sábado, 27 de maio de 2023

Na Lupa 🔎 Sábado 27/05/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


A GOVERNADORA RAQUEL LYRA NUNCA PERDEU UMA ELEIÇÃO 

Questões de disputa e independência dos poderes a parte, falo na questão política a não subestimem Raquel Lyra, pois ela possui um estilo peculiar de agir e primeiro ela planeja, depois vai por em prática o que foi planejado. Nunca deu margem para dúvidas em relação aquilo em que acredita, busca e luta. Vamos lá: 
CORAGEM- Quando muitos pensavam que ela não iria renunciar ao mandato de prefeita para entrar disputa pelo governo do estado, eis que ela chamou o feito a ordem e bateu em retirada e foi pra cima do estado com os seminários “Levanta Pernambuco”. Quando Marília Arraes entrou no páreo, muitos julgaram que a atual governadora iria desandar e desidratar nas pesquisas. Quebraram a cara. Falaram que ela não tinha chapa proporcional, isso era verdade, mas ainda assim elegeu três deputados estaduais e também é verdade que nenhum federal. Porém foi lá e passou ao segundo turno e venceu. 
FATOS - Quando ocorreu a situação trágica da morte de Eduardo Campos, logo atribuíram a vitória de Paulo Câmara a comoção. Não! Me perdoem caros leitores, não tem nada a ver. Paulo Câmara estava predestinado a vencer. E foi o que aconteceu. Da mesma forma, nossa opinião é de que a comoção natural da morte do marido de Raquel Lyra, chamou a atenção do eleitor sim, mas não foi decisivo pra sua vitória. A vitória de Raquel Lyra foi construída lá atrás. 
CATALISOU- De forma sabia ela catalisou o sentimento dos vários tipos de eleitores pernambucanos não dando margem a preferência na polarização da disputa presidencial. Dessa forma Raquel foi provocada por todos e teve a frieza espiritual de não se abater e não entrar em nenhum jogo que não fosse o que havia planejado e determinado. Na cabeça da então candidata do PSDB só havia uma frase: “vai dar certo” e deu. 
NÃO SUBESTIME- Portanto convém não subestimar a capacidade de se fazer, e refazer que Raquel Lyra carrega consigo. Ela tem horror a bajulações e babões, que se enroscam nas entranhas do poder prometendo e concordando com todo tipo de asneiras. Raquel é astuta, ligada e nunca perdeu uma Eleição na vida. Não entra em bola dividida a não ser que seja somente pra testar o território, mas o objetivo já está intimamente traçado. 
MELHOR RELAÇÃO- É verdade sim que ela precisa se relacionar melhor com os demais poderes aqui em Pernambuco. Isso ficou evidente nos últimos embates na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Porém a ALEPE recuperou o protagonismo que havia perdido com o falecimento precoce de Guilherme Uchôa. A ALEPE com Álvaro Porto não pode ser comparada com a gestão anterior, de Eriberto Medeiros, que primou pela harmonia acima de tudo, mesmo sofrendo prejuízos políticos. Eriberto Medeiros foi um
Soldado fiel e aguerrido de Paulo Câmara e do PSB. Não cabe aqui comparar Eriberto Medeiros e Álvaro Porto, pois cada um possui também um estilo que deve ser respeitado e todo poder tem sua representatividade. Cada um fez e faz a sua parte na política pernambucana. É isso aí.

Nenhum comentário: