BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎
Por Edney Souto.
O SISTEMA SE IMPÕE NA POLÍTICA BRASILEIRA
Em ciência política, chama-se forma de governo (ou sistema político) o conjunto de instituições políticas por meio das quais um Estado se organiza a fim de exercer o seu poder sobre a sociedade. Mas o que nós queremos abordar aqui na coluna de hoje é o “sistema” como a ordem posta pelos costumes e em vigor que supera leis, decretos e regras e se mantém em vigor há 500 anos quando o Brasil teria sido descoberto.
REPÚBLICA- O chamado sistema existe em todos os lugares e começam desde as associações de bairros até chegar aos poderes constituídos e suas altas constituições de formação humana. O Brasil é uma república federativa presidencialista, com o poder do Estado dividido em Executivo, Legislativo e Judiciário. Não é do sistema oficial que estamos falando aqui NA LUPA desta terça feira, 13/06, pois o foco aqui é como a política interfere na vida do cidadão.
EXEMPLO- Em uma eleição seja qual for, todo mundo está careca de saber que existe “compra de votos e consciência”, é que essa ação interfere nos resultados eleitorais, onde um cidadão de bem, sempre na melhor das intenções, com preparo técnico e intelectual, que segue as regras e as leis, raramente consegue se eleger para um cargo público. Disso todo mundo sabe. E o povo ? Sim caro leitor, aí é onde está, vive refém do que chamamos aqui de “sistema”, que manobra e domina mantendo na política os políticos que interessam ao meio. Se todo mundo sabe que nas eleições por aí a fora debele há compra de votos porque ninguém toma uma providência eficaz? Simples, porque o sistema é o “sistema” e quem ousa ir na contramão do mesmo. Só leva desacertos.
REGRAS FICTÍCIAS - Certo dia um candidato a vereador de uma cidade no Agreste Meridional recebeu a informação que só poderia gastar na campanha algo em torno de 10 mil é isso de forma oficial, através de prestação de constas ao vivo e sempre com comprovações do destino é origem do recurso. Esse cidadão narrou ao blog que não refeceu nada do partido, mas viu que outros da mesma sigla receberam o valor total permitido pela legislação para a eleição de vereador e ele não recebeu nada. Por outro lado ele revelou que na cidade em que disputou todo mundo fala na rua a “boca miúda” que ninguém ganha uma eleição na cidade se não gastar pelo menos 60 mil reais. Mas a lei só permite gastar pouco mais de 10 mim. Porém ele afirmou que vários gastaram o quíntuplo desse valor de forma oficiosa e vieram a se eleger. O que aconteceu ? resposta rápida : “o sistema” elegeu e elege quem quer. E quem manda no sistema ?
O SISTEMA - É onipresente, ele é uma ordem que virou natural no meio político e que impõe sua regra é beneficia sem segue a risca o modus operandi (a mentira de agir) já testada e comprovada. O sistema narrado aqui não é uma firma de governo. O sistema que está os falando e está a nossa frente é simplesmente uma forma humana baseada nos costumes pra dar acesso ao poder e fazer a manutenção desses que chegam por anos e anos e ainda permite criar dinastias familiares em todo o país.
CIDADÃO DE BEM- ninguém da aqui colocando que todo mundo que entra na política, chega sem méritos. Não é isso, que fique bem claro. O que narramos na coluna NA LUPA de hoje é que existe uma trava que não permite mais ao cidadão de bem entrar na política, pois para isso ele precisa abrir mão de princípios. Dessa maneira muitos disputam as eleições com a maior boa vontade tarde e a melhor das intenções e não logram êxitos. Um exemplo em Garanhuns e o do engenheiro Paulo Camelo, que por não aceitar fazer parte do sistema até hoje não obteve vitória eleitoral. Paulo Camelo vem fazendo de sua vida uma tentativa ideológica de mostrar que há opção fora do sistema posto. Porém, por mais incrível que possa parecer, o povo não está nem aí pra isso. O povo dar sempre mostras de que prefere o sistema, em que são comandados pelas gestões e representadas pela parlamentares de vereador a senador que vivem na roda gigante de um costume.
SEM POLÍTICA- E por isso que a gente não ver na política tanta gente boa é importante que poderiam contribuir com a sociedade. Essas pessoas estão a margem da política e quando são chamadas a disputar uma eleição correm ligeiro da mesma maneira que “o diabo foge da cruz”. Tenham certeza de que ninguém conseguirá vencer o sistema nesse país. Como já falamos centenas de vezes, o Brasil não é para amadores. É isso aí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário