xadrez político com a habilidade inata que herdou do pai. As pesquisas quantitativas marcam posição de reeleição para João vamos ver: 

PARANÁ PESQUISAS- O prefeito de Recife, João Campos (PSB), venceria a disputa pela reeleição em 2024. A primeira pesquisa foi feita através de levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nos primeiros dias do mês de abril deste ano. João teria 36,6% das intenções de voto na capital de Pernambuco. A vantagem é superior a 20 pontos percentuais em relação à ex-deputada Marília Arraes (Solidariedade), que marcou 14,5% das intenções. Os dois se enfrentaram no 2º turno das eleições de 2020, quando Campos venceu com 56,27% dos votos.

SIMPLEX PESQUISAS - Faltando pouco mais de um ano para a eleição municipal, o blog do Elielson em parceria com CBN divulgou a primeira rodada de números na corrida eleitoral no Recife, aferidos pelo instituto Simplex. A amostra, que ouviu 1.066 entrevistados, entre os dias 24 e 26 de abril de 2023, considerando uma margem de erro de 3% e possuindo um grau de confiança de 95%.
O prefeito João Campos (PSB), aparece como o grande favorito na sua sucessão no próximo ano. A sondagem apresenta o gestor com uma larga vantagem em todos os cenários, com a grande maioria deles apontando para uma vitória em primeiro turno.

ESPONTÂNEAS- O primeiro recorte, que traz a resposta espontânea do eleitor recifense sobre a sucessão da capital pernambucana, João Campos desponta com quase o triplo da soma de todos os outros candidatos, com 25% de intenção de votos. O segundo colocado, o ex-ministro Gilson Machado registrou 1,6%, a deputada estadual Dani Portela aparece com 1,4%, o deputado estadual João Paulo fica com 1,2%, a ex-deputada Marília Arraes surge com 0,9%, a vice-governadora Priscila Krause tem 0,8%, entre outros. Em um cenário pouco provável, que reúne praticamente todos os nomes ventilados para a sucessão do Recife, João Campos, ainda assim, abre, em votos válidos, mais de 30 pontos percentuais para a segunda colocada, a deputada Marília Arraes.

JOÃO/PRISCILA KRAUSE- Em uma provável disputa com a vice-governadora Priscila Krause (apontada como um dos nomes que poderiam ser defendidos pela governadora Raquel Lyra), com o ex-ministro Gilson Machado e com Dani Portela, o prefeito do Recife registra 69,7%, resolvendo o pleito com folga no primeiro turno.  

JOÃO TEM MENOR REJEIÇÃO - Em um cenário em que o secretário estadual de Turismo, Daniel Coelho, no lugar de Priscila Krause como possível candidato com o apoio da governadora Raquel Lyra, o atual prefeito do Recife levaria no primeiro turno com 71,1%, também em votos válidos. Importante colocar ainda que no quesito rejeição, o prefeito João Campos também é o melhor posicionado, possuindo a mais baixa entre os principais nomes ventilados par a sucessão do Recife. O socialista tem 29% dos entrevistados dizendo que jamais votaria nele. Marília Arraes obteve 50%; João Paulo 47,4%; Gilson Machado 41,7%; Dani Portela 39,1%;

CENÁRIO COM DANIEL- Já em um cenário com Daniel Coelho e o deputado André Ferreira substituindo Gilson Machado, João Campos venceria, mais uma vez, no primeiro turno com 71,6%.  Dentro de um cenário com mais nomes da chamada direita, Priscila Krause, Daniel Coelho e André Ferreira, além de Dani Portela, da esquerda, o prefeito João Campos aparece com 65,4% dos votos válidos, também com vitória no primeiro turno.

JOÃO CAMPOS TURBINA - O prefeito do Recife, João Campos, não tá de brincadeira e já recebeu aval do Senado para um empréstimo de 2 bilhões que será investido na requalificação urbana, sobretudo da periferia e das comunidades mais simples. Sabido, ele vai direto na fonte e busca do povo, sem intermediários,  e no foco certo para consolidar o seu nome na galeria dos grandes e populares prefeitos da cidade do Recife. Pelópidas Silveira, Jarbas e Arraes são os que ficaram na memória do povão. João Campos já escreve este protagonismo em direção a esta galeria de notáveis. É isso aí.

Nenhum comentário: