quinta-feira, 11 de maio de 2023

Na Lupa 🔍 Quinta 11/05/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


OS CAMINHOS DE MARÍLIA ARRAES, DANILO CABRAL, MIGUEL COELHO E ANDERSON FERREIRA NA POLÍTICA 

Uma coisa que tem sido muito questionado nos meios políticos de Pernambuco é  exatamente sobre o futuro político de três grandes atores da nossa política atual. Marília Arraes, Danilo Cabral, Miguel coelho e Anderson Ferreira possuem um grande recall (lembrança do nome na cabeça do eleitor) da eleição passada e com certeza estão na mente do eleitor como importantes interlocutores e possuidores de votos. O que se que pergunta nos bastidores é exatamente o que eles irão fazer com  o tamanho do espólio eleitoral que carregam nas costas. Vamos lá:
MARILIA ARRAES- Marília Arraes passou de 2 milhões de votos e foi a segunda colocada para governadora no 2º turno das últimas eleições. Ela possui uma presença muito forte na cabeça do eleitor ela tem tudo para 2026 pode ser uma das senadoras eleitos do estado de Pernambuco, porém se faz necessário entender que ainda carrega consigo a esperança de muitos pernambucanos. E, a questão é saber exatamente o que é Marília Arraes vai desempenhar politicamente no governo de Lula(PT). Os seus passos atuais são de fundamental importância para a consolidação do seu nome no futuro. Ela sempre percorre os municípios e mantém contato com as bases que a apoiaram no ano que passou. Ela ao que se acredita deverá disputar uma das vagas do Senado Federal. 


MIGUEL COELHO
- Miguel Coelho que é bastante jovem tem até espaço para “mastigar a massaranduba do tempo” e de construir um caminho mais longo e também, de todos é o que ainda pode esperar um pouco mais para algo grande, porém pelo patrimônio eleitoral construído não ficará sentado no batente nas eleições de 2026. Ele representa a força do grupo Coelho do sertão pernambucano que foi expandida para todo estado de Pernambuco, através da sua coragem de renunciar a Prefeitura de Petrolina para ser candidato a governador. Miguel com certeza tem a presença certa em alguma chapa majoritária e 2026. 


ANDERSON FERREIRA- Anderson Ferreira o representante de Bolsonarismo em Pernambuco, vai manter sobre a sua guarda os votos dos presidentes de Jair Messias Bolsonaro, que possui também uma fatia importante do eleitorado pernambucano, que será importante é necessária já nas eleições para Prefeito do Recife e das principais cidades do interior onde o seu partido pretende lançar candidaturas a prefeito sobretudo na cidades de grande e médio porte. Mas Anderson Ferreira além de possuir um irmão deputado federal, André Ferreira, o mais votado de Pernambuco nas últimas eleições de 2022, possui o comando da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, através do seu grupo. Mas Anderson Ferreira não esconde de ninguém que pretendem ser senador da república em 2026. 

DANILO CABRAL- O Danilo Cabral foi um excelente deputado federal. Sendo um parlamentar de grande visão e que disputou governo de Pernambuco pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro) bateu na trave interessante colocar que o seu partido o relegou ao último plano, quando o mesmo não foi sequer indicado para nenhuma função do governo de Luís Inácio Lula da Silva. Danilo Cabral está também de olho no seu conteúdo e na votação que obteve para o governo do estado, mesmo não sendo eleito. Amigos mais próximos ao Danilo dizem que o que ele quer mesmo é voltar a ser deputado federal. Porém terá uma mega dificuldade em reconstruir suas bases , uma vez que foram cedidas à vários parlamentares, inclusive de outros partidos como por exemplo o PP de Lula da Fonte. 

RAQUEL GOVERNADORA- Ainda, apesar de na coluna de hoje, aqui Na LUPA, a gente colocar a questão dos ex-candidatos ao governo de Pernambuco nas eleições passadas, devemos lembrar que o nosso estado possui uma governadora aguerrida, corajosa e destemida que não está pra brincar de firma alguma. Raquel fará um governo “cirúrgico”, indo aos mínimos detalhes qualitativos. Importante também lembrar que Raquel Lyra nunca perdeu uma eleição em sua vida. Tudo que disputou venceu e não é só isso: venceu bem! Portanto caro leitor podem tirar o cavalinho da chuva quem acha que Raquel Lyra será um Paulo Câmara. Mas, nem sonhando. Ela sabe a hora certa se recuar e o momento exato de chegar. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos. É isso aí.

Nenhum comentário: