O Papa Francisco nomeou o bispo de Garanhuns pra ser o novo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson Nóbrega teve a sua nomeação foi publciada nesta quarta-feira, dia 14 de junho, no Vaticano.
Recentemente ele foi eleito 60ª Assembleia Geral da CNBB, como segundo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). As informações iniciais foram postadas no Blog do jornalista da CBN e da ABTV/GLOBO Elielson Lima.
BIOGRAFIA- Dom Paulo Jackson nasceu em São José de Espinharas, na Paraíba, no dia 17 de abril de 1969. Estudou Filosofia no Instituto de Teologia do Recife (1987-1989) e Teologia no Seminário Imaculada Conceição, em João Pessoa (1990-1992). Foi ordenado presbítero no dia 17 de dezembro de 1993. É mestre em Exegese Bíblica pelo Instituto Bíblico de Roma (1997-2000) e doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2007-2010). No dia 20 de maio de 2015 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da diocese de Garanhuns, no estado de Pernambuco. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 18 de julho de 2015, no Largo Dom Gerardo Andrade Ponte, ao lado da Catedral de Nossa Senhora da Guia, diocese de Patos (PB). A ordenação foi presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e teve como bispos co-ordenantes Dom Eraldo Bispo da Silva, bispo de Patos (PB), e Dom Manoel dos Reis de Farias, bispo de Petrolina (PE).
Sua posse canônica aconteceu no dia 23 de agosto de 2015, na Catedral de Santo Antônio, em Garanhuns. Seu lema episcopal é In Verbo tuo (Na tua Palavra).
No mesmo ano de sua nomeação, foi escolhido membro da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB para o quadriênio entre 2015 e 2019. E em 2019, foi eleito presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, que compreende os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, para o quadriênio de 2019 a 2023. No Regional, também desempenha a função de referencial para a Doutrina da Fé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário