quinta-feira, 15 de junho de 2023

Na Lupa 🔍 Quinta 15/06/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
Na Lupa 🔎 


Por Edney Souto.


PAPA FRANCISCO NOMEIA BISPO DE GARANHUNS COMO SUBSTITUTO DE DOM FERNANDO SABURIDO 

O Pedido de renúncia de Dom Fernando Saburido foi enviado ao pontífice Papa Francisco, em junho de 2022. Substituto é bispo de Garanhuns, no Agreste, e segundo-vice-presidente da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil). O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, anunciou, nesta quarta (14), que o Papa Francisco acolheu seu pedido de renúncia ao cargo e nomeou Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa como novo responsável pela Arquidiocese de Olinda e Recife. Em um comunicado gravado, Dom Fernando deu as boas-vindas ao seu substituto. 

FALA SABURIDO - “O Santo Padre, o Papa Francisco, nomeou o novo arcebispo de nossa Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, então bispo de Garanhuns em Pernambuco. Eu quero dar, em nome de toda nossa Arquidiocese, as boas-vindas a dom Paulo. Que [ele] se sinta muito feliz entre nós e que Deus abençoe muito a sua nova missão”, declarou Dom Fernando Saburido.

RENÚNCIA- Ele renunciou ao cargo em 10 de junho de 2022, dia em que completou 75 anos. O Código de Direito Canônico prevê que os bispos que chegam a essa idade apresentem uma renúncia ao papa. Agora, Dom Fernando se torna um arcebispo emérito, título conferido após a renúncia. Natural do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, Dom Fernando Saburido entrou no Mosteiro de São Bento de Olinda em 1975. Em sua trajetória, foi pároco das paróquias de Nossa Senhora de Guadalupe e São Lucas, em Olinda. Em 2000, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife. Tornou-se arcebispo em agosto de 2009.

NOVO ARCEBISPO - novo arcebispo Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, se pronunciou sobre a nomeação e prestou agradecimentos: “É com muita alegria que recebo essa missão da igreja e, ao mesmo tempo, a responsabilidade de ser pastor de uma arquidiocese de quatro milhões de habitantes. Sou grato a Deus e à querida Diocese de Garanhuns, onde estou há oito anos. Agradeço a Dom Fernando Saburido, a Dom Limacêdo, e peço que vocês orem por mim. Que o Espírito Santo possa guiar esse caminho bonito, que se abre a partir de agora”, disse Dom Paulo.

PERFIL - Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa nasceu em 17 de abril de 1969, em São José de Espinharas, na Diocese de Patos, Estado da Paraíba. Estudou Filosofia no Instituto de Teologia do Recife (ITER), em Recife (PE), e Teologia no Seminário Arquidiocesano da Paraíba, em João Pessoa (PB). Em seguida, obteve o Mestrado em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico de Roma e o Doutorado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1993, sendo incardinado na Diocese de Patos.

DOM JACKSON 1- O novo arcebispo de Olinda e Recife foi administrador paroquial de São Sebastião em Catingueira (PB), de São Pedro em Patos (PB), de Nossa Senhora das Dores em Mãe d'Água (PB) e de Nossa Senhora de Fátima em Patos (PB). Foi vigário paroquial de Nossa Senhora da Guia, pároco de Santo Antônio em Patos (PB) e de Nossa Senhora da Conceição em São Mamede (PB). Foi também reitor do seminário diocesano, coordenador diocesano de Pastoral, professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), vigário paroquial de São Geraldo e administrador paroquial do Senhor Bom Jesus do Horto, e secretário nacional da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB).

DOM JACKSON 2- Em 20 de maio de 2015, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa foi nomeado Bispo de Garanhuns e recebeu a ordenação episcopal em 18 de julho seguinte.
Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi membro da Comissão Episcopal Pastoral de Animação Bíblico-Catequética, presidente do Conselho Regional do Nordeste 2 e atualmente é o 2º vice-presidente da CNBB.

EXPECTATIVA - mais uma vez a população de Garanhuns vive a expectativa de ter um novo bispo, pois com a posse de Dom Jackson como arcebispo de Olinda e Recife novamente a nossa cidade terá que se preparar para acompanhar o brilhante ato de escolha de um nome novo e de receber mais um grande administrador e homem de fé que será nomeado pelo Papa Francisco, trazendo para nossa cidade mas um homem da Igreja,  que irá conduzir o rebanho da igreja católica na Suíça Pernambucana e na região.  O Blog parabeniza Dom Jackson pela nova Missão e pede ao Criador que o ilumine nessa nova jornada com a proteção do Divino Espírito Santo. É isso aí.

Um comentário:

Anônimo disse...

O significado de CNBB é conferencia Nacional dos Bispos do Brasil e CNBB-N2 é conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, regional Nordeste 2.

Só com o ituito de colaborar com vosco.