BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎
Por Edney Souto.
PERNAMBUCO CONHECE HOJE O NOVO CONSELHEIRO DO TCE QUE SERÁ RODRIGO NOVAES OU JOAQUIM LIRA
Caros leitores aqui Na Lupa o dia hoje pega fogo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, quando haverá a sabatina e logo em seguida a eleição secreta para a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Rodrigo Novaes e Joaquim Lira serão votados e apenas um deles será escolhido para deixar a Assembleia e mudar-se para outro espaço na rua da Aurora na sede do TCE/PE. Vamos lá:
RODRIGO NOVAES- Rodrigo Novaes é filho do ex-deputado estadual Vital Novaes, por seis vezes eleito para o cargo. Rodrigo Cavalcanti Novaes, pernambucano natural do Recife, nascido em 1º de agosto de 1980. É advogado, político filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Com afiliações no município sertanejo de Floresta, concorreu ao cargo de deputado estadual pela primeira vez em 2006, não sendo eleito. Em 2008, foi candidato a vice-prefeito de Floresta na chapa encabeçada por Rorró Maniçoba, sendo eleito. Em 2010, candidatou-se novamente a deputado estadual obtendo 27.328 votos, sendo eleito pela primeira vez para a Assembléia Legislativa de Pernambuco. Em 2014, foi reeleito, conseguindo mais que dobrar sua votação anterior, com 64.456 votos.
RODRIGO NOVAES 2- Em 2018, foi eleito pela terceira vez, com 65.869 votos, e entrou em licença do mandato ao ser nomeado Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, na segunda gestão do Governador Paulo Câmara (2019-2022). Como secretário, Rodrigo esteve à frente de projetos importantes para o turismo pernambucano, como o Bora Pernambucar, programa de interiorização do turismo no Estado, que desenvolve ações de fomento e divulgação à atividade em todo o território pernambucano.
RODRIGO NOVAES 3- Como principais ferramentas criadas por ele está o Passaporte Pernambuco, um documento semelhante ao original com valor legal, que permite aos viajantes registrarem os lugares por onde passaram em Pernambuco com um carimbo colorido. Dentre as diversas ações desenvolvidas no pós-pandemia para a retomada das atividades turísticas, estão o projeto Pernambulando, centros de atendimento ao turista móvel, entregue aos municípios do Estado; uma série de capacitações com o trade turístico por meio do roadshow nacional "Pernambuco Como Você Nunca Viu"; oficinas e cursos para formar nova mão e obra para o turismo, especialmente no interior do Estado – como forma a desenvolver novos destinos dentro da proposta do Bora Pernambucar e a captação e apoio a grandes eventos no Estado, especialmente no Centro de Convenções de Pernambuco, buscando movimentar a economia do Estado e gerar empregos no setor. Uma das principais conquistas recentes foi a ABAV Expo 2022, que deverá atrair mais de 40 mil pessoas a Pernambuco em 2022. Rodrigo e o candidato do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco Álvaro Porto(PSDB) e do primeiro-secretário Gustavo Gouveia(SD).
JOAQUIM LIRA - Joaquim Elias Carneiro de Lira, nasceu em Recife em 24 de Fevereiro de 1984, é deputado estadual pelo estado do Pernambuco exercendo o seu terceiro mandato. É advogado e empresário. Filho do ex-prefeito de 39 anos, natural de Vitória de Santo Antão e presidente da Comissão de Administração da Assembléia Legislativa, a terceira mais importante da casa. A ex-deputada Terezinha Nunes no seu Blog Dellas, escreve: “O deputado é pouco afeito a discursos empolgantes no plenário, evita entrar em polêmica e anda tão macio que nem sempre sua chegada é notada até que se manifesta. É mais de conversas ao pé do ouvido e desde 2015, quando conquistou seu primeiro mandato, nunca fez inimizades da casa. Ano passado, mesmo sendo de base conservadora, foi aceito como candidato na Federação composta pelo PT/PCdoB e PV, pela qual disputou a eleição.
JOAQUIM LIRA 2- “Filiado ao PV, Joaquim está sendo apontado, como falaram ontem dez parlamentares de partidos diversos ouvidos pelo blogdellas como o nome que mais cresce na preferência da casa para ocupar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado através de votação secreta.
Para chegar a isso, ele vem se preparando, como falou a um deputado, há oito anos. “Enxerguei já naquela época que teria essa vaga pela frente e comecei a me planejar”- contou ao mesmo colega. Seu preparo chegou ao ponto que, na eleição de 2022, só disputou votos em municípios – com exceção de Vitória, sua base política – em que nenhum colega deputado estivesse do outro lado da mesa. Hoje, na Assembléia, da esquerda à direita, não há um só parlamentar que fale mal dele. “Nesse ponto é uma unanimidade”- afirmou um dos deputados ouvidos pelo blog da jornalista Terezinha Nunes, acrescentando, sobre a eleição para escolha do novo conselheiro: “se for para votar no menos rejeitado ele ganha de letra”. Em tempo, Joaquim Lira é o candidato oficial da gestão da governadora Raquel Lyra.
NA VAGA DO ELEITO- Como bem colocou o jornalista Elielson Lima da CBN em seu blog, a votação aguardada para ocorrer hoje terça-feira (23), a eleição que irá escolher o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco carrega consigo um clima de expectativa não apenas para os deputados estaduais Rodrigo Novaes (PSB) e Joaquim Lira (PV) que buscam ser alçados ao cobiçado Colegiado do TCE, mas também os ex-deputados estaduais Diogo Moraes (PSB) e Odacy Amorim (PT). Moraes é beneficiário direto com o sucesso eleitoral de Novaes, de quem é suplente no PSB, já Odacy cruza os dedos pela vitória de Joaquim Lira, já que é o primeiro suplente da Federação PV/PT/PC do B. O futuro político de Diogo Moraes e Odacy Amorim está nas mãos dos 49 deputados que irão escolher entre Rodrigo e Joaquim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário