BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎
Por Edney Souto.
GARANHUNS TERÁ A ELEIÇÃO MAIS POLARIZADA DAS ÚLTIMAS DÉCADAS
Um clássico na política pernambucana está anunciado para as eleições 2024, na cidade de Garanhuns. O embate se dará entre os grupos do prefeito Sivaldo Albino(PSB) e do atual deputado estadual Izaías Régis(PSDB), que já governou a cidade em duas ocasiões. Tudo pode acontecer. Nessa batalha existem componentes inéditos apontando para essa disputa que será acirrada e inédita do ponto de vista do que estará em jogo além de tabu e tradição. Vamos lá:
TODOS SE REELEGERAM- Todos os prefeitos que foram a reeleição aqui em Garanhuns se reelegeram, e há ainda o fato pitoresco que ninguém conseguiu ser prefeito três vezes da Cidade das Flores. Só para relembrar, a lista de reeleitos: Em 1996, Silvino Duarte foi eleito e no ano de 2000 foi reeleito. Em 2004, Luiz Carlos foi eleito e reeleito no ano de 2008. Em 2012 foi a vez de Izaias Régis que foi reeleito em 2016. Como podemos ver há na cidade tradição de reeleição. E também existe a tradição de não dar o terceiro mandato a nenhum prefeito que passou duas vezes pela prefeitura. Esses elementos estarão em jogo nas eleições municipais do próximo ano.
SIVALDO ALBINO- O prefeito Sivaldo Albino tem dado entrevistas a vários blogs e veículos de comunicação e
faz questão de enfatizar que não escolhe adversário e quem vier que venha. Quando se trata do ex-prefeito e deputado estadual Izaías Régis, o ocupante da cadeira central do Palácio Celso Galvão é bastante objetivo: “quero que o povo faça a comparação entre o meu mandato que terá três anos e meio na época da eleição, no ano que vem, com os 8 anos da gestão de Izaías Régis. Tenho certeza que nesse período mostraremos que fizemos mais e de melhor qualidade do que ele em seus dois mandatos”, coloca Sivaldo Albino.
IZAÍAS RÉGIS- O deputado estadual Izaías Régis que vem dedicando grande parte do seu tempo a sua atuação parlamentar na Assembleia Legislativa de Pernambuco e que ainda exerce a função de líder do governo Raquel Lyra na ALEPE, está um pouco mais afastado do dia a dia da cidade, porém sempre que pode se reúne com amigos e correligionários na Suíça Pernambucana. Izaías Régis dorme e acorda sonhando com esse embate de 2024. A confiança do deputado está pautada no fato de praticamente em tese, ter sido eleito sem pegar a estrada pelo estado, pois concentrou sua campanha aqui em Garanhuns e acertou na mosca. Se elegeu e está no seu quarto mandato. Izaías Régis afirma que derrotará o prefeito Sivaldo Albino de forma avassaladora. É esse sentimento que o move na política.
TERCEIRA VIA- No entanto o médico ginecologista Dr. Bartolomeu Quidute(Rede18) está entusiasmado para quebrar a polarização como um nome acima dessa radicalização local e vai disputar a prefeitura de Garanhuns com o objetivo de repetir o que fez em 1992 quando de forma surpreendente desbancou nomes fortes naquela época como o colega médico José Tinoco Machado de Albuquerque e Givaldo Calado, de saudosa memória. Conta a favor de Bartolomeu a excelente e maior gestão popular da sua época focada na periferia e a favor dos que mais precisavam. É um nome de alto respeito. Sua entrada no páreo pode desconcertar o jogo.
BUSCA DO VICE - Há uma expectativa grande de polarização entre os nomes do ex-prefeito Ízaias Régis (PSDB) e do prefeito que vai disputar a reeleição, Sivaldo Albino (PSB), e as atenções também estarão voltadas para as composições que eventualmente serão feitas por cada uma das postulações. Ambos os nomes, citados na coluna Na lupa, desta sexta feira, precisarão escolher um vice-prefeito para suas chapas. Sem dúvidas não será uma tarefa tão fácil nem para os governistas e muito menos para as oposições. Será como procurar uma agulha no palheiro. A roda vai girar, façam suas apostas. É isso aí.
Um comentário:
PAULO CAMELO: Apesar de toda polêmica caberá ao PT definir se continua ou não com o prefeito Sivaldo Albino. Caso o PT acorde pra "Jesus" e se alie a REDE e ao PSOL, ambos formam uma Federação, realmente irá desarrumar à Direita local ora representada pelo Prefeito e pelo Ex-prefeito. O ideal seria que a chapa da REDE com o PSOL fosse encabeçada pela Ex-vice-prefeita Rosa Quidute e que o PT apoiasse essa chapa, cujo vice seria escolhido entre o PT e o PSOL. OBS.: Paulo Camelo está filiado ao PSOL. Ok, Moçada!
Postar um comentário