Plantão psicológico para servidores é reativado no Dom Moura
Foco é promover saúde mental dos colaboradores
Com o objetivo de aperfeiçoar os atendimentos internos para colaboradores e promover acolhimento e bem-estar mental, o Núcleo de Atenção Psicossocial do Hospital Regional Dom Moura (Nuaps/HRDM) restabeleceu o serviço de plantão psicológico. O atendimento, que voltou a funcionar neste mês de maio, ocorre semanalmente, sempre das 14h às 17h, nas quartas ou quintas-feiras. Os servidores interessados podem agendar atendimento psicológico na sala do Núcleo, instalado no Centro de Saúde da unidade hospitalar.
De acordo com a coordenadora do Nuaps, Patrícia Santos, visitas são feitas regularmente em todos os setores do hospital, visando um diagnóstico situacional da saúde mental dos servidores. “Nós já realizamos essas passagens para conversar com os colaboradores, tendo um olhar amplo para as reais necessidades. A partir disso, direcionamos para o atendimento, seja ele social, psicológico ou psiquiátrico. O plantão é mais um diferencial complementar desse nosso trabalho”, pontua a assistente social.
O plantão psicológico tem o intuito de gerar uma cultura de autocuidado entre os profissionais, sejam eles de qualquer área de atuação. A partir da consulta com o servidor, o psicólogo acolhe e encaminha a demanda de saúde. “A busca ocorre por inúmeros motivos, podem ser questões de trabalho, de rotina, em casa, familiar ou pessoal mesmo. A partir da escuta, conseguimos identificar e estabelecer o melhor direcionamento. Nosso foco é naturalizar os cuidados com a saúde mental”, enfatiza o psicólogo do serviço, Mateus Barros.
Inicialmente, além do psicólogo fixo do Nuaps, o plantão contará ainda com o suporte de outros dois psicólogos residentes no Hospital Regional Dom Moura, somando então três profissionais de saúde mental na prática psicológica.
(Foto: Imprensa/HRDM)
Assessoria de Imprensa
Hospital Regional Dom Moura (HRDM)
Secretaria Estadual de Saúde (SES)
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário