BLOG DO EDNEY
Na Lupa 🔎
Por Edney Souto.
VAI EMBORA O REI DO REISADO SR. GONZAGA DE GARANHUNS VAI PARA O CÉU
O Reisado, também chamado de Folia de Reis, é uma manifestação popular que celebra o nascimento do menino Jesus e rememora a visita do três reis magos a Belém. Em Santa Maria da Boa Vista, no sertão pernambucano, um grupo realiza esse festejo há várias décadas. Em nossa cidade coube ao mestre de reisado Luiz Gonzaga de Lima que está entre os vencedores do XIII Concurso do Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco (RPV-PE), promovido pela Secretaria Estadual de Cultura, juntamente com a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e recebeu uma bolsa vitalícia e teve prioridade na análise de projetos apresentados ao Sistema de Incentivo à Cultura do Estado de Pernambuco. Foi um reconhecimento em vida a este grande talento de nossa terra. Houve reconhecimento importante do seu trabalho.
HISTÓRIA- Seu Gonzaga, como era reconhecido, promoveu a cultura do Reisado há mais de 60 anos, quando aos 13 teve o primeiro contato com o folguedo, na zona rural de Garanhuns. Além de participar do movimento popular, ele também é escritor e cordelista. Em 1973, escreveu o seu primeiro trabalho, “Lampião e Serrinha”. Atualmente, Gonzaga possui mais de 350 títulos autorais, que já ultrapassaram fronteiras e estão expostos em outros países, como nos Estados Unidos (América), França (Europa) e Japão (Ásia) e faz parte da organização de cinco grupos de reisado, dois deles formados por idosos, um por adolescentes e outro infantil, que já se apresentaram em eventos como o Festival de Inverno e A Magia do Natal.
FOLCLORE- A Folia de Reis é parte das festas folclóricas brasileiras e é celebrada no período de 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, a 6 de janeiro, Dia de Reis. Luís da Camara Cascudo, em seu Dicionário do folclore brasileiro, diz que Reisado é a denominação erudita para os grupos que cantam e dançam na véspera e Dia de Reis.
O Reisado chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses, que ainda conservam a tradição em suas pequenas aldeias, celebrando o nascimento do Menino Jesus. Em Portugal é conhecido como Reisada ou Reseiro.
No Brasil é uma espécie de revista popular, recheada de histórias folclóricas, mas sua essência continua a mesma, com uma mistura de temas sacros e profanos.
No Sítio Sussuarana, zona rural de Garanhuns, nasceu Luiz Gonzaga. Nome de mestre, ele tem, além de ser conterrâneo de outro grande da música, Dominguinhos. Porém, desde 1955, Gonzaga de Garanhuns, como é conhecido, escolheu o reisado, folguedo popular tradicional do Agreste pernambucano, e a literatura de cordel para se expressar artisticamente. Quem é nascido ou vive na cidade, possivelmente já viu alguma das suas apresentações.
Em 2018 para comemorar mais de meio século dedicado à cultura popular, mês o coletivo garanhuense Tear finalizou o documentário Gonzaga de Garanhuns: o rei e o reisado, que narra a vida e obra desse ícone da região. É um importante e agora passou a ser histórico documento sobre a vida e obra de Seu Gonzaga.
A CULTURA E. TRADIÇÃO- O Reisado é formado por um grupo de músicos, cantores e dançarinos que percorrem as ruas das cidades e até propriedades rurais, de porta em porta, anunciando a chegada do Messias, pedindo prendas e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam.
A denominação de Reisado persiste ainda em Alagoas, Sergipe e Bahia. Em diversas outras regiões o folguedo é chamado de Bumba-meu-boi, Boi de Reis, Boi-Bumbá ou simplesmente, Boi. Em São Paulo é conhecido como Folia de Reis, onde a festa é composta de apresentações de grupos de músicos e cantores, todos com roupas coloridas, entoando versos sobre o nascimento de Jesus Cristo,
liderados por um mestre.
Fazem parte do espetáculo os “entremeios” (corruptela de entremezes), pequenas encenações dramáticas que são intercaladas com a execução de peças, embaixadas e batalhas.
A BRINCADEIRA- Os personagens são tipos humanos ou animais e seres fantásticos humanizados, cheios de energia e determinação.
O folguedo do ciclo natalino é comemorado em várias regiões brasileiras, principalmente no Norte e Nordeste, onde ganhou cores, formas e sons regionais. Em Alagoas, constitui-se numa representação dramática, normalmente curta e pobre de enredo, acompanhada e precedida de canto.
NOSSOS SENTIMENTOS- Que o Criador conforte a família e aos amigos nessa hora de mudança para outro plano: Lembramos que nós possamos homenagear e celebrar sempre a obra o Rei Seu Gonzaga e também a sua literatura de cordel que marcou a nossa cultura. Vai com Deus Seu Gonzaga , hoje é festa no Céu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário