sábado, 1 de julho de 2023

Na Lupa 🔍 Sábado 01/07/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


HUMBERTO COSTA DARÁ LUZ A UM NOVO PT EM PERNAMBUCO 

O ex-governador Paulo Câmara e o ex-deputado Danilo Cabral estão sendo colocados pela imprensa do nosso estado como potenciais filiados ao PT (Partido dos Trabalhadores) para caminhar ao lado de Humberto Costa e fortalecer a sigla a nível nacional. Essa decisão política, caso seja concretizada, representará uma escolha estratégica para fortalecer Humberto Costa e o partido e buscar novas alianças para as eleições 2024 e logo em seguida vão desaguar nas de 2026.
PAULO CÂMARA- Paulo Câmara foi governador de Pernambuco, e até hoje só foi filiado ao PSB. Governou entre 2014 e 2022, período em que enfrentou grandes desafios, como a crise econômica e a pandemia. Sua eventual filiação ao PT vem a ser um ato de agradecimento por não ter ficado no sol da política. O seu comprometimento com a legenda parece surgir de sua disposição de contribuir na construção de uma plataforma de políticas alternativas em relação ao seu ex-partido, do qual se desfiliou, o PSB. 
DANILO CABRAL - Danilo Cabral, por sua vez, exerceu mandato como deputado federal representando Pernambuco e foi secretário estadual de Planejamento e Gestão. Sua filiação ao PT indica que ele pretende continuar sua atuação política com foco em questões sociais e no desenvolvimento regional, uma vez que foi nomeado para a Superintendência da SUDENE, com aval do PT de Humberto Costa. No PT, o político Danilo Cabral renascerá com força para voltar a Câmara Federal em 2026. 
HUMBERTO JOGA- A decisão de ambos em andar ao lado de Humberto Costa, ex-ministro da Saúde e atual senador, pode ser vista como uma estratégia para formar uma frente unida em prol de projetos e propostas que promovam o desenvolvimento e a justiça social apontando caro leitor aqui NA LUPA, um reagrupamento de novas forças políticas e na prática esse colunista acredita que uma eventual filiação ao PT vai fazer muito bem a Paulo Câmara e a Danilo Cabral. Em tempo outro nome que também pode estar de malas prontas para o PT, é o do ex-deputado federal e também ex-vice prefeito do Recife Milton Coelho. 
PARTIDO DOS TRABALHADORES- O PT tem uma história de luta pelos direitos sociais e tem defendido bandeiras com mudanças radicalmente democráticas como nas áreas de educação de qualidade, da saúde pública e do combate à desigualdade. A filiação de Paulo Câmara e Danilo Cabral fortalece o partido e traz experiência político-administrativa para impulsionar suas propostas e o seu portfólio de nomes uma vez que o PT pernambucano vive a “síndrome do girino” ou da autofagia. Se auto engolindo e com isso ficando cada vez menos em tamanho e em opções de quadros para apresentar ao eleitor do estado. 
GIRO 360° - A filiação de Paulo Câmara e Danilo Cabral ao PT, para andar ao lado de Humberto Costa, representa uma estratégia político-partidária do senador, que busca somar forças para a defesa de projetos eleitorais progressistas e para o fortalecimento do partido e de sua própria pré-campanha rumo a 2026. A experiência administrativa e política desses filiados pode trazer benefícios para a legenda e possibilitara apresentar propostas práticas, no tempo do debate político sobre o desenvolvimento de Pernambuco.
CARA NOVA AO PSB- Além disso, ao se filiarem ao mesmo partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-governador e o ex-deputado podem compartilhar suas experiências e somar esforços em favor de uma gestão eficiente e transparente, focada no bem-estar da população pernambucana, que seria fruto de um programa de governo para dar o pontapé inicial numa eventual futura campanha do senador Humberto Costa ao governo de Pernambuco. E como falamos sempre aqui caro leitor, a política não é para amadores. Nunca será. A saída desses nomes faz com que a rejeição que antes caia no colo do PSB, desapareça no ar, abrindo um leque de possibilidades para João Campos apresentar um repaginado e novo PSB em 2024 e em 2026. É a reciclagem. Nada será como antes, embora seja. É isso aí.

Nenhum comentário: